segunda-feira, 29 de julho de 2013

BICO DE JACA, BIQUINHO, PONTA DE DIAMANTE.


Meninas, hoje eu quero falar das jarras, taças, copos, saladeiras, bomboniere, licoreiras e todas as outras peças de vidro ou cristal no formato conhecidíssimo como bico de jaca, antiquíssimas e que antes quem tinha em casa não usava, andavam escondidas nos armários, agora que estes modelos voltaram com toda força, possuem formas diferenciadas e ao mesmo tempo retrô. São peças de um valor estético muito alto e garantem muita beleza e luxo para a sua mesa. Mas alguém sabe onde nasceu e até hoje é vendido os queridinhos e desejados bico de jaca?

                               ALGUÉM AÍ JÁ OUVIU FALAR NO DEPOSITO MARINHA GRANDE? 

Meninas, a minha amiga e blogueira Valéria, que mora em Lisboa-Portugal deixou um comentário no meu blog que fez despertar a minha curiosidade, ela falou que lá em Portugal o fabricante desses copos era o Deposito Marinha Grande eu resolvi fazer uma pesquisa através da dica que ela me deixou no blog, e eu descobri um fato que eu desconhecia sobre os famosos bico de jaca.


Foi só no século XVIII que se estabeleceu em Portugal a indústria vidreira.

 ´´A origem do design desses copos e taças, veio de Portugal. A muito e muitos anos atrás em 1901 foi quando entraram no comércio através de catalogo da Fabrica de Vidros da Marinha Grande (Portugal), esta foi a primeira referencia conhecida a estes modelos de copos que na época eram conhecidos por´´biquinhos``.
Este tipo de vidro, inserido no universo de produção “ponta de diamante” terá sido produzido ainda no século XIX (19), através de técnicas de lapidação manual. Posteriormente o serviço passou a ser produzido pela prensa, método que dura até hoje. Curioso é saber que na primeira década do século XX (20) foi considerado antiquado. O inglês Guilherme Stephens foi o grande impulsionador da indústria do vidro no Deposito Marinha Grande, produção que trouxe à região não só um enorme desenvolvimento industrial e populacional, como um enorme prestígio artístico.``

Depósito Marinha Grande-  www.dmg.com.pt
Rua de São Bento, 418/42O
( texto acima extraído do blog: http://upmagazine-tap.com/pt_artigos/copos-e-jarro-marinha-grande)


 E hoje o famoso bico de jaca está em alta, virou febre, com vários fabricantes que trazem para nossa mesa o estilo retrô, todos querem ter o famoso bico de jaca em suas mesas, o grande problema é escolher as cores, escolher uma ou várias, e os preços estão uma loucura, tem copos chegando no valor de 40 reais, os preços dependem da cor escolhida, quanto mais moderna a cor, mais alto é o preço. E conversa vai, conversa vem, a minha amiga Valéria que mora em Portugal se prontificou de ir até a loja do Deposito Marinha Grande e fotografou para mim, a fachada e o interior da loja. Portanto, este post queridas, tem uma grande colaboração dela, por isso eu coloquei o nome do seu blog nas fotos, e quem ainda não conhece o blog da Val de um pulinho lá e conheça, é rapidinho, é logo ali em Portugal.

                                   Blog da Valéria: http://lavionrosedeco.blogspot.com.br/ 

Fachada da loja Deposito Marinha Grande

















Interior da loja






 Antigamente as cores da moda eram mais fortes, mas hoje temos todas as cores desde as mais fortes até as mais delicadas, e  hoje é possível  decorar as mesas a ponto  de encantar os olhos de qualquer pessoa.

Estas peças bico de jaca abaixo são da minha casa.


Essas taças bico de jaca foram compradas na Cristaleria São lourenço em São lourenço-Minas Gerais









A bomboniere eu já tinha a algum tempo.


Essa taça de água bico de jaca foi a minha ultima aquisição. A questão de comprar taças e copos muito coloridos é a composição na hora de arrumar a mesa você fica preso a cor, e comprar incolor você pode variar nas cores dos guardanapos, jogo americano, sousplat, toalhas floridas e coloridas, que são objetos que não ocupam tanto espaço na hora de guardar, e se você enjoar da cor troca somente estes acessórios. Porque aja armário para guardar tanta louça não é mesmo?

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
 (Carlos Drummond de Andrade)

Um grande beijo a todas as amigas que dedicam algumas horas de seu dia lendo o meu blog.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

GANHEI MAIS UM PRESENTE

Olá meninas, esta semana cheguei da rua e o que estava me esperando em cima da mesa? Um presente da minha inspiradora em Pintura em móveis CÉLIA MARTINS , eu já tinha feito um curso mas ainda era insegura em arriscar a pintura em móveis, mas foi visitando o blog dela e lendo todos os PAP que ela tem, que eu tomei coragem e comecei as minhas mudanças por aqui,  E este mês ela viajou para o México, e se lembrou de mim  trazendo este lindo presente, você sabe o que é estar no México e se lembrar desta humilde pessoa aqui tão longe? Só você mesma Célia querida, muito obrigada por este carinho. Meninas se vocês querem aprender muita coisa referente a pintura em móveis visitem a Artesã e Restauradora CÉLIA MARTINS,  tenho certeza que vocês vão gostar dela e do blog dela.

Este lindo cartão estava dentro da bolsinha. Que amor e dedicação!



Olha que bordado lindo gente! Ela ainda esta em cima da minha mesinha da sala só pra eu ficar olhando toda hora e passando a mão no bordado, e todo mundo que chega aqui em casa eu mostro e digo que veio do México. 

O tecido é todo bordado em relevo, muito lindo.




 Célia minha amiga, muito obrigada, eu não tenho nem palavras para agradecer este seu  lindo gesto. Um BJ no seu coração. 
Amigo de verdade não é aquele que diz "Vá em frente", mas sim aquele que diz "Eu vou junto".(Autor desconhecido)

terça-feira, 23 de julho de 2013

LANCHE DA TARDE PARA DOIS

 Olá meninas, hoje com a chuvinha eu me inspirei a preparar um lanche da tarde bem gostoso, quero mostrar a vocês o lanche da tarde que eu preparei pra mim e para meu marido ( Divino), resolvi fazer um pão, arrumei a mesa bem bonita só pra nós dois, fiz um chocolate quente, café, e suco de caixinha, ficou uma delicia, tudo bem engordait. Mas primeiro eu arrumei a mesa pra seis pessoas só pra ver como ia ficar com as peças novas que eu comprei.

Arrumei a mesa com seis lugares mas foi só para fotografar viu meninas.









 Arrumei a mesa com  a minha louça da Tok Stok.





Consegui completar o meu jogo de talher de madrepérola, com as colherzinhas de café que estavam faltando.

 Esta semana eu comprei as taças bico de jaca, eu queria de cor rosa, mas não encontrei, só encontrei  na net  bem mais cara, tô fora.

 Fotografei o pão antes de ir ao forno pra vocês acreditarem que foi eu que fiz´´conseguiiii``, aqui já esta pincelado com gema pronto pra ir pro forno.

Comprei esta bandeja de porcelana para cortar pão, ela é ótima para cortar pão pois as laterais dela é bem baixinha. Olha como ficou bonito na bandeja, e ficou gostoso também.

 É lógico que  depois eu retirei os outros lugares da mesa, pois o lanche era somente para duas pessoas.



 Eu estava cortando o pão ainda quente e a fumaça saia com aquele cheirinho gostoso.



 Divino é Mineiro, mas agora tomar chimarrão, pode? 

Esta cuia nós compramos quando viajamos para Gramado.

Estas rosinhas lindas podem ser usadas como castiçal ou não, muito fofas né, e a cor combinou com o jogo de chá de porcelana da Tok Stok.





Aceita um vinho?

 Brincadeirinha, quando vi isso em uma lojinha, eu fiquei curiosa olhando, pensei que era uma garrafinha de vinho, e adivinha...

 É um lindo paliteiro, é só aperta pra baixo que sobe o palitinho, cada coisa tão linda que inventam né meninas, é made in China.  E por aí tem esta coisa linda? 
 Viu, não é preciso ter convidados pra você arrumar uma mesa para lanchar e fazer bonito para se sentir bem, e essas coisinhas eu fui comprando aos poucos  não foi tudo de uma só vez. Muito obrigada por você estar aqui, curtindo o meu blog, espero que eu tenha te agradado. E quanto ao lanche da tarde, foi maravilhoso. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...