terça-feira, 18 de março de 2014

ABAJUR PROVENÇAL COM PASSO A PASSO

Olá meninas, vocês que me acompanham, sabem quem  no ano passado eu fiz um abajur para a sala, e agora, eu resolvi fazer mais dois abajur, desta vez eles vão para o meu quarto, mas eu ainda não havia postado eles, porque ainda faltava mais uma peça para completar o jogo, pois eu fiz um par de abajur,  também forrei de tecido uma palavra LOVE, e ainda faltava fazer uma almofada que terminei esta semana. Mas vou ter que fazer dois posts, porque tem muitas fotos ´´mal feitas`` rsrsrs, do passo a passo do abajur.

PASSO A PASSO

Comprei dois pés de abajur, em madeira torneada, já com instalação elétrica, e duas cúpulas para forrar com o tecido. Os pés do abajur e a cúpula foram vendidos separadamente.

Lixei com lixa 220, até a madeira ficar bem lisinha, pintei de branco com a tinta PVA para artesanato da marca Acrilex.

As cúpulas vieram assim, forradas com plástico.

Comprei dois metros deste lindo tecido.

Desmontei as partes plásticas das cúpulas.

Cortei o tecido de acordo com o tamanho das cúpulas. Desculpe, mas as fotos não ficaram nítidas.


Observe que tem uns recortes no tecido, na parte de cima, tem que fazer estes picotados, para encaixar na parte menor de cima da cúpula.

Usei cola branca, Cascola Extra, esta cola serve pra colar madeira, mas é uma cola branca, observe na hora de comprar a cola, pois a Cascorez tem vários tipos de cola. Agora, por exemplo, eu já comprei uma Cola Extra branca de outra marca e mais barata, o nome da cola é, Cola Extra Amazonas. Me desculpe, mas eu não fiz a foto da nova cola, mas eu à comprei em loja de artesanato. 

Observe,  que tem que começar a colar o tecido, na emenda do plástico da cúpula.

Primeiro, eu dobrei o tecido na lateral, e fui fazendo a bainha do tecido com cola, depois passei cola no tecido, e colei na emenda do plástico da cúpula.

Depois, eu fui passando a cola aos poucos, em toda a capa da cúpula, e forrando o tecido, tem que deixar o tecido bem esticado. No final, eu fiz outra bainha com cola na outra ponta do tecido, veja na foto abaixo.

Colei o final do tecido, que já estava com a bainha virada com cola, depois cortei as sobras da parte de cima e de baixo, deixando somente uns três centímetros de tecido para fazer a virada de cima e de baixo.

 Deixado uns três centímetros de sobra de tecido, passei cola nas pontas do tecido, para fazer a virada.
 Fiz a dobra do tecido, da parte de cima e da parte de baixo, e fui virando o tecido com os dedos, deixando ele bem encaixadinho no arame da cúpula, eu encaixava com a minha unha, mas você pode usar algum objeto para encaixar o tecido no arame, o arame tem que ficar todo encapado com o tecido.



Depois que a cola secou bem, eu usei  um estilete para cortar as sobras do tecido do entorno do arame, olhe ao lado da caixa do estilete, e veja como ficou a virada do tecido envolvendo o arame da cúpula.

 Somente depois que o tecido secou bem, eu cortei as sobrinhas do tecido, mas cuidado, porque você tem que deixar a mão bem leve, para não cortar o plastico da cúpula junto com o tecido.
 E o abajur esta pronto.









Depois, eu forrei também esta palavra LOVE de MDF, que quando eu comprei era azul, depois de um tempo eu fiz pátina branca nela, e agora eu forrei de tecido, como eu fiz? Foi só passar cola na peça toda, encostei o tecido e alisei bastante ate deixar esticadinho na madeira, esta palavra LOVE, ela não é reta, ela faz uma curva. Depois que secou totalmente ( no dia seguinte) eu virei ao contrário na parte de trás da palavra e fui recortando com o estilete. 






Viram como ela é curvada? E você pode notar, que a pátina que ficou nas laterais e na parte de trás, deu um acabamento bonito na peça.



Olhe o acabamento do arame da cúpula, como ficou perfeito, visto por baixo.

No próximo post, eu mostrarei a almofada que eu fiz com o mesmo tecido, e como ficou o quarto com estas peças.

Um beijo nos corações.

30 comentários:

  1. Seu trabalho ficou prefeito Rosária!!
    e a estampa é show, linda demais, parabéns!

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Adorei o passo a passo...e as letras? Um amoreco! Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  3. Mas essa minha amiga é uma artista !!
    ficou lindo demais !! Parabéns!! Amei!
    bjkas!!

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo, adorei a combinação com a palavra Love ... super criativa como sempre.
    Parabéns Rosária !

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito lindo, adorei a combinação com a palavra Love.
    Como sempre super criativa essa Rosária!
    Parabéns, ficou realmente show de bola!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá nem precisa dizer que ficou bonito ,porque ficou é LINDO, e no capricho, esta estampa é muito delicada e romântica adorei .
    Tu sabe que eu adoro tudo que você faz .
    Bjs no coração.
    Marta

    ResponderExcluir
  7. Nossa amiga faz três dias que procuro algo interessante nos blogs e não achava nada. Só hoje encontrei algo que me chamou a atenção.
    Você é mesmo muito prendada. Ficou lindo o seu abajur e a sua palavra Love também.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosaria! Que lindo ficou este conjunto! Adorei ,posso copiar!Bjs

    ResponderExcluir
  9. Rosaria que peça linda,amei! O tecido é
    maravilhoso e o love está uma gracinha de tão delicado!Belo trabalho, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosária, quanta coisa linda por aqui!!! Seus abajures ficaram lindos, a estampa é maravilhosa. o Love é um love mesmo! Me apaixonei na bandeja com a técnica do transfer, acho que vou tentar. Um dia lindo pra ti, bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, parabéns, tudo lindo!!!! Onde vc comprou o tecido? bjs

    ResponderExcluir
  12. Que paso a paso más bueno Rosaria , adore el género turquesa que usted eligió , y me gusto mucho el love
    Besos

    ResponderExcluir
  13. Olá Rosária!
    Saudade do seu cantinho fofo.
    Que trabalho lindo, ficou demais, parabéns!
    Boa noite!
    Tudo de bom.
    Bjus
    Estael
    www.atelieprovence.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Parabéns ficou lindo seu trabalho... amei a estampa!!
    Bjkinhas

    ResponderExcluir
  15. Olá Rosaria,
    Além de vc ser uma artista nata, ainda posta um PAP para ninguém botar defeito. Os abajures ficaram lindos, gostei do tecido (precisou tudo isso: 2 m??) e da luz que resultou deles. Estou doida para fazer alguma coisa com tecido colado, só para ver como me saio, mas sem coragem de arriscar! Um bj amiga e continue nos deliciando com esses trabalhos tão bonitos e caprichados!

    ResponderExcluir
  16. Tudo muito lindo, amei o love com curvinhas.
    Parabéns, dá pra ver o capricho nos detalhes.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  17. Oi Ro, tudo bem? Adorei o abajur, ficou muito caprichado, parece de loja, como sempre você arrasando no artesanato! O LOVE ficou demais, não tinha visto ainda em formato de ondas, muito bacana!
    Beijinhos e saudades!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  18. Oi Rosaria. Os dois trabalhos ficaram lindos, e com ótimo acabamento. Que tecido lindo! Aqui tem tanto tecido pra vender, mas pra achar um deste estilo (com estampa semelhante) é muito difícil. Comprei duas letras de mdf, as iniciais do meu nome e do marido. Mas estou tão na dúvida do que fazer, que ainda estão cruas em cima do móvel no meu quarto. Beijos e uma ótima semana. Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Rosaria, sempre um primor de trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Ai, que lindo que ficou tudo!!! Rosária, você arrasa, amiga! adorei o tecido, o abajur e as letras. Eu comprei 2 letras K, que são iniciais dos nomes das linhas filhas, e preciso tomar coragem para forra-las e a cúpula do meu abajur tb está precisando de forro. Adorei!
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  21. Querida???? Onde vc comprou a cúpula e os pés de madeira.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila eu comprei o material na Rua da Conceição n 15 no Saara- Centro do Rio de Janeiro. Vc tem blog, Face?

      Excluir
    2. Humm Vou lá hj !!! Obrigada! Só tenho face. Camila gonvalves Bjs

      Excluir
  22. Bravo, perfeito!
    Com este pap, não tenho mais medo de cobrir uma cúpula! Obrigada.

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Rosária,

    Que lindos esses abajures, parabéns pelo trabalho e pela animação, ficaram perfeitos.
    Eu , se desmontasse, "mais nuncaaaaa", adeus viola...rsrs...
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  24. Mais uma vez o seu trabalho ficou impecável! Lindo acabamento!

    ResponderExcluir
  25. Que lindo o seu trabalho, parabéns!!! Já estou a algum tempo a procura deste modelo de abajur com cúpula, pois só encontro dos quadrados em madeira ou entao com cúpula, mas já prontos e é muito caro...Você conhece algum site que venda on line para me indicar??? Obrigada, bjs, Geizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geizinha! Sinto muito, mas eu não sei de nenhum site que vende estes abajur! Vc é do Rio? Se for te indico a loja! Um bj no seu coração.

      Excluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...