sábado, 19 de julho de 2014

REMOVENDO O REJUNTE SUJO DO PISO

Olá meninas! Está tudo bem por aí? Se alguma de vocês estiver passando por algum problema, não se esqueça que Deus está no controle de tudo!!!
Hoje eu quero mostrar a vocês, como remover os rejuntes que ficaram velho e sujo no piso. Aqui na minha casa eles estavam a muito tempo me deixando triste. Por várias vezes eu passava o dia esfregando eles com escova, sabão e água sanitária, e de nada adiantava. Sempre depois da faxina, eu olhava para o chão e parecia que a casa continuava suja. Mas estes rejuntes, mesmo que você obedeça todas as regras, com o tempo eles vão encardindo mesmo... Quando construímos a casa, nós não sabíamos que era preciso esperar o tempo de cura da argamassa da colocação do piso, para depois então fazer o rejuntamento. Porque, se rejuntar logo em seguida, e a cor escolhida for uma cor clara, ele vai puxar a cor da argamassa e encardir. Mas infelizmente na vida, muita coisa a gente só aprende depois que erra...
E nos dias em que o Lucas, primo de meu marido, trabalhou aqui em casa, eu estava me queixando com ele, e ele nos deu todas as dicas. 

Primeiro eu vou mostrar a vocês como estava feio, parecia um piso muito velho. Estes rejuntes, quando colocamos era bege claro. Olha como ficou com o passar do tempo.




Agora eu já sei que existem dois tipos de ferramentas para retirar o danado do rejunte.

 A elétrica.

E a manual, que veio com duas laminas. Nós usamos esta, e deu para fazer a casa toda.

Para retirar o rejunte, é preciso passar a ferramenta manual na junta do piso em movimento de vai e vem, usando luvas grossas para não machucar as mãos.

O meu marido estava sem as luvas na foto, mas ele usou.


Meninas, fiquem sabendo que isto faz muita poeira, pois o rejunte vira novamente um pó.


O meu aspirador não deu conta de retirar este pó fino, ele devolvia tudo por trás, espalhando todo pó no ar. Mas eu acredito que possa ter outros que consigam. Tem que retirar todo pó das juntas do piso e nós fizemos isto com a vassoura de pelos, e depois limpamos com pano úmido. Deu um trabalhão.



Na foto abaixo, o piso já está sem o rejunte, completamente limpo e seco, pronto para a aplicação do rejunte novo.

Nós tínhamos dois tipos de rejunte para escolher: O epóxi; e o comum, em pó á base de cimento.
Utilizamos o rejunte em pó, porque caso fique encardido já sabemos que pode ser removido. Já o epóxi é um absurdo de caro, e se for preciso removê-lo, só sai com a máquina elétrica. Eu não passei por esta experiência, mas li em alguns sites que nem com a máquina elétrica ele sai direito, pois tem a mesma resistência do Durepoxi. É preciso seguir muitas regras para se conseguir uma aplicação perfeita com o epóxi e ficamos inseguros.
 Hoje em dia existem vários tipos de rejuntes. Veja aqui.


Depois que aguardamos duas semanas para o rejunte secar, eu apliquei o Selante Adimax Gold, com um pincel fino. Este produto é um impermeabilizante para rejuntamento. Ele preenche os poros, diminui a absorção das sujeiras e a formação de manchas, sela e protege o rejunte. Um litro deu para usar na casa toda e ainda sobrou a metade.









Esta foto é da soleira da porta, o lado esquerdo ainda com o rejunte sujo. E o lado direito é o corredor, com o rejunte novo. Olha a diferença...Tô bege, rsrsrsrs.


Agora já está tudo limpo e com o rejunte novinho. O piso parece até que foi trocado, de tão limpinho que ficou. EU ADOREI, VALEU A PENA O SACRIFÍCIO. Estamos pensando em talvez trocar o rejunte do banheiro para o Epóxi, pois dizem que ele não fica com mofo. Vamos testar.
Espero ter ajudado alguém com estas dicas.

“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.”
 2 Coríntios 5:7


 Um bj nos corações.

22 comentários:

  1. Olá amiga valeu pela dica vou fazer na minha cozinha... passando por aqui pra te deixar um beijo especial do dia do amigo!

    Feliz dia do amigo... bjkinhas!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosaria, realmente com o passar do tempo o rejunte vai ficando sujo mesmo!!! Deve ter dado um trabalhão, mas vale a pena não é? Obrigado por compartilhar!!!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Rosária, obrigada por esclarecer como tira rejunte. Vou ver se encontro essa " arma" aqui. O meu nem sei de que cor é originalmente, tem uns pedaços beges, uns mais marrons e uns pretos...kkk...Eu vou receber visita da minha irmã essa semana e hoje tava igual a Cinderela ( na fase pobre de marré deci ), esfregando o chão e os rejuntes. Só se aparece a fada com a varinha prá clarear, ficou na mesma e eu com as mãos esfoladas.Besitos e uma semana abençoada e de vitórias

    ResponderExcluir
  4. Só de ver o trabalhão que deu ,fiquei cansada !
    Mas o resultado valeu muito a pena ! Ficou novo !
    Parece que foi trocado o piso e não o rejunte, ficou muito lindo !
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  5. Rosaria ! Que bueno su post , yo tengo en mi baño unas cerámicas muy sucias y la unión se ve muy fea !

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosária , da trabalho ,mais valeu a pena ficou ótimo.
    Também estou removendo o rejunte do meu banheiro coloquei preto mais não gostei vou colocar branco,espero que fique bom também .
    Que a sua semana seja tão linda quanto seus trabalhos ,fica com Deus ,bjão
    Marta

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosaria. Que trabalho! Mas o resultado valeu a pena. Ficou ótimo. Como você disse, parece até que trocou o piso. Obrigada pelas ideias, com certeza vai ser muito útil. Beijos e uma ótima semana Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  8. Menina que disposição, hein!!!!!!!!! Mas pela foto valeu muito a pena todo trabalho.
    bjs
    Edi
    Meu lado arteiro

    ResponderExcluir
  9. É mesmo muito a diferenca que da, né?
    No nosso banheiro na casa da Noruega eu coloquei rejunte preto. O banheiro era toooodo de porcelanato, mas com alguns com detalhes em preto e verde. Muito bonito, mas eu tb olhava aquilo cor de burro quando foge e entristecia de ver que parecia sujo. Ai minha solucao foi colocar rejunte preto em tudo, parede e piso... Ficou bacana o resultado, foi como mudar a decoracao menina... Beijos

    ResponderExcluir
  10. Às vezes a gente se incomoda com as coisas e não pensa que elas podem ser corrigidas do jeito mais simples, não é?
    Valeu a pena o trabalho e a sujeira! Parece um piso novinho!

    ResponderExcluir
  11. Olá querida, tô encantada com seu blog... tudo tao lindo.
    Sua parede de tijolo é um sonho... foi através dela q cheguei até aqui!!! Obrigada pelo PAP tão bem explicado!!! Tô te seguindo!!!
    Bjs!!! Rosângela!!!
    Http://morenarosagraficos.blogspot. com

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas! Eu não sabia de muitas coisas que vc escreveu e explicou tão direitinho.Parabéns Rô! Como sempre vc tão humilde e generosa compartilhando conosco o que aprende! Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Oie Rosa, adorei a dica do rejunte, vc sabe que na minha lavanderia/atelier quando quero deixar limpo jogo ácido , kkkkkk no inicio era para limpar o porcelanato mas não limpou nada daí eu vi que o rejunte ficava limpo então taco ácido,kkk mas veja bem é o porcelanato do quintal o sem polir,mas adorei sua dica, bjs flor

    ResponderExcluir
  14. Olha eu conheço uma soluçao bem mais simples..kkk
    ZAPT pinta rejuntes.. Pesquise, usei na minha casa que estou construindo, pq alguns lugares ficou muito feio.
    +

    ResponderExcluir
  15. Rosaria,
    Comecei uma página do blog lá no facebook. Mandei um convite pra vc, mas acho que vai aparecer minha identificação de administradora e não sei se vc vai reconhecer.
    A página é essa aqui: https://www.facebook.com/pages/Inspirational-Homes/560020714109486
    Agradeço se vc puder divulgar para os seus contatos!

    ResponderExcluir
  16. Amei seu post... to precisando fazer isso aqui na minha cozinha... vem conhecer um pouquinho minha casa http://casadajoyce.blogspot.com.br/ bjsss e parabes pelo seu capricho.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, Rosaria, muito obrigada! Já comecei a sentir os efeitos da sua ajuda lá na minha página!
    Agradeço de coração!
    Mudando de assunto, tenho te visitado todos os dias esperando mais novidades da sua casa! Quando vem coisa nova?

    ResponderExcluir
  18. Nossa, quanta diferença entre os dois pisos! Vale a pena, mesmo!
    Agora fiquei preocupada com o rejunte epóxi que foi usado nos banheiros aqui de casa. Se eles dão tanto trabalho pra tirar, acho que não vou trocar nunca.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. gostei muito das sugestões, vou ter que fazer na casa toda mais .
    vai valer a pena

    ResponderExcluir
  20. gostei, vou ter que fazer na casa toda kkkkkkk, mais vai valer a pena , só uma duvida depois de retirar todo rejunte antigo e aplicar outro novo, tenho de esperar 15 dias para passar o selante?

    ResponderExcluir
  21. Rosaria,muito bom seu blog.Parabens ao maridão ,tenho que refazer o reajunte do meu piso que foi muito mal reajuntado,apesar do trabalho que vc mostrou que dá, vc me encorajou.Se puder me fale como esta o reajunte hj,com o produto que aplicou.

    ResponderExcluir
  22. OBRIGADA PELA DICA O MEU PISO E IGUAL O DA FT E JA NAO GOSTAVA POIS ENCARDI MUITO E VENDO AQUI ACHEI A SOLUÇAO OBRIGADA.

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...