segunda-feira, 30 de junho de 2014

PASSO A PASSO, PAREDE DE TIJOLINHOS

Olá meninas! Eu desejo sinceramente que todas estejam bem. Vocês devem estar se perguntando: Porque este post para falar de obras? Eu sei que este blog não tem muito a ver com construção civil. Mas nós tínhamos muitas dúvidas quando resolvemos fazer a parede de tijolinhos. Que por sinal, foi a primeira que o primo do meu marido, o Lucas Reis, fez, por isso ele também tinha algumas dúvidas.
 Eu pesquisei, achei muitas matérias sobre o assunto, mas não encontrei nenhum passo a passo. E coitado do Lucas e do Divino, a coisa parecia ser fácil, mas não foi. Era um tal de mede daqui, mede dali, faz conta. Um verdadeiro quebra cabeças. Tudo para que as peças não precisassem ser cortadas rente ao piso, nem no teto. Elas são desiguais na aparência, e no tamanho. E graças ao ótimo profissional que é o Lucas Reis, as peças chegaram ao teto e ao piso sem precisar serem cortadas, sendo necessário somente os cortes  dos cantos das paredes.  E devido aos emails recebidos, de pessoas com dúvidas, me fazendo várias perguntas, eu resolvi fazer este post. Ainda bem que enquanto eles trabalhavam, de vez em quando eu fazia umas fotos. Vocês sabem que blogueira tira foto de tudo não é mesmo? rsrsrsrs. Vamos as imagens.

Primeiro: A preparação da parede que foi picotada, mas muito picotada!!! Me deu pena, minha parede era tão lisinha...

 Meu Divino picotando a parede. 

 Foi preciso mexer nas caixinhas das tomadas, porque precisavam de novas instalações.Mais quebradeira!!!


 Depois que já estava toda picotada, passamos a vassoura de pelos para retirar a terra solta, e um pano úmido para retirar a poeira.



 Nesta etapa, foi preciso o Lucas passar uma ´´camada fina`` de argamassa em toda parede. Depois marcou o nível, e começou a colocação pela parte de baixo, na direção das caixinhas das tomadas, foi passando a argamassa nos tijolinhos e colando na parede.




As peças de canto foram preciso cortar com a maquíta. ( máquina de cortar pedras)

   O Lucas usou uma régua de alumínio de uma polegada como espaçador, que foi comprada por metro em uma loja especializada. Na proporção que a massa secava, ele retirava o espaçador para utilizar novamente em outra fileira.







É necessário usar este espaçador de alumínio, pois as peças são desiguais.









A parede quase pronta, mas ainda sem o rejunte.

 O REJUNTE: Este tipo de revestimento é fabricado em várias cores. Portanto o rejunte tem que ser feito de acordo com a cor das peças. No site do fabricante ( PASSEIO - Revestimento Brique), eles explicam qual é o material usado no rejunte para cada cor dos tijolinhos. Para este na cor Terracota, foram usados, cimento branco e saibro, para cada quilo de cimento branco, foi usada a mesma medida de saibro peneirado em peneira fina.


O rejuntamento pode ser feito com uma pistola de aplicar rejuntes (novidade no mercado), ou um saco plástico com um furo na ponta, como se fosse um saco de confeitar bolo. Como por aqui, nós procuramos a pistola e não encontramos, foi usado um saco plástico estreito e forte. A aplicação foi feita por partes, não pode esperar muito tempo para limpar, limpar com uma esponja de obra.





Não se assustem!!! Não é a cortina que está  no lugar, eu retirei ela e deixei o blackout, porque ele já estava velho e ressecado, e aqui em casa não dá para ficar sem cortina à noite, pois perde-se a privacidade. Mas, depois que acabou a obra, eu coloquei outro novinho. 

Quando chegou na ultima fileira, rente ao teto, Lucas escolheu as peças mais finas, como este material é todo desigual, tem algumas peças que são um pouco mais finas que as outras, então ele as separou antes. E assim não foi preciso cortar nenhuma.
Na foto abaixo,  a parede estava com rejunte até a metade.



O Lucas, há cinco anos atrás, também fez o meu banheiro. Veja AQUI.
o numero do Lucas Reis é (21) 991043644.

Meninas! Este cara tem a agenda lotada, para conseguir uma vaga com ele, tem que marcar com uns dois meses de antecedência. Eu gosto muito do trabalho dele, porque ele é detalhista e perfeccionista.


Parede linda!!!

Veja que sempre ficam alguns sujinhos que não saem. Mas isto é que faz eles ficarem com cara de tijolos de demolição.

O rejunte tem que ficar bem fundo, para dar relevo e os tijolos ressaltarem na luz.

E a parede ficou pronta depois de cinco dias de trabalho.





´´Brique´´ significa tijolo em Francês, inspirada nos tijolos coloniais, muito usados em construções antigas, no Brasil e no velho mundo. Uma releitura moderna, com aspecto propositalmente desgastado, com aparência de outra época.
 Com este revestimento você não perde espaço de seu ambiente, pois ele tem 26 x 6 x 1,3 cm , é um produto que já vem impermeabilizado de fábrica, é lisinho, acetinado, e tem peças próprias para quinas. Quanto a sujeira, não adianta fugir, pois faz mesmo, como qualquer quebra quebra dentro de casa. Mas foi bem menos do que se eu usasse os tijolos de demolição. Os preços deste revestimento estão variando com grande diferença, pois eu vi em vários lugares por 150 reais o metro quadrado, que são duas caixas, cada caixa com 32 peças. Mas eu consegui em uma loja, onde Deus tocou a mão antes de eu entrar, e lá eu comprei por 49 reais o metro quadrado, acreditem se quiser. rsrsrs.

 Detalhe importante: Eu não ganhei nada deste fabricante, somente estou indicando o produto por ter gostado muito, e só tinha deste, em todas as lojas especializadas que eu fui. A maior coincidência foi que eu descobri que à fábrica Passeio fica no mesmo Município que eu moro. É uma pena, mas eles só vendem para o comércio... Eu não pesquisei, mas eu acho que devem existir outros fabricantes.


( A imagem abaixo é do site clickinteriores)
 Quinas feitas com o revestimento, vejam como ficam perfeitas.

Já se você for optar pelos tijolos de demolição de verdade, você perde mais ou menos uns 15 cm de parede, ainda com uma grande diferença; que eles se esfarelam se não forem de uma boa qualidade e são muito pesados. Eu acho que a vantagem de usar os verdadeiros tijolinhos de demolição, é para a pessoa que vai construir... Assim, não estará perdendo espaço no ambiente e a sujeira não irá incomodar ninguém.

( imagem: imperiumbrasil.com.br) Vejam; como eles são sujinhos!


Opção para modernizar; tijolinhos com Pátina. (imagem da net)

Meninas, por hoje é só! Espero que este post sirva para tirar as dúvidas de muitas pessoas que tem me enviado emails. E para aqueles que por aqui navegam atrás de respostas.

 Muito obrigada Lucas Reis, você é muito especial para mim e para Divino. O numero do Lucas Reis é (21) 991043644.
Abençoados são aqueles que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente. 
 Frases curtas.net
 Um beijo nos corações.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

PAREDE DE TIJOLINHOS

Olá Meninas! Hoje eu vou acabar com o suspense. Sei que demorei a postar. Mas a coisa por aqui está dando muito trabalho. A parede de tijolinhos ficou pronta. Mas, a minha sala já estava há cinco anos com a cor verde e esta não combinava muito com a nova parede. Então pintamos as outras. Aí você sabe né, lixa daqui, lixa dali, muita poeira... Também retiramos todo o rejunte do piso para colocar um novo, porque quando construímos esta casa, colocamos porcelanato com rejunte bege claro. Mas com o passar do tempo o rejunte foi ficando encardido, e não adiantava limpar. Então, já que a casa estava de pernas pro ar, resolvemos trocar o rejunte também. Meninas, vocês não tem noção, a coisa fez muito mais poeira. Mas o resultado foi muito bom, parece até que trocamos o piso. Agora vamos retirar o rejunte dos outros cômodos da casa, e a demora é porque tenho que esperar as folgas do meu Divino. Portanto, a luta continua companheiras... Vamos as fotos, porque sei que vocês estão ansiosas. Mas vou logo avisando, ainda tem coisas pendentes, fora do lugar e não vai dar pra mostrar a sala de jantar neste post ok?

Antes (este verde forte era só nesta parede, as outras eram de um verde clarinho)

Depois

Janelinha de madeira com espelho, comprada no Saara, Centro do RJ.



A cortina está sem o bandô de rendas. Estou dando uma repaginada nele, quando ficar pronto eu mostro.

A Janelinha que eu comprei ficou nesta parede do lado esquerdo.

Eu estou amando a minha parede.

O rejunte foi feito com  cimento branco e saibro. Para cada quilo de cimento branco a mesma medida de saibro, foi aplicada com um saco plástico, como se fosse um saco de confeitar bolo. Para cada cor deste tijolinho existe uma mistura diferente de rejunte. Veja no site da Passeio Revestimento.
















O abajur com cúpula de flores que eu fiz descolou a madeira do pé, por ter  caído no chão. Mas já estou consertando. Até que eu gostei deste no lugar do outro.



Este sofá vai ganhar uma capa branca de tecido. Mas ainda vai demorar um pouquinho.

Meninas, este tijolinho é um revestimento! É a linha Brique, da Empresa Passeio Revestimentos. Não é um tijolo inteiro, é um revestimento de 26 x 6 x 1,3 cm, confeccionado em cimento e tem em outras cores. Veja o Face da empresa   Aqui

Detalhes dos tijolinhos com suas imperfeições, imitando perfeitamente os tijolos de demolição.

As paredes foram pintadas com a cor SIBÉRIA, da cartela de tons neutros da Coral Tintas.

Gaiolinha pendurada na lateral da estante.

A gaiola de MDF foi feita por mim. Nos olhos dos passarinhos eu usei pedras de Zirconia cor de rosa. É uma pena que eu não consegui focar as pedrinhas.









Coroa Shabby Chic.



Puxadores de cristal. São os pequenos detalhes que fazem a diferença.

O meu lindo presente que  Annayara, Alexandra e Manuh, do Lar De Meninas, mandaram para mim. Meninas, eu deixei em cima da mesa para eu olhar o dia todo...







 Este cristal foi comprado na cidade de Gramado na viagem de 2012. Eles fotografam as pessoas, e fazem a imagem dentro do cristal. Eu amo.


Minhas sacadas estão na torcida.

Meninas, eu voltarei, e mostrarei o resultado final da sala de jantar. Só não postei hoje, pois ainda estou com muita coisa para organizar por cima da mesa. Sabe como é; a realidade nunca é como nas fotos... Pelo menos aqui em casa sempre tem alguma coisa desarrumada rsrsrsrs. Ainda mais porque eu não tenho ajudante. Um beijo nos corações.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...