segunda-feira, 30 de junho de 2014

PASSO A PASSO, PAREDE DE TIJOLINHOS

Olá meninas! Eu desejo sinceramente que todas estejam bem. Vocês devem estar se perguntando: Porque este post para falar de obras? Eu sei que este blog não tem muito a ver com construção civil. Mas nós tínhamos muitas dúvidas quando resolvemos fazer a parede de tijolinhos. Que por sinal, foi a primeira que o primo do meu marido, o Lucas Reis, fez, por isso ele também tinha algumas dúvidas.
 Eu pesquisei, achei muitas matérias sobre o assunto, mas não encontrei nenhum passo a passo. E coitado do Lucas e do Divino, a coisa parecia ser fácil, mas não foi. Era um tal de mede daqui, mede dali, faz conta. Um verdadeiro quebra cabeças. Tudo para que as peças não precisassem ser cortadas rente ao piso, nem no teto. Elas são desiguais na aparência, e no tamanho. E graças ao ótimo profissional que é o Lucas Reis, as peças chegaram ao teto e ao piso sem precisar serem cortadas, sendo necessário somente os cortes  dos cantos das paredes.  E devido aos emails recebidos, de pessoas com dúvidas, me fazendo várias perguntas, eu resolvi fazer este post. Ainda bem que enquanto eles trabalhavam, de vez em quando eu fazia umas fotos. Vocês sabem que blogueira tira foto de tudo não é mesmo? rsrsrsrs. Vamos as imagens.

Primeiro: A preparação da parede que foi picotada, mas muito picotada!!! Me deu pena, minha parede era tão lisinha...

 Meu Divino picotando a parede. 

 Foi preciso mexer nas caixinhas das tomadas, porque precisavam de novas instalações.Mais quebradeira!!!


 Depois que já estava toda picotada, passamos a vassoura de pelos para retirar a terra solta, e um pano úmido para retirar a poeira.



 Nesta etapa, foi preciso o Lucas passar uma ´´camada fina`` de argamassa em toda parede. Depois marcou o nível, e começou a colocação pela parte de baixo, na direção das caixinhas das tomadas, foi passando a argamassa nos tijolinhos e colando na parede.




As peças de canto foram preciso cortar com a maquíta. ( máquina de cortar pedras)

   O Lucas usou uma régua de alumínio de uma polegada como espaçador, que foi comprada por metro em uma loja especializada. Na proporção que a massa secava, ele retirava o espaçador para utilizar novamente em outra fileira.







É necessário usar este espaçador de alumínio, pois as peças são desiguais.









A parede quase pronta, mas ainda sem o rejunte.

 O REJUNTE: Este tipo de revestimento é fabricado em várias cores. Portanto o rejunte tem que ser feito de acordo com a cor das peças. No site do fabricante ( PASSEIO - Revestimento Brique), eles explicam qual é o material usado no rejunte para cada cor dos tijolinhos. Para este na cor Terracota, foram usados, cimento branco e saibro, para cada quilo de cimento branco, foi usada a mesma medida de saibro peneirado em peneira fina.


O rejuntamento pode ser feito com uma pistola de aplicar rejuntes (novidade no mercado), ou um saco plástico com um furo na ponta, como se fosse um saco de confeitar bolo. Como por aqui, nós procuramos a pistola e não encontramos, foi usado um saco plástico estreito e forte. A aplicação foi feita por partes, não pode esperar muito tempo para limpar, limpar com uma esponja de obra.





Não se assustem!!! Não é a cortina que está  no lugar, eu retirei ela e deixei o blackout, porque ele já estava velho e ressecado, e aqui em casa não dá para ficar sem cortina à noite, pois perde-se a privacidade. Mas, depois que acabou a obra, eu coloquei outro novinho. 

Quando chegou na ultima fileira, rente ao teto, Lucas escolheu as peças mais finas, como este material é todo desigual, tem algumas peças que são um pouco mais finas que as outras, então ele as separou antes. E assim não foi preciso cortar nenhuma.
Na foto abaixo,  a parede estava com rejunte até a metade.



O Lucas, há cinco anos atrás, também fez o meu banheiro. Veja AQUI.
o numero do Lucas Reis é (21) 991043644.

Meninas! Este cara tem a agenda lotada, para conseguir uma vaga com ele, tem que marcar com uns dois meses de antecedência. Eu gosto muito do trabalho dele, porque ele é detalhista e perfeccionista.


Parede linda!!!

Veja que sempre ficam alguns sujinhos que não saem. Mas isto é que faz eles ficarem com cara de tijolos de demolição.

O rejunte tem que ficar bem fundo, para dar relevo e os tijolos ressaltarem na luz.

E a parede ficou pronta depois de cinco dias de trabalho.





´´Brique´´ significa tijolo em Francês, inspirada nos tijolos coloniais, muito usados em construções antigas, no Brasil e no velho mundo. Uma releitura moderna, com aspecto propositalmente desgastado, com aparência de outra época.
 Com este revestimento você não perde espaço de seu ambiente, pois ele tem 26 x 6 x 1,3 cm , é um produto que já vem impermeabilizado de fábrica, é lisinho, acetinado, e tem peças próprias para quinas. Quanto a sujeira, não adianta fugir, pois faz mesmo, como qualquer quebra quebra dentro de casa. Mas foi bem menos do que se eu usasse os tijolos de demolição. Os preços deste revestimento estão variando com grande diferença, pois eu vi em vários lugares por 150 reais o metro quadrado, que são duas caixas, cada caixa com 32 peças. Mas eu consegui em uma loja, onde Deus tocou a mão antes de eu entrar, e lá eu comprei por 49 reais o metro quadrado, acreditem se quiser. rsrsrs.

 Detalhe importante: Eu não ganhei nada deste fabricante, somente estou indicando o produto por ter gostado muito, e só tinha deste, em todas as lojas especializadas que eu fui. A maior coincidência foi que eu descobri que à fábrica Passeio fica no mesmo Município que eu moro. É uma pena, mas eles só vendem para o comércio... Eu não pesquisei, mas eu acho que devem existir outros fabricantes.


( A imagem abaixo é do site clickinteriores)
 Quinas feitas com o revestimento, vejam como ficam perfeitas.

Já se você for optar pelos tijolos de demolição de verdade, você perde mais ou menos uns 15 cm de parede, ainda com uma grande diferença; que eles se esfarelam se não forem de uma boa qualidade e são muito pesados. Eu acho que a vantagem de usar os verdadeiros tijolinhos de demolição, é para a pessoa que vai construir... Assim, não estará perdendo espaço no ambiente e a sujeira não irá incomodar ninguém.

( imagem: imperiumbrasil.com.br) Vejam; como eles são sujinhos!


Opção para modernizar; tijolinhos com Pátina. (imagem da net)

Meninas, por hoje é só! Espero que este post sirva para tirar as dúvidas de muitas pessoas que tem me enviado emails. E para aqueles que por aqui navegam atrás de respostas.

 Muito obrigada Lucas Reis, você é muito especial para mim e para Divino. O numero do Lucas Reis é (21) 991043644.
Abençoados são aqueles que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente. 
 Frases curtas.net
 Um beijo nos corações.

28 comentários:

  1. Olá ,Rosaria ficou muito bonito !!.Estou pesando em colocar no corredor do meu apartamento,bjssss.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que trabalho perfeito!É, sem dúvida, uma obra de arte! Parabéns ao Divino e ao Lucas que tanto se empenharam! A parede ficou linda e valeu a pena todo o trabalho e dedicação.Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosaria, adorei o post, está tudo super bem explicado, e eu era daquelas que tinha ficado com dúvidas, e gosto de saber como materiais que não conheço são aplicados. Lembro que há 23 anos atrás, na minha primeira mini casa, logo que casei, fiz uma parede de tijolos cerâmicos, mas nunca consegui um profissional que fizesse o rejunte, pois era trabalhoso e ninguém aceitou o trabalho. Os 5 anos que morei na casa, a parede ficou inacabada.
    Pelas fotos e tudo resumido parece fácil, mas tenho noção que é trabalhoso e que a pessoa tem que ser jeitosa e perfeita para fazer um trabalho bem feito. No seu caso, valeu a pena, pois o resultado ficou lindo! Gosto do contraste do sofá e do espelho, ambos brancos, sobre o tom do tijolinho. Parabéns (aos 3 ) e grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Rosária,
    Essa parede tinha que ficar linda desse jeito mesmo, com todo esse trabalho e com tanto capricho.
    Nota 1000. Esse revestimento é lindo, fica muito melhor que o verdadeiro e não perde espaço realmente.
    Eu vi umas fakes de isopor, de E.V.A, de massa corrida tingida, mas como te falei nada substitui uma parede assim como a sua.
    A minha parede não tem tomada, pelo menos...rsrs...Vou ver se acho algo parecido aqui, prá fazer mais prá frente.
    Marido disse que dessas falsificadas ele não topa...rsrs...Besitos

    ResponderExcluir
  5. Rosária, obrigada pelo lindo comentário, amei de paixão, vim logo aqui, pode escrever muito, eu adoro ler. Estou completamente apaixonada por essa parede, super parabéns, vou ler de novo a postagem para ver se tem onde você comprou, o nome do tijolo, não percebi ali, talvez porque eu tenha lido rapidamente, estou no serviço e fugi para vir aqui. Ficou maravilinda tua parede. belissima mesmo. Babando por aqui :) . bjos, querida.

    ResponderExcluir
  6. Menina que dedicação e disciplina hein? Um trabalhão que valeu demais! Lindo, lindo!

    ResponderExcluir
  7. Nossa,parabéns meninos,pois vocês trabalharam bem,a parede ficou BEAUTIFUL.Feliz quinta a todos.Valéria.

    ResponderExcluir
  8. Rosaria,

    O Lucas é um artista! Que trabalho bonito! Dá para entender o motivo da agenda lotada!
    Parabéns de novo pela sala, ficou ótima!

    ResponderExcluir
  9. O resultado foi divino, mas da um trabalhao, neh?
    Quanto a pintura de porcelana... Entao, eu tenho metais pintados com spray e nao saem, porcelana eu tb fiquei na duvida e perguntei a dona do pap, mas ela nao me respondeu... Me conta depois se deu certo?
    Beijos dotoso para vc.

    ResponderExcluir
  10. Ficou belíssimo, eu li o post duas vezes pra guardar bem na memória suas dicas. Eu adoooro parede de tijolinhos, acho um charme e a sua ficou bela, sem falar na decoração da sala! Beijos =*

    ResponderExcluir
  11. Menina, amo seu blog!
    Vim retribuir a visitinha lá no Graça & Estylo, e estou aqui babando na sua casa!
    Vc tem muitíssimo bom gosto!
    Bagunça faz mesmo, eu que o diga. Já estou acostumada com reformas e sei bem como é.
    Mas se não sujar não tem como arrumar né? kkkk
    Parabéns!
    E obrigada pela visitinha.
    BjãooO

    ResponderExcluir
  12. Rosaria, fiquei louca por tua parede de tijolinhos, era uma assim que eu queria!!
    No meu apê em construção o marido só concordou com os tijolinhos da portobello que são na verdade um porcelanato estreito
    com tijolinhos em relevo, mas ja estou in love por ela.
    Se vc quiser espiar aqui vai o link http://www.jeitodecasa.com/2014/06/visitando-obra-do-meu-ape.html

    Parabéns, vou levar uma foto e divulgar na pagina do meu blog, espero que muitas amigas visitem a postagem linda da tua parede!!
    bjuuu

    ResponderExcluir
  13. Sua parede ficou divina, amo este estilo.
    E sua sala está um glamour.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  14. Como ficou linda a tua sala, Rosária!
    Postagem de utilidade pública. O trabalho desse moço é espetacular, diga a ele que eu gostaria de importá-lo! rs
    Obrigada por compartilhar. Vai ajudar muita gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Ola! Belo trabalho! Parabens! Posso divulgar suas fotos? Espero que tenha ficado satisfeita com os tijolinhos cimenticios da PASSEIO REVESTIMENTOS! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza! Sim pode usar as fotos. Só peço que me dê os devidos créditos ok? E me dê o site onde publicou.E eu estou muito satisfeita com o resultado, amei. Um abraço.

      Excluir
    2. Olá! Você poderia informar o nome da loja que você comprou o brique por 49 o m2? Estou querendo colocar esse revestimento na minha sala mas o preço que estou achando é muito mais alto...

      Excluir
  16. Ola, ficou lindo, parabéns!! Qual o nome da loja onde encontrou ele por esse preço? Obg

    ResponderExcluir
  17. Olá, Rosaria! Tudo bem? Parabéns pelo resultado! Ficou ótimo!
    Você pode me passar o contato do Lucas Reis?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ola Renata Valeriano o numero do Lucas Reis é (21) 991043644

      Excluir
  18. Olá, você pode me passar o nomeou a loja que encontrou por 49,00 o metro quadrado? Aqui em Brasília estou achando por no mínimo 170,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, desculpe a demora, o revestimento de tijolinhos eu comprei na ´´Casa Center`` em São Gonçalo, na Cidade do Rio de Janeiro, e esta loja tem um site, tente ver se compra pelo site. Um bj e espero ter ajudado.

      Excluir
  19. Oi Rosaria, você poderia me informar onde comprou o Tijolinho por este super preço? Fico aguardando seu retorno pois estou em plena obra e querendo fazer uma parede assim. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatisoter, desculpe a demora, o revestimento de tijolinhos eu comprei na ´´Casa Center`` em São Gonçalo, na Cidade do Rio de Janeiro, e esta loja tem um site, tente ver se compra pelo site. Um bj e espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. Amei sua parede! Parabéns! Agora vou fundo! Tenho esse sonho faz uns muitos anos. Será que ainda encontro esse material com facilidade no mercado? Estou fazendo uma pesquisa de preço dos tijolos de demolição, mas perderia muito espaço, pois é para revestir uma parede já existente. Sei que já passaram alguns anos dessa postagem, mas se puder me orientar, agradeço desde já. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...