Oi meninas, tudo bem? Desculpem a demora de postagem, mas eu ando igual linha de crochê toda enrolada rsrsrs, essa foi sem graça né??? Meu filho que fala pra mim: Mãe você faz umas piadas sem graaaaça; e eu nem ligo o importante é rir, a vida é que as vezes é sem graaaaça. Mas vamos ao que interessa, como eu não paro nunca, resolvi dar uma repaginada na minha bandeja de cama que já estava sem graaaaça, eu estava a muito tempo querendo fazer ela ficar Provençal, mas nunca tinha uma ideia legal, pois artesanato você tem que deixar a ideia fluir, eu falei outro dia que é igual a frase do poeta Manoel Bandeira ´´Eu não faço poesia quando quero e sim quando ela, a poesia, quer`` veja Aqui o texto de Manoel Bandeira. Mas isto é pura verdade, assim do mesmo jeito que é a poesia que comanda o poeta, se a inspiração não vir, a gente não consegue criar nada, você pode até tentar, mas não vai conseguir nada, eu tenho várias peças que comecei e parei pela metade ou outras que fiz e não ficaram boas e estão em um canto esperando por ela, a inspiração...
TRANSFERÊNCIA DE IMAGEM
Para quem não sabe esta imagem é feita com uma fotocópia a laser.
Mas para consegui este resultado, não foi de primeira não meninas, foi preciso errar para acertar, fiz a primeira transferência de imagem em um MDF para ver se saía certo, então eu aconselho vocês fazerem teste antes em algum pedacinho de MDF ou madeira para você aprender a técnica primeiro.
Veja que eu lixei a pintura antes de fazer a transferência de imagem no lugar onde ia ficar o bolo, e deu um efeito muito bonito. Você vê que saiu todo papel e ficou somente a impressão feita à laser.
Estes riscos que você vê na pintura não é marca de pincel são os riscos da própria madeira, eu apliquei somente três demãos de tinta
Colei apliques nas laterais.
Aqui está a imagem da bandeja antes da transformação, eu acho que foi muito bom eu esperar a inspiração chegar, e vocês o que acharam?
PASSO A PASSO
Produto que faz a transferência
Primeiro eu lixei só um pouquinho a bandeja, depois pintei com a tinta Acrilex pva fosca para artesanato na cor branca dei apenas três demãos, depois de seca eu lixei com uma lixa de numero 100 em lugares escolhidos, fiz desgaste em todas as quinas, depois que escolhi a imagem neste site AQUI , este site tem desenhos para impressão com versão invertida e grande para fazer em madeira, pois se a impressão tiver palavras ela tem que ser feita invertida, como se você estivesse vendo as palavras de frente a um espelho, porque quando você faz na madeira o desenho fica ao contrário, eu mandei fazer duas fotocopias à laser, que me cobraram 10 reais a colorida e 4 reais a preta e branca UM ROUBO, mas enfim né, o produto usado para fazer a transferência da imagem foi o Tranfer Print que tem o preço variando em torno de 14 reais, tem alguns videos que ensinam a fazer a transferência passando o Transfer Print na madeira e no papel da fotocopia, mas o papel fica muito molhado, mas insistindo nas experiencias eu encontrei o vídeo da Vasti Fernandes no Youtube e achei que a técnica que ela usa é muito melhor de fazer e se você quiser se aventurar veja o vídeo da Vasti Fernandes AQUI, e para conhecer o blog dela veja AQUI. Depois que você colar o papel na madeira espere secar por umas duas horas, mas isso vai depender do clima, o papel precisa estar bem seco, pegue um pedaço de esponja serve de pia mesmo, mas que esteja limpa viu, molhe a esponja passe sobre o papel colado, depois de alguns segundos, vai levemente com os dedos esfregando o papel, e você vai ver que o papel começa a se enrolar e se desfazer, vai passando o dedo molhando mais quando for preciso, deixe secar um pouco e enquanto você vê que ainda tem resíduo de papel você vai molhar novamente com a esponjinha e continue esfregando com os dedos, você vai fazer isto ate ver que a impressão esta bem pretinha ou sem for colorida veja se o desenho esta com as cores bem vivas e não tem mais resíduos de papel na madeira, deixe secar e aplique verniz acrílico a base de água de artesanato, mas só se você tiver certeza que não tem mais nenhum resíduo de papel, porque depois que você passar o verniz não tem mais jeito de tentar tirar resíduos de papel. Depois que eu fiz todo este processo eu colei alguns apliques de resina nas laterais da bandeja e apliquei o verniz acrílico fosco á base de água, não use cera para acabamento porque a cera dissolve a imagem toda, e se o seu Tranfer Print estiver muito grosso ou endurecendo pode pingar um pouquinho de água dentro do vidro para ele amolecer, mas ele tem que ter a consistência de cola branca de papel. A técnica de transferência de imagem também pode ser feita no tecido, e esta vai ser a minha nova experiencia, eu adorei fazer isto gente, é muito gostoso de fazer, experimente você também.
Veja como fica linda em moveis, o desenho fica e o papel sai todo.
Fonte: http://thegraphicsfairy.com/( este site tem imagens gratuitas para impressão)
Um beijo pra todas vocês e espero que tenham gostado, se não gostaram também não tem problema, rsrs.
A VIDA É BELA...