segunda-feira, 3 de março de 2014

MEU DOCE OUTONO

Os sentidos
Meu doce outono... como eu amo sentir, viver, esta época do ano. O Outono e o Inverno tem a ver com sensações, emoções, amor, romantismo, sabores... São as estações que mechem com todo o nosso sistema sensorial, visão, audição, tato, paladar, olfato. A alguns anos que eu observo, que assim que começa o verão, todos os pássaros que vivem por aqui nas árvores, nos telhados e na minha linda palmeira, todos somem de tão intenso que fica o calor, mas depois que chega o outono eles regressam felizes. Mas esses dias, assim que a temperatura baixou quase dez graus, a dois dias atrás, o dia estava amanhecendo, e eu já podia ouvi-los cantar ( chilrear) eles voltaram felizes, e eu me pergunto onde eles estavam? Hoje eles fizeram muita farra pela manhã, e ainda nem começou o outono, mas eles sabem o que está por vir e os bichinhos já estão aí para alegrar as minhas manhãs. 
No outono as noites retornam mais cedo, úmidas, frias, requerendo outros hábitos, alimentos mais quentes, neblina ao amanhecer, vento, banho quente, chocolate quente, luz de velas, lareira, arrepio na pele, um toque, sensações... 


No outono é como se houvesse uma reciclagem, perdas e ganhos, umas arvores perdem as folhas, mas outras arvores ganham o peso dos frutos em seu galhos, e chegam a ficar cansadas coitadas, de tanto peso em seus galhos, como uma mãe carregando o filho nos braços, mas lindos frutos surgem para nos deliciarmos, e também alimentar os pássaros que cantam para alegrar nossas manhãs, e assim segue a vida.


 Um tapete de folhas sobre o chão
As árvores que perdem as suas folhas, entre o  outono e inverno são chamadas de Caducas, e geralmente essas árvores caducas são de locais frios. O motivo da perda de folhas é uma estratégia de sobrevivência nos invernos rigorosos destas regiões. As árvores consideradas caducas, usam esta estratégia de perda das folhas, para conservar a umidade no tronco e na raiz porque as suas folhas perdem água através da evaporação. Nos invernos rigorosos, devido ao clima seco, as raízes perdem o seu abastecimento de água, e se as folhas não caírem, estas arvores ficam com suas raízes totalmente secas e morrem.
A produção de clorofila dessas árvores param no outono e por isto as folhas começam a mudar de cor. A medida que as folhas vão perdendo a clorofila os pigmentos que antes eram verde, passa para o avermelhado, laranja, amarelo, depois marrom, e as folhas morrem para salvar a árvore, é por isso que nesta estação a natureza nos dá um show de cores.



Fonte desta imagem AQUI

Chocolate quente
 Deliciosas receitas de chocolate quente  AQUI

                               Assista ao filme Outono em Nova York 

O Outono inicia-se às 13 horas e 57 minutos do dia 20 de março de 2014 .

´´Se um dia lágrimas vierem ao seu rosto, não pense no porque! Pense nas folhas do outono, elas não caem porque querem, e sim porque chegou a hora.``
Raphael Bacellar

Um beijo nos corações.

14 comentários:

  1. Oi Ro , ficou muito legal e explicativo este texto sobre o outono, realmente esta temperatura é bem melhor, gosto do verão, mas não do calor de matar, rs!

    Valeu pelo elogio do porta biju, você também poderia participar, pois você é tão talentosa e criativa, todas as meninas que participam iriam adorar as suas artes, vem, vamos nessa, tô te esperando para o próximo projeto, heim, rs!
    Quanto ao Carnaval, estou descansando, só vejo a folia pela tv :)
    Beijinhos minha linda e tenha um feriado abençoado!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi minha amiga
    Eu adoro o outono suas cores as manhãs frias com neblina...eu acabei de sentir um ar mais frio pela minha janela e lembrei que o outono está próximo e me deparo com teu post... que delícia.

    Bjkinhas uma boa semana pra você.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rosaria!

    Outono é sinônimo de bucolismo, pra mim!
    Uma estação onde tudo parece mais aconchegante, relaxante, agradável, não é mesmo?
    E que lindos os tapetes de folhas que vemos pelas ruas!...

    Que belo post, querida!
    Bjs e feliz semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Rosa
    O Outono tem seu encanto sim..tempo de calmaria,de recolher-se,de renovar e senti a vida passar mas lentamente...
    Cá o Inverno é muito longo e eu sonho com a primavera.Desejo dias frescos e felizes para voce,beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosaria! O outono também é minha estação favorita! Porque mescla o friozinho gostoso e um sol tímido entre as nuvens nubladas, folhas secas laranjas e marrons , os dias são perfeitos! Aqui no meu bairro as ruas ficam tranquilas e quase vazias uma brisa gelada ou um vento gostoso nos convidam a ficar em casa embaixo dos edredons. Amei seu texto! O filme é lindo pena que o final é tão triste! Bjs cheios de carinho!

    ResponderExcluir
  6. Que postagem mais cheia de energia, minha querida! adorei e a frase que termina ela, simplesmente maravilhosa e verdadeira! amei! imagens dez!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosaria, o que mais gosto no outono são as cores, lindas e maravilhosas, uma paleta incrível de amarelos, vermelhos, cor de tijolo e afins. Está linda sua postagem, a frase que encerra é uma grande verdade. Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosaria, o que mais gosto no outono são as cores, lindas e maravilhosas, uma paleta incrível de amarelos, vermelhos, cor de tijolo e afins. Está linda sua postagem, a frase que encerra é uma grande verdade. Bj

    ResponderExcluir
  9. ADORO o outono, pq moro em uma cidade muito quente!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto, tb adoro outono, gosto das tardes mais frescas, tudo fica tão leve e suave, boa semana querida!

    ResponderExcluir
  11. Lindo post Rosária!!! Lindas palavras!! Tbém adoro o Outono!!!
    Abraçossss

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosaria, adorei seu comentário, ri muito com ele, realmente usar uma xícara daquelas para plantar é maldade, mas tenho duas xícaras lindas que se racharam, não tive coragem de joga fora, uso como porta-treco e a outra para plantar suculentas que adoro.
    Vc acredita que tenho uma jarra que foi da minha bisavó, salvei ela de ir para lixo, rsrsrs, imagina a cena uma louca desesperada ao descobrir que sua tia jogou fora uma jarra que tem mais de 50 anos, pois foi essa a cena, rsrsrs. Bjs e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  13. Oi Rosária 1 Adorei o post .eu também gosto muito do outono.O outono e o inverno aconchegam.Feliz dia da Mulher.Bjs

    ResponderExcluir
  14. Hola amiga yo adoro el otoño ya que las temperaturas empiezan a estar más frescas !,, además ya empezamos a dormir más tapaditos

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...