quinta-feira, 26 de março de 2015

SANTO ANTONIO DO PINHAL

SANTO  ANTONIO  DO PINHAL E O CAMINHO DAS ARTES 
Santo Antonio do Pinhal é uma pequenina e sossegada cidade, ótima para quem procura descanso e diversão, mas também com muitos atrativos para quem assim como eu, não abre mão de umas comprinhas. Para entrar em contato com as montanhas e a natureza da Serra da Mantiqueira basta visitar a cidade de Santo Antônio do Pinhal, que tem parte em São Paulo, e parte em Minas Gerais.


Apenas 19 quilômetros de estrada de ferro separam as duas cidades, Santo Antonio do Pinhal e Campos do Jordão, porém, o traçado sinuoso e repleto de curvas e rampas é vencido somente depois de mais de duas horas de viagem. No caminho bonitas paisagens, como a ponte metálica sobre pilares de pedra. O roteiro inclui também a passagem pelo trecho de ferrovia mais elevado do país, o Alto do Lageado, a 1.743 metros de altitude. O passeio todo tem duração de 2h30. 

  CAMINHO DAS ARTES

O “Ateliê Jardins de Barro” é uma das principais referências em cerâmica de alto padrão na Serra da Mantiqueira. Cynthia Duarte e Nancy Garner Barros são as responsáveis pela qualidade das peças utilitárias, com designs sempre exclusivos. O ‘Jardins de Barro’ se diferencia por oferecer cursos e aulas avulsas de cerâmica, tem ainda o Ateliê Café e fica aberto nos finais de semana e feriados, das 10h às 18h, e de segunda à sexta com visitas agendadas.



    

No Cafe Jardins de Barro vc é servido assim, na mesa... E ainda tem a peça para venda no atelier.

Ainda encontram na cidade dois famosos que são o Ateliê André Marx e a Oficina de Cerâmica Dejulis.O Ateliê André Marx é fabricante de móveis requintados, e fica na Estrada do Lageado. André Marx acredita ser importante o uso sustentável da matéria prima, e já está há mais de 30 anos se dedicando ao design e produção.

 Atelier André Marx


A Oficina de Cerâmica Dejulis fica na Estrada do Machadinho, utiliza de técnicas japonesas para criar as peças. Já participaram de diversas exposições em São Paulo, inclusive no famoso Bunkyo, promovido pela Sociedade de Cultura Japonesa de SP.

 Oficina de Cerâmica Dejulis

Ainda existem outras casas que se dedicam ao artesanato, como a “Vivarteare Ateliê”, comandada por um casal de artistas; o “Morito Ebine”, com muita tradição na confecção de móveis rústicos; e o “Artesanato & Cia”, referência em arte e lembranças para os visitantes apreciarem. Na “Oficina das Artes”, o que não falta é boa iluminação, já que a especialidade é em confecção de velas e luminárias artesanais para diferentes ambientes.
Alguns trabalhos se diferem de outros pelas funções que se destinam. No “R&R Placas Entalhadas”, por exemplo, o trabalho é com entalhes personalizados, que dão um toque diferenciado nos locais. Os chaveiros gravados na hora podem ser uma ótima opção de lembrança da cidade.


Mas, se a busca for por um trabalho mais requintado, a “Prata D’Lua” é uma boa dica para visitar (com agendamento prévio), com obras impecáveis feitas pelo premiado design de joia artesanal Guillermo Estefania.


Prata D´lua

Um lugar que eu adoraria conhecer é a ´´Arte Madeira & Memória`` onde peças e móveis antigos são restaurados e transformados.
Para produtos da saúde (sais de banho, chás, temperos, etc) desenvolvidos a partir de plantas medicinais, há a “Pharmácia de Quintal”, na Estrada no Machadinho, km 2. Por ali também se encontra a “Bruxa da Montanha”, um local com produtos adoráveis em Patchwork, Ponto Cruz e Crochê. No centro, o “JP EcoDesign” conta com objetos de decoração feitos a partir da reciclagem do papelão. E, pela cidade, ainda existem muitos outros pontos que produzem e vendem a arte e cultura regional, com a presença de artistas que querem fazer a diferença, tendo conscientização e muito talento. Eu quero conhecer este paraíso e você? 
  Para maiores informações sobre artesanato, restaurantes e pousadas em Santo Antonio do Pinhal acesse: 

8 comentários:

  1. Ola Rosaria!
    Vou propor este paraíso ao marido, como próxima viagem.
    Adorei, obrigada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosaria!
    Como este Brasil é lindo e tem lugares maravilhosos, que a gente nem imagina...adorei conhecer este lugar nesta postagem...show! beijos e um excelente fim de semana para ti!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosária!
    Estava pensando aqui com relação aos blogs: é uma blogueira que fala de um determinado lugar, outra põe fotos, diz da comida do artesanato, outra fala da melhor época para se visitar determinada cidade, enfim, somente boas informações.
    Pelas fotos, tudo lindo, e depois um pedaço da cidade está em Minas, já ajuda, rs.
    Bom Domingo!
    Bjus
    Estael

    ResponderExcluir
  4. Rosaria querida!
    Obrigada pelo carinho lá no bloguito!
    Com certeza o mundo Tilda é cativante mesmo, com certeza vc deve fazê-las mais, já mostrou que leva um super mega jeito para costurá-las!
    Que passeio gostoso!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosária, dicas maravilhosas. Fiquei encantada com seseus blues. adorei as dicas. Bom domingo!

    Lauriane

    ResponderExcluir
  6. Queria saber quanto VC pagou pela mesa que VC transformou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, desculpe a demora em responder,pois estou viajando, mas me passe o seu email para eu te responder. Mas já vou adiantando que moveis usados de época não existe uma tabela, cada um cobra o valor que bem entende, tudo depende da conservação do móvel, do ano de fabricação, dos entalhes, tudo pesa no preço. Me passe o seu email por favor.Um bj no seu coração.

      Excluir
    2. Olá Adriana, desculpe a demora em responder,pois estou viajando, mas me passe o seu email para eu te responder. Mas já vou adiantando que moveis usados de época não existe uma tabela, cada um cobra o valor que bem entende, tudo depende da conservação do móvel, do ano de fabricação, dos entalhes, tudo pesa no preço. Me passe o seu email por favor.Um bj no seu coração.

      Excluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...