terça-feira, 28 de janeiro de 2014

BANDEJA COM TRANSFERÊNCIA DE IMAGEM

Oi meninas, tudo bem? Desculpem a demora de postagem, mas eu ando igual linha de crochê toda enrolada rsrsrs, essa foi sem graça né??? Meu filho que fala pra mim: Mãe você faz umas piadas sem graaaaça; e eu nem ligo o importante é rir, a vida é que as vezes é sem graaaaça. Mas vamos ao que interessa, como eu não paro nunca, resolvi dar uma repaginada na minha bandeja de cama que já estava sem graaaaça, eu estava a muito tempo querendo fazer ela ficar Provençal, mas nunca tinha uma ideia legal, pois artesanato você tem que deixar a ideia fluir, eu falei outro dia que é igual a frase do poeta Manoel Bandeira  ´´Eu não faço poesia quando quero e sim quando ela, a poesia, quer`` veja Aqui o texto de Manoel Bandeira. Mas isto é pura verdade, assim do mesmo jeito que é a poesia que comanda o poeta, se a inspiração não vir, a gente não consegue criar nada, você pode até tentar, mas não vai conseguir nada, eu tenho várias peças que comecei e parei pela metade ou outras que fiz e não ficaram boas e estão em um canto esperando por ela, a inspiração...


TRANSFERÊNCIA DE IMAGEM

Para quem não sabe esta imagem é feita com uma fotocópia a laser.
 Mas para consegui este resultado, não foi de primeira não meninas, foi preciso errar para acertar, fiz a primeira transferência de imagem em um MDF para ver se saía certo, então eu aconselho vocês fazerem teste antes em algum pedacinho de MDF ou madeira para você aprender a técnica primeiro.  

 Veja que eu lixei a pintura antes de fazer a transferência de imagem no lugar onde ia ficar o bolo, e deu um efeito muito bonito. Você vê que saiu todo papel e ficou somente a impressão feita à laser.

 Estes riscos que você vê na pintura não é marca de pincel são os riscos da própria madeira, eu apliquei somente três demãos de tinta



 Colei apliques nas laterais.


















Aqui está a imagem da bandeja antes da transformação, eu acho que foi muito bom eu esperar a inspiração chegar, e vocês o que acharam?


 PASSO A PASSO
Produto que faz a transferência

Primeiro eu lixei só um pouquinho a bandeja, depois pintei com a tinta Acrilex pva fosca para artesanato na cor branca dei apenas três demãos, depois de seca eu lixei com uma lixa de numero 100 em lugares escolhidos, fiz desgaste em todas as quinas, depois que escolhi a imagem neste site AQUI , este site tem desenhos para impressão com versão invertida e grande para fazer em madeira, pois se a impressão  tiver palavras ela tem que ser feita invertida, como se você estivesse vendo as palavras de frente a um espelho, porque quando você faz na madeira o desenho fica ao contrário, eu mandei fazer duas fotocopias à laser, que me cobraram 10 reais a colorida e 4 reais a preta e branca UM ROUBO, mas enfim né, o produto usado para fazer a transferência da imagem foi o Tranfer Print que tem o preço variando em torno de 14 reais, tem alguns videos que ensinam a fazer a transferência passando o Transfer Print na madeira e no papel da fotocopia, mas o papel fica muito molhado, mas insistindo nas experiencias eu encontrei o vídeo da Vasti Fernandes no Youtube e achei que a técnica que ela usa é muito melhor de fazer e se você quiser se aventurar veja o vídeo da Vasti Fernandes AQUI, e para conhecer o blog dela veja AQUI. Depois que você colar o papel na madeira espere secar por umas duas horas, mas isso vai depender do clima, o papel precisa estar bem seco, pegue um pedaço de esponja serve de pia mesmo, mas que esteja limpa viu, molhe a esponja passe sobre o papel colado, depois de alguns segundos, vai levemente com os dedos esfregando o papel, e você vai ver que o papel começa a se enrolar e se desfazer, vai passando o dedo molhando mais quando for preciso, deixe secar um pouco e enquanto você vê que ainda tem resíduo de papel você vai molhar novamente com a esponjinha e continue esfregando com os dedos, você vai fazer isto ate ver que a impressão esta bem pretinha ou sem for colorida veja se o desenho esta com as cores bem vivas e não tem mais resíduos de papel na madeira, deixe secar e aplique verniz acrílico a base de água de artesanato, mas só se você tiver certeza que não tem mais nenhum resíduo de papel, porque depois que você passar o verniz não tem mais jeito de tentar tirar resíduos de papel. Depois que eu fiz todo este processo eu colei alguns apliques de resina nas laterais da bandeja e apliquei o verniz acrílico fosco á base de água, não use cera para acabamento porque a cera dissolve a imagem toda, e se o seu Tranfer Print estiver muito grosso ou endurecendo pode pingar um pouquinho de água dentro do vidro para ele amolecer, mas ele tem que ter a consistência de cola branca de papel. A técnica de transferência de imagem também pode ser feita no tecido, e esta vai ser a minha nova experiencia, eu adorei fazer isto gente, é muito gostoso de fazer, experimente você também.

Veja como fica linda em moveis, o desenho fica e o papel sai todo.
Fonte: http://thegraphicsfairy.com/( este site tem imagens gratuitas para impressão)


Um beijo pra todas vocês e espero que tenham gostado, se não gostaram também não tem problema, rsrs.
 A VIDA É BELA...

34 comentários:

  1. Oi Rosaria, td bem?

    Sou nova por aqui e adorei sua bandeja, vou tentar fazer também!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sei te explicar como eu amei!!!!!!!! Ficou maravilhosa, mãozinhas arteiras, só fazem coisas lindas! Beijo grande!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  3. Rosária, ficou linda sua bandeja, finérrima, a cara da riqueza...kkk...Nem parece a mesma, com seu toque ficou perfeita.
    Parabéns. Aqui fazem muito e transferem com removedor de esmaltes (dizem) e nos tecidos usam um produto gringo o Citro-solv, mas vem dos EUA e custa bem carinho.Não conhecia esse, vou ver se minha mãe encontra prá me trazer, ela vem em abril.
    Besitos

    ResponderExcluir
  4. Bendita inspiração ! Valeu a pena esperar ela chegar , ficou lindo !
    Tenho uma bandeja parecida e hoje mesmo tava pensando em pinta-la , será que consigo fazer assim ?
    Aqui em casa o rei das piadas sem graça é o marido , então quando ele fala eu tenho que rir, para não perder o marido né ?kkkkkkkk!
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosaria que linda que ficou a bandeja , eu também concordo que tem que deixar a inspiração chegar para fazer algo legal (e você é inspirada pra caramba)seus trabalhos são sempre lindos ,sou sua fã .
    Bjs no coração .
    Marta

    ResponderExcluir
  6. OI ROSARIA,QUE LINDA QUE FICOU AMIGA,ADOREI.SABE QUE TENHO ESSE PRODUTO DA CORFIX GUARDADO A TANTO TEMPO QUE JÁ NÃO LEMBRAVA DESSA ARTE COM ELE,NOSSA!! A FILA AQUI EM CASA É BEM MAIOR DO QUE EU IMAGINO,HEHE.FELIZ QUARTA COM MUUIITTAAA INSPIRAÇÃO.BEIJO.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosamaria!!
    Que bela transformação..parabéns pelo trabalho!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  8. Rosaria
    Amei o resultado. Não conhecia essa técnica, vou tentar fazer. Parabéns sei trabalho ficou espetacular! !!! Bjsdddd

    ResponderExcluir
  9. OI Rosária querida,

    Estava com saudades de ver as coisinhas lindas que você apronta nessa casinha linda! Eu queria ter esse talento! mas infelizmente, amiga, só eu fazendo uns cursos. A bandeia ficou show! adorei!
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosaria, ficou perfeita!!!! Parabéns!!!!
    Obrigada por compartilhar!!!! Vou tentar!!!
    Abraços,
    Micheli Fanalli

    ResponderExcluir
  11. Lindo! Estava com saudades, ADOREI! Vou tentar fazer, se conseguir te mostro! Bjus

    ResponderExcluir
  12. O comentário: "quando fizer te mostro" é meu, não reparei que estava no perfil da minha filha!!!!!!rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga,
    Acreditas que já vim aqui umas 3 vezes, só para ver esse milagre da transferência? estou boba, nunca tinha ouvido falar nessa tecnica nem nesse produto! ficou um verdadeiro show a bandeja. De uma bandeja igual a todas as outras, para uma bem provençal mesmo! Adorei! e aplicar isso num móvel, como vc mostra, também é outro show, heim? Bj Rosaria, já anotei o produto para comprar quando for ao Brasil!

    ResponderExcluir
  14. PS: valeu a pena esperar que a inspiração baixasse! vc tem razão, sem ela (inspiração) nada feito!!

    ResponderExcluir
  15. Hola amiga me encanta ese trabajo con esa transferencia ,, me gusta mucho el aspecto provenzal de esa bandeja amiga

    ResponderExcluir
  16. Amigaaa ficou perfeita!!! Linda de bonita!! Parabéns, vc sempre me impressiona com suas habilidades!!

    ResponderExcluir
  17. Querida amiga vim aqui agradecer seu comentario e dizer que amei suas idéias !!!! gente fiquei tão feliz com suas dicas mas o elmalte que voce usou é a base de agúa ??? você ja fez essa pintura tipo demolião ??? da certo ??? sabe que é eu tenho umas florzinhas horrorosa nos azulejos então querida dar um fundo todo branco como não molha aquele lavabo sera que tem outra tinta que da pra pintar tudo ??ai já to abusando .
    Agora quero falar da bandeja meu Deusss que linda vou tentar fazer aqui em casa ficou demais de linda vou passear um pouquinho aqui e levar masi inspirações aguardo retorno beijo grande

    ResponderExcluir
  18. Rosaria e eu que tenho carteira de motorista a mais de oito anos e não dirijo... Mas prometi para mim mesma que vou perder o medo e este ano vou tentar!!!! rsrsr

    ResponderExcluir
  19. Já adicionei o quadro de seguidores... Obrigada pelo toque!!!!
    Assim que os seus quadrinhos estiverem prontos também ver!!! Não esqueça de posta-los.
    Abraçosssss

    ResponderExcluir
  20. Adorei ! Fica realmente perfeito ! E para peças shabby combina perfeitamente . Eu nem sabia que existia essa técnica e esse TRANSFER PRINT. Muito obrigada pela dica !!! Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Oi Rosária, obrigada pelas sua dica sobre o produto para transferência. Vou pesquisar, não é possível que não haja por aqui. Um bj e lindo fim de semana para vc e família.

    ResponderExcluir
  22. Oi Ro, que trabalho maravilhoso, ficou perfeito e lindo, só você mesma pra fazer estas coisinhas tão belas! Quanto a inspiração, você "falou e disse", tem que espera-la chegar, senão íamos perder a oportunidade de ver esta obra prima!
    Beijinhos e saudades!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que linda!!!!!!!!!!!!!! Além do formato dela ser muuuito legal, o seu trabalho ficou 10! Super-charmosa e delicada.
    Eu tb adoro uma piada tosca e se eu rir já tá bom demais!!!!
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  24. Magnifica! Adorei. Adoro esse estilo!
    Anjo no google, colocando Tinta fluorescente, vai aparecer ate onde vc pode comprar!
    Beijos amor

    ResponderExcluir
  25. Rosaria, que linda que ficou essa bandeja. Estou encantada com seus trabalhos. Um mais lindo que o outro. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua bandeja e as dicas também. Que capricho!!!

    ResponderExcluir
  27. Adorei tua explicação. Sou deficiente auditiva e não conseguia entender o nome do produto que colava , agora vou ficar esperando o teu trabalho em tecido. Sou prof. de artes . Obrigada pela dedicação. Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Oie, achei seu blog muito interessante e os seus trabalhos também! Sua explicação é perfeita, parabéns! Eu amo artesanato e gosto de aprender um pouco de t... quase tudo, mas não tenho o dom de escrever com tanta eloquência como você faz, e olhe que piadas podem soar sem graça, mas com graça!
    Tenha um fim de semana iluminado por Deus e se desejar conhecer meu cantinho, ficarei feliz.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  29. OI seu blog é maravilhoso , estou com uma duvida quando for na grafica que tipo de papel term que ser impresso? E eu levo a imagem em arquivo ja dimensionada ou eles fazem de acordo como eu pedir? Conhece algum programa que faz isso? Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Olá Ana Paula tudo bem? Em primeiro lugar quero agradecer por sua visita aqui no meu cantinho, e tentar te ajudar quanto ao papel a ser feita a impressão, você ira fazer este trabalho com uma simples folha de papel A4 e quanto a imagem copie do link que deixei ai no texto e leve em um pen drive para ser feita a impressão e la você devera dizer qual tamanho que vc quer ampliar o desenho. Mas observe que existe algumas dessas figuras que não se consegue ampliar muito, pois elas distorcem a imagem. Espero ter ajudado . Um bj no seu coração

    ResponderExcluir
  31. Olá Ana Paula tudo bem? Em primeiro lugar quero agradecer por sua visita aqui no meu cantinho, e tentar te ajudar quanto ao papel a ser feita a impressão, você ira fazer este trabalho com uma simples folha de papel A4 e quanto a imagem copie do link que deixei ai no texto e leve em um pen drive para ser feita a impressão e la você devera dizer qual tamanho que vc quer ampliar o desenho. Mas observe que existe algumas dessas figuras que não se consegue ampliar muito, pois elas distorcem a imagem. Espero ter ajudado . Um bj no seu coração

    ResponderExcluir
  32. Obrigada por responder fiquei muito feliz .... queria saber outra coisa se puder me ajudar já ouviu falar em transferência de imagem usando um papel chamado wax paper ? Você conhece? Sabe onde vende ? Não eh papel manteiga nem vegetal ... Abraços ... P.s fiquei apaixonada pela sua cabeceira e mesa de jantar .... rs

    ResponderExcluir
  33. Oi Ana Paula! Fico feliz por vc ter gostado da cabeceira e mesa de jantar. Olha eu nunca ouvi falar neste papel, pesquisei sobre o assunto no google e só sei que é um papel encerado, e me parece ser importado, mas será que não é o mesmo papel manteiga que conhecemos por outro nome? Vi que fazem transfer com ele tbm, agora eu entendi... eu já vi alguns rótulos que fazem para vidros com um papel parecido e fica maravilhoso, deve ser o mesmo, o rótulo fica quase transparente e com imagens de transfer, depois vou tentar pesquisar mais sobre o assunto e te deixo aqui ok?. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  34. Acho que esta técnica tem um lindo efeito, apesar de nunca ter feito (está na lista de tentar algum dia...).
    Sua bandeja ficou muito bonita. Adorei o efeito desgastado. Sou fã do rústico.
    Abraços e linda tarde.
    Márcia.

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...