quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

OS DOZE PRATOS

UMA PARÁBOLA PARA PENSAR...
 

Um príncipe chinês, orgulhava-se de sua coleção de porcelana, de rara quão antiga procedência, constituída por doze pratos assinalados por grande beleza artística e decorativa.

Certo dia, o seu zelador, em momento infeliz, deixou que se quebrasse uma das peças. Tomando conhecimento do desastre e possuído pela fúria, o príncipe condenou à morte o dedicado servidor, que fora vítima de uma circunstância fortuita.

A notícia tomou conta do Império, e, ás vésperas da execução do desafortunado servidor, apresentou-se um sábio bastante idoso, que se comprometeu a devolver a ordem à coleção, se o servo fosse perdoado.

Emocionado, o príncipe reuniu sua corte e aceitou a oferenda do venerando ancião. Este solicitou que fossem colocados todos os pratos restantes sobre uma toalha de linho, bordada cuidadosamente, e os pedaços da preciosa porcelana fossem espalhados em volta do móvel.

Atendido na sua solicitação, o sábio acercou-se da mesa e, num gesto inesperado, puxou a toalha com as porcelanas preciosas, atirando-as bruscamente sobre o piso de mármore e arrebentando-as todas.

Ante o estupor que tomou conta do soberano e de sua corte, muito sereno, ele disse:

— Aí estão, senhor, todos iguais conforme prometi. Agora podeis mandar matar-me. Desde que essas porcelanas valem mais do que as vidas, e considerando-se que sou idoso e já vivi além do que deveria, sacrifico-me em benefício dos que irão morrer no futuro, quando cada uma dessas peças for quebrada. Assim, com a minha existência, pretendo salvar doze vidas, já que elas, diante desses objetos nada valem.

Passado o choque, o príncipe, comovido, libertou o velho e o servo, compreendendo que nada há mais precioso do que a vida em si mesma.


(Joanna de Angelis)


ESTA É PARA PENSARMOS


UM BEIJO NOS CORAÇÕES


Fonte da imagem: https://www.pinterest.com/pin/120752833734894354/



12 comentários:



  1. "Só damos aquilo que temos" " é dando que se recebe" Quero agradecer de coração toda garra e beleza de suas postagens!! Rosaria não tem noção o quanto você tem me ajudado pois estou dando uma repaginada em minha casa, coisas que achava até impossível de realizar estão se tornando realidade!!!! Muita luz em sua vida!!! Obrigadaaaaaaaa.....

    ResponderExcluir
  2. A vida só Deus pode nos tirar. É bom lermos textos assim para nos chamar a realidade e valorizar o que realmente é importante, a vida.Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bonita história, Rosaria. Nos manda refletir sobre as coisas terrenas, e sobre o que realmente é importante nas nossas vidas. Os pratos (no caso) são lindos, mas são mero objetos. Hoje estão aí, amanhã se vão, e compramos mais.São absolutamente passíveis de serem substituídos, enquanto que momentos, sentimentos, ou a própria vida são únicos. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Linda mensagem, pena que hoje em dia as pessoas estão invertendo valores "Amando coisas e usando as pessoas" sendo que o certo seria"Amar as pessoas e usar as coisas". Eu sou da quelas que quando compro uma louça bonita eu uso , não fico esperando uma pessoa o evento super mega especial para usar,tem muita gente que compra uma coisa linda e aquilo passa a vida guardado esperando um dia usar.
    Você eu sei que não é assim ,já que mostrou pra gente mesas lindas posta pra vc e Seu Divino e família. uma linda semana pra vc amiga .bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosaria!
    Que bela mensagem... temos que cuidar para não colocar um valor que coisas materiais não têm, perto da vida que Deus nos dá.
    Bjo querida!

    ResponderExcluir
  6. Rosária,

    Que lindo o texto. Prá pensar mesmo.
    Outro dia vi em um filme a frase " As coisas mais importantes da vida, não são coisas"
    Achei linda e estou fazendo um quadrinho.
    Eu também ando devagar, cheia de idéias na cabeça e não sai nada. Tô no passo de tartaruga manca.
    Aqui um frio de doer, doer mesmo, eu já descobri osso, que nem sabia que tinha.
    Só tomando chá e chocolate prá esquentar. Mas o problema é o acompanhamento: os biscoitinhos, bolachinhas,bolinhos, etc...
    Vou chegar no verão com cintura de Kombi...rsrs...
    Besitos

    ResponderExcluir
  7. Olá gente,eu queria muito fazer um pedido especial;é que a minha casa é tão feinha que é de dá dó.então eu queria pedir que se voces tiverem algum objeto de decoração que já não usem mais ou ja enjoaram e quiserem me doar eu agradeço muito.Eu não tenho condições de comprar coisas desse tipo.obrigada.
    Rua Manoel Tomé de Souza,40
    Bairro São Cristóvão,Serra Talhada-PE
    Cep.56903-620

    ResponderExcluir
  8. LINDO!
    beijocas,tenhamos fé.
    passa lá no blog tem sorteio rumo aos 500

    ResponderExcluir
  9. Oi Rosaria!
    Não conhecia este texto, mas amo tudo o que Joanna de Angelis escreveu...amei e com certeza uma grande lição...bjs

    ResponderExcluir
  10. Rosaria,

    Já tinha visto este post desde que foi ao ar, mas só agora passei por aqui com tempo de comentar!
    Adorei este texto, que ainda não conhecia. Linda lição!

    ResponderExcluir
  11. Rosaria,

    Minha estante não tem decoração cara, não. Muita coisa consegui baratinho, sabe aquelas compras não planejadas? A gente dá de cara com uma coisa que gosta e acaba levando pra casa.

    Alguns dos meus livros são comprados aos poucos, porque a maior parte é importado, então tenho que ir com calma. A Livraria Cultura tem preço bom e também já comprei muito pela Amazon. Já os de sebo em geral são baratos, por incrível que pareça!

    ResponderExcluir
  12. .
    Eu continuo seguindo o seu
    blog. Hoje vim deixar um beijo
    e saber das novidades.

    Venha seguir o meu, vem!




    .

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...