quarta-feira, 13 de agosto de 2014

RECEITA DE NACKED CAKE DO DIA DOS PAIS

Olá meninas! Eu espero de todo coração que todas vocês estejam bem! O post de hoje é sobre o Dia dos Pais que graças a Deus foi ótimo. Fiz um almoço delicioso. No qual servi uma salada comum de alface crespa com tomate, arroz com lulas, batata sauté e salmão ao forno servido com alcaparras e molho de maracujá. Para o lanche da tarde servi um Nacked Cake. É eu estava inspirada na cozinha... Mas isto não é sempre não, vou logo avisando, rsrsrsrs.
Mas vou deixar aqui umas fotos do almoço, e a receita do Nacked Cake, que foi um sucesso.

A mesa foi o meu Divino quem arrumou viu?

























Bom meninas! Este foi o primeiro Bolo Desconstruído ( Nacked Cake) que eu fiz, e que adorei fazer, achei muito fácil e gostoso. Deixo a receita para vocês que pediram no Face.

RECEITA DE NACKED CAKE

(Esta massa é a Massa de Pão de Ló)

Ingredientes para um tabuleiro pequeno de 25cms de diâmetro. Tamanho para colocar em um prato de bolo.

2 ovos em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar peneirada
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de baunilha ou essência de sua preferência 
1 colher de chá de fermento em pó
Meia xícara de leite bem quente ou água ( eu prefiro o leite)


MODO DE FAZER A MASSA

Separe as claras das gemas, bata as claras com batedeira em ponto de neve firme e reserve em uma vasilha. Neste intervalo ligue o forno e unte um tabuleiro redondo de 25 cms com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Peneire as gemas para o bolo não ficar com cheiro de ovo.
Na batedeira, bata as gemas com o leite bem quente até crescer e ficar bem cremoso, sem desligar a batedeira adicione com colheradas o açúcar e a essência de baunilha, continue com a batedeira ligada, com colheradas lentamente adicione a farinha de trigo, deixe bater ainda por uns 10 minutos. Agora desligue a batedeira, adicione as claras que já estão batidas em neve, e o fermento em pó, e com uma espátula ou fouet mexa delicadamente com movimentos circulares de cima para baixo e misture com carinho, e sem demora e sem bater, quando você perceber que já está bem misturado, despeje a massa no tabuleiro. Coloque no forno que já está quente, deixe por dez minutos no forno na potencia máxima, e depois diminua a potência do forno e deixe por uns 20 minutos, mas cuidado, se a potencia de seu forno for muito forte diminua o tempo para não queimar o bolo. Deixe esfriar para desenformar, você vai perceber que ele encolhe um pouco nas laterais, isto é normal na massa de pão de ló. 
Para fazer um bolo com a mesma altura do que está na foto, tem que fazer duas vezes a mesma massa. Lave o tabuleiro e todos os utensílios usados e faça outra massa. Deixe esfriar para cortar e decorar, eu fiz a massa á noite e pela manhã do dia seguinte eu decorei. Se você fizer a massa e decorar no mesmo dia ela pode rachar, porque esta massa é muito sensível e o recheio é pesado, portanto se deixar de um dia para o outro ela fica mais resistente, melhor para cortar e decorar. 
Corte as duas massas ao meio. Você terá 4 camadas de bolo e 3 para rechear.


Lave bem os morangos. Separe os mais bonitos sem retirar a parte verdinha do cabo para enfeitar o topo do bolo e deixe-os secar em cima de um papel toalha. O restante, pique em 2 ou 4 pedaços.

MATERIAL DO RECHEIO
1 lata de leite condensado
1 caixinha de 200 gms de creme de leite
1 copo de leite
3 gemas, peneiradas para  retirar a película.
1 colher de sopa de maizena ( amido de milho)
1 colher de chá de baunilha
3 caixinhas pequenas de morangos

Para molhar o bolo eu usei meia lata de leite condensado misturado com meia xícara de leite, fica ótimo.

MODO DE FAZER O RECHEIO
Levar ao fogo o leite condensado, o leite, as gemas e a maizena, e deixar até formar um creme consistente (mexendo bem e o tempo todo, demora só uns minutinhos). Retirar do fogo, juntar os morangos picados.  Quando o creme esfriar junte o creme de leite misturando bem. Agora pode começar a montar o bolo. Separe as partes do bolo. Coloque a primeira camada em um prato bonito, molhe com a misturinha do leite condensado e leite, mas não pode molhar muito. Depois passe uma camada generosa de recheio, pode deixar derramar nas laterais, fica mais bonito. Coloque a outra camada, e assim sucessivamente. Reserve sempre a camada que ficou mais bonita para deixar por cima. Não molhe a camada de cima para evitar do bolo desmoronar, arrume os morangos secos no topo do bolo e alguns pedaços ou morangos pequenos coloque no recheio por fora, nas laterais. Coloque na geladeira. Somente na hora de apresentar o bolo salpique com uma peneirinha o açúcar de confeiteiro por cima, se preferir também poderá usar o açúcar comum.  


Pronto meninas! Podem fazer este bolo, se esbaldar, porque ele fica delicioso. Que Deus abençoe grandemente cada uma de vocês que passaram  por aqui. Um bj nos corações.

17 comentários:

  1. Oi Rosária !!! Ficou linda a mesa e o bolo ficou bem ao estilo Maria Antonieta ... Lindo e devia estar delicioso também . Ficou uma obra de arte pra comer com a boca e com os olhos ! Parabéns pelo capricho !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, estava tudo perfeito e o bolo tbm! Fiquei com agua na boca....

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosaria. Antes de mais dê os parabéns ao marido, pois a mesa está divina! Ele aprendeu contigo, tenho a certeza! Mas adorei os copos verdes, os pratos românticos e toda a envolveria, a casa está linda, luminosa e suave. Quanto ao naked, adoro esse tipo de bolo descontraído e modéstia ªa parte, tb falo um bem bonitinho e saboroso! Para quem não gosta de cozinha (meu caso tb) digamos que inspiração não te faltou neste dia! Tudo, mas tudo mesmo, super caprichado!
    Quanto ao comentário que vc fez no blog, Divino não é caso único quando implica com as "tralhas" que vc acha por aí. Aqui em casa acontece o mesmo! e devez em quando, até eu própria penso: gente, não aguento mais tanta velharia!!!!! beijão Rosaria!

    ResponderExcluir
  4. Ola querida
    Amo ver sua casa,sempre tão linda..a mesa esta impecavel e o almoço parece muito bom;
    Ja copiei a receita do bolo,q lindo q ficou,um lindo dia querida,ate breve,bisous

    ResponderExcluir
  5. Que delicia Rô...obrigada pela receita, mas poderia dar também a receita dessse Salmão...acho que é salmão...nossa a foto é de dar agua na boca... adoraria fazer...bjsss

    ResponderExcluir
  6. estou salivando seu bolo amiga, vou fazer pro aniversario do meu filho fim do mes, posto fotos...bjosssss lindona:)

    ResponderExcluir
  7. Ai Rosaria , assim você me mata !
    AMO salmão com alcaparras e molho de maracujá ! Delicia ! A ultima vez que comi , foi no dia dos namorados do ano passado ! rsrs!!
    Amei a mesa , ficou linda !
    E o Nacked cake ficou com uma cara linda e pelo jeito muito saboroso!!
    Bjkas!!

    ResponderExcluir
  8. olha posso dizer que essa foi a torta do dia dos pais ...
    foi aqui ai na casa do hulk e da angelica enfim estamos na MODA...
    delicia..
    a minha fiz com pão de ló de chocolate amargo ficou deliciosa.todas são otimas PARABENS ao bolo a papai e a todo seu carinho com sua familia.
    beijocas,sejamos gentil.

    ResponderExcluir
  9. Adoro o visual dos Naked Cakes... amanhã é aniversário do maridão e quem sabe eu tente fazer um! São lindos!

    ResponderExcluir
  10. Esse bolo é muito chique, ao estilo Maria Antonieta . Obrigada pela querida visita no meu blog. Realmente aquelas peças que eu comprei são da LE JARDIN , como vc disse . Até que não foi tão caro mesmo né ?
    Adorei a ideia que vc deu de colocar uma prateleira acima da janela . Deve ficar um charme e bem diferente ! Bjs linda !

    ResponderExcluir
  11. Que delícia deve ser....vou ter que tentar fazer pois fiquei babando
    casadolaguna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosaria, parabéns pelo blog, tenho vindo bastante aqui porém nunca tinha comentado. Muito lindo o seu bolo que por sinal até "combinou" com a estampa floral dos pratinhos. Muito lindas as suas cadeiras, e fiz uma almofada de crochê em escamas que aprendi aqui no seu blog. Gosto muito da decoração delicada da sua casa, vc tem muito bom gosto.
    bj
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Oi Rosaria. O bolo está com uma cara ótima. Tipo cara de gostoso. E lindo. Minha mãe já fez vários aí no Rio. Não pude comer nenhum, já que estou morando em Fortaleza, fiquei com água na boca. Sobre o quadro negro, o seu está mais bem trabalhado que o meu, um luxo. Mas não posso deixar de dizer que você me inspira demais com seus trabalhos. O meu também é verde, mas bem escuro, aí acaba parecendo preto. E sobre a minha cama, ela é linda mesmo, trouxe do Pará, quando morei lá. Só ainda não tenho sua coragem de pintar, fico com medo de me arrepender kkk. Beijos e um ótimo final de semana. Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  14. Oi sumidinha, quem é amiga sempre aparece, rs!
    Menina que almoço gostoso, deu vontade de comer este salmão :-)
    Este bolo eu também adoro fazer e principalmente comê-lo, por coincidência na semana passada eu e a minha filha fizemos um para presentear um amigo, foi um sucesso só, pois além de ser delicioso ele nos deixa com água na boca só de ver, por causa dos recheios ficarem a vista!
    Parabéns, a mesa ficou linda e maravilhosa. Aposto que recebeu vários elogios :-)
    Beijinhos e um finde cheio de alegrias!
    Ene

    ResponderExcluir
  15. Maravilhoso, amei as imagens. Sua casa sempre linda e repleta de carinho.
    Agora, o lanche da tarde, é de deixar com água na boca.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  16. Me deu uma vontade de comer esse bolo......deve estar muito bom!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi lindona!!! Elegi teu naked cake pra fazer pro meu aniver, mas já fiz dois e a massa não cresceu!!! Ficou bonita, mas fina! Onde será q eu errei? O teu tah tão lindooooo!!! Vem aqui me ajudar, hehehe!!!!

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...