sábado, 11 de janeiro de 2014

TORTA DE AMEIXA COM MASSA DE PÃO DE LÒ

Olá meninas! Bom, acho que vocês já viram o post do Ano Novo, e viram também que eu fiz uma torta de ameixas. E hoje eu passei á tarde fazendo este post, porque fui ameaçada... Vê se pode uma coisa dessas, uma pessoa que prometo que não vou falar quem é... Pois pode ser perigoso, rsrsrs , só vou escrever o nome dela porque sei que vocês não vão comentar com ninguém, foi a Michelle Hernandez... Ela disse que se mostrarmos a foto da comida sem passar a receita, corremos o risco das seguidoras deletarem o blog da gente, rsrsrs.  Pronto Mi ,  fiz este post com a receita, agora você está fazendo parte da corrente do Selinho das Blogueiras Amigas, saiba como, no final deste post.

TORTA DE AMEIXA

Gente esta torta ficou uma delícia, vale a pena fazer.

                                   MASSA DE PÃO DE LÓ

 Com esta receita você faz um bolo leve e gostoso.

Para esta quantidade de massa eu usei um tabuleiro redondo com 35 cm de diâmetro e 6 e meio de altura, Se você preferir fazer a metade da massa  coloque em um tabuleiro redondo com 25 cm de diâmetro com 5 de altura.
INGREDIENTES
8 ovos em temperatura ambiente
4 xícaras de chá de farinha de trigo
4 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 xícaras de chá de água fervente, ou leite.
2 colheres de sopa de baunilha ou qualquer essência de sua preferencia.

        MODO DE FAZER

Ligue o forno e deixe-o esquentar em temperatura alta enquanto você prepara a massa.
Separe as claras das gemas. Bata as claras em ponto de neve e reserve.
Depois passe as gemas em uma peneirinha para retirar a película que deixa o bolo com cheiro de ovo.

Na tigela da batedeira, coloque as 8 gemas já peneiradas com 2 xícaras de chá de água quente (eu fiz com leite quente) e bata até espumar e ficar um creme firme.
Sem parar de bater e aos poucos coloque 4 xícaras de chá de açúcar e continue batendo por alguns minutos, acrescente a essência de baunilha, a seguir incorpore aos poucos 4 xícaras de chá de farinha de trigo e continue a bater até ficar homogênea por aproximadamente uns 10 minutos. 
Desligue a batedeira, junte o fermento em pó, as claras em neve e com uma colher de pau ou espátula, mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima e misture bem. Passe margarina na forma e polvilhe com farinha de trigo. 
Despeje a massa na forma e bata de leve a forma com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar. 
Leve ao forno, que já deverá estar com temperatura alta em torno de 220 graus e deixe assando nesta temperatura por 10 minutos, passados os 10 minutos, abaixe para temperatura média em torno de 180 graus deixe por aproximadamente mais 35 minutos. Mas cuidado observe a potencia de seu forno, porque tem alguns fornos que tem temperatura mais forte e pode queimar o bolo, porque existem diferenças de um forno para outro. 
Para saber se o bolo está assado, espete uma faquinha fina ou um palito no meio do bolo. Se sair úmido é porque precisa assar mais tempo. 
Quando sair seco, desligue o forno e retire o bolo, com cuidado para não queimar as mãos. 

Espere esfriar para desenformar. 
Pode usar como base para rocamboles, bolos recheados, bolos de aniversário ou pavês.

RECHEIO
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1/2 lata de leite de vaca
1 k de ameixa sem caroço picadas, sendo 600 gramas para o recheio e o restante para enfeitar
1 colher de sopa de margarina sem sal
3 gemas peneiradas
MATERIAL PARA MOLHAR O BOLO

1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite, pode misture frio mesmo, ou se preferir você pode usar guaraná.

                        MODO DE FAZER O RECHEIO
Misture em uma panela 3 gemas passadas pela peneira para tirar a pele, a margarina, o leite condensado e o leite de vaca.
Cozinhe até tomar consistência de brigadeiro mole, deixe esfriar totalmente.
Junte o creme de leite e as ameixas e depois bata no liquidificador mas não precisa triturar muito as ameixas para elas não se desmancharem totalmente.
Depois do bolo´´totalmente frio``, desenforme em uma mesa forrada com um pano, corte a massa ao meio com uma faca comprida de pão ou com o cortador de bolo, retire com cuidado a tampa (metade) do bolo reserve, pegue a forma onde você assou o bolo e sem lavar a forma coloque a parte de baixo do bolo dentro da forma novamente e depois molhe o bolo com a metade da mistura do leite condensado com o leite ou o guaraná, a seguir distribua todo o recheio no bolo, depois coloque a outra parte de cima do bolo por cima do recheio e molhe também a parte de cima com o restante da mistura do leite ou guaraná, este bolo fica melhor você fazer hoje para confeitar amanhã entendeu? Porque assim ele fica mais firme, guarde na geladeira, no dia seguinte você vai confeitar. 

COBERTURA DE CHANTILI
Para um bolo grande como o que eu fiz eu usei duas caixinhas de Chantili de 200 gr, bata o chantili na batedeira como indicado na embalagem, a caixinha tem que ir para a geladeira por 12 horas antes de bater, não esqueça de colocar as pás da batedeira e a bacia também no congelador por uns 20 minutos antes de bater o creme. Quando o chantili estiver firme pare de bater, porque se você continuar batendo ele vai virando uma manteiga e não servirá para nada.
Cubra todo o bolo com o chantili batido conforme indicação da embalagem.
Para decorar, use um bico pitanga e faça as pitanguinhas em volta de todo o bolo, começando por baixo como na foto, faça listras de pitanguinhas na lateral, inclinadas
Com um faca, risque o quadriculado em cima do bolo, para marcar onde vai decorar (como na foto)
Nos riscos que fez faça mais pitanguinhas e depois ao redor do bolo todo e nos espaços coloque ameixas picadas, pode fazer uma calda grossa com as ameixas, mas só pode colocar em cima do chantili quando estiver gelada. Eu coloquei somente as ameixas picadas.

SEGREDINHOS DO PÃO DE LÓ

Se você quiser fazer um bolo e deseja confeitar, faça uns dias antes a massa para você treinar. Eu fiz dois até acertar a massa. Quando fizer o bolo de teste faça a massa com a metade dos ingredientes e use água ao invés de leite afinal é só um teste, e não se esqueça de diminuir o tempo de forno para 30 minutos, sendo 10 minutos no forno forte e 20 no forno médio.
 Esta massa fica delicada e fofa.
As vezes pode acontecer de você abrir o forno e o bolo ainda não esta assado totalmente, preste bastante atenção pois aconteceu comigo com um dos testes, aí ele vai murchar um pouco no meio, mas deixe ele terminar de assar mesmo assim, quando estiver frio  recorte os lugares onde ficaram mais altos nas laterais que ainda assim vai dar para você confeitar, só não vai servir para confeitar se ele estiver solado.
   Quando fiz a primeira vez eu tinha muitas duvidas. Depois de muitas pesquisas na net, vi que existem muitas formas de se fazer esta massa, inclusive a primeira que fiz deu tudo errado, e foi com uma receita retirada do site de uma pessoa que é confeiteira, e a forma de fazer era totalmente diferente, e não sei porque, deu tudo errado. E outra coisa que observei, é que muitas pessoas dão a receita, mas não te dizem o tamanho da forma, foi aí que eu tive que fazer várias vezes para saber se a medida das receitas dava nos tamanhos das formas que eu tinha. Esta é a segunda torta de festa que eu faço, e não sei trabalhar com outra forma de confeitar sem ser o chantili, quem sabe um dia eu tente né?
Esta massa também serve par fazer rocambole, é só fazer a massa com a metade dos ingredientes colocar em tabuleiro retangular, e depois de frio passar o recheio desejado e enrolar o rocambole. Pode fazer para o lanche da tarde, não é muito calórico pois não leva manteiga. Mas se estiver recheado, aí você corre para a academia no dia seguinte, rsrsrs.
Sei que o post ficou enorme, mas não queria que ninguém ficasse com as mesmas duvidas que  fiquei com esta massa quando resolvi faze-la. Um bj nos corações.

 Michelle Hernandez espero que tenha gostado da receita. Esta torta faz parte de uma corrente da amizade, quem pediu a receita da torta faz a torta e manda um pedaço por sedex para 20 Blogueiras Amigas e tem que ser Amigas do Brasil para ter sorte o ano todo, se você enviar o pedaço da torta para 20 blogueiras vai ganhar um Selinho de Blogueira Amiga, o selinho esta aí. Não esqueça senããoooooo......  rsrsrsrsrs.


                         Michelle Hernandez : http://decoracaoeinvencao.blogspot.com.br/

 AMO VOCÊS MENINAS.



























9 comentários:

  1. Muito bem explicadinho, obrigada amiga pela dedicação. É assim quando se ama o que faz. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Rosária,
    Tem umas blogueiras perigosas, que absurdo isso...kkkk...
    Mas perigoso mesmo é essa torta, imaginei o sabor, eu amo ameixa.
    Adorei a receita super bem explicada, desse jeito viro boleira, vou fazer vários testes, um por semana .
    Depois de treinar muito, eu dobro a receita prá fazer para as 20 amigas, por que com certeza todo mundo vai querer repetir.
    Muito, muito obrigada mesmo, você é um doce.
    Besitos

    ResponderExcluir
  3. Muhhh que rica esa torta !!1que pena que después de estas fiestas quedemos todas con unos kilitos de más .. Me encantó la receta

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosária,
    a receita parece deliciosa, mas no dia que eu conseguir fazer um bolo profissional desse, pode chamar o padre prá fazer algum exorcismo, porquê com certeza eu vou estar possuída! infelizmente meus dotes culinários e "doçários" são mais do que básicos! não adianta nem dizer prá treinar, porquê eu não chego lá. Cozinha é talento, e com esse eu não nasci!
    Mas gostei do blog da Michelle, não conhecia e virei cliente!
    Quanto aos seus comentários, eles me matam de rir. Não leve a mal, mas sabe que quando eu estava escrevendo o post, até pensei "será que é termo inglês demais prá Rosario???" mas amiga, vc ainda põe no ventilador! kkkkkk
    Eu saí de lá cantando a música mas sem me lembrar que era do Beatles. Googlei com as frases e fez-se luz! que seria de nós nos dias que correm, sem o Santo Google! Bjs e sério, vc é demais, eu rio até hj com o Quebra Nozes! ai, ai......

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de receita , mas não tenho a mão boa para fazer bolos , não sei o que acontece , nunca dá certo ..kkkkk!
    Menina , vc acredita que depois que fiz a postagem , ainda troquei coisas do lugar !!kkkkkkk! Ja tem coisa que ta diferente , desdo dia ..
    Rosaria , graças a Deus eles estão bem , ainda não voltaram para casa , pois ainda tem um pouco de água e minha mãe tá limpando aos poucos , pois tem muita sujeira e como eles perderam todos os móveis , ela tá limpando cômodo por cômodo , tirando tudo jogando fora , um trabalhão daqueles, mas graças a Deus estão com saúde . Realmente foi muito triste , até hoje estou um pouco baqueada , quando lembro e escrevo como agora , é difícil segurar as lágrimas, mas agora é reunir forças e começar de novo !!
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, comadre!

    Venho com todo carinho convidar vc e suas leitoras para participar do "1º SORTEIO DO MEU DOCE LAR: UMA "BOLSA CHENSON"!!!"

    Conto com sua participação e boa sorte!

    Deus abençoe!
    Bjs!

    Karin Filgueira
    http://meudocelarbykarinfilgueira.blogspot.com.br/2014/01/1-sorteio-do-meu-doce-lar-uma-bolsa.html

    ResponderExcluir
  7. Oi anjo, como vc esta?
    Que receita heim? Engordei so de olhar kkkkkkkkkkkkkk
    Obrigada pela dica la no blog, sigo com o mesmo problemas, mas hoje ja esgotou a minha paciencia para tentar resolver o problema... Beijos no seu coracao

    ResponderExcluir
  8. Olá Amiga!!!
    Parabéns!
    Foto boa da torta, receita bem explicada. Agora, quero é me ver fazer, ainda se fosse minha filha,ela é que é boa nisso.
    Boa semana amiga.
    Bjos
    Estael
    www.atelieprovence.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá
    adorei, vindo com a receita ficou maravilhoso. Eu sou louca por bolo de ameixa. Esse recheio está divino, coitada da Michele, diz pra ela me incluir e me mandar um fatia bem grande hahahha
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...