quarta-feira, 26 de junho de 2013

VEM VER QUE IDÉIA ÓTIMA.

Olá meninas, desculpem a demora de postar, mas eu estava muito ocupada sendo feliz. Mas depois da demora vem a bonança, hehehe, eu e as minhas doidices, meu filho diz que eu só falo bobeira e só faço piadas sem graça, sem noção ele né mesmo? Mas chega de papo furado, por falar nisso, alguém aí sabe o que é ´´papo furado`` eu não sei . Olha eu quero mostrar uma novidade pra vocês minhas amigas, eu não sei se vocês se lembram das imagens do meu abajur de cristais, mas eu olhava para o teto e achava que estava faltando alguma coisa para engordar a imagem que os meus olhos viam.  O que será que está faltando? Não ser decoradora é uma M, a gente fica olhando o cenário para identificar o que falta ou o que sobra,  ´´NÉ MOLHE NÃO MANÉ `` e depois de tantos dias com dor no pescoço de tanto olhar para o teto, eu descobri o que faltava, uma roseta. O que é roseta, você sabe? Eu cheguei na Leroy Merlin e perguntei  pra vendedora se tinha aquele negocio de gesso que colocava colado no teto para enfeitar em volta do lustre, aí ela me falou: O nome daquilo é roseta. Glut, engoli seco, e pensei ´´que burra em vez de ver no Google primeiro, não, vim pagar este mico na loja``. E comprei o ´´negocio`` ou  negoço? O Bruno Henrique meu enteado diria que é ´´o troço``. Mas vou mostrar como ficou ´´o troço`` no teto.

 VEJA NO TETO 
Procurei e vi que eu não tinha nenhuma foto do  teto antes para mostrar a vocês.

Veja como ficou bonito.

Agora sim, esta completo.
 Gostou?  Agora eu conto, sabe de que material isso é feito? 

NÃÃO ?


ISOPOR, isto mesmo meninas é feito de isopor, comprei na Leroy Merlin por apenas 24.00, este tem 40 cm, e comprei outro de 30 cm para colocar no lustre de cima da mesa de jantar por apenas 18.00.



 Foi só furar no meio, furei com a chave de fenda grossa, esquentei a chave no fogo e fui no centro da roseta e furei, tem a marca por trás onde é para furar. Depois de furado eu pintei com tinta esmalte sintética ( á base de água), mas só pode ser pintado com tinta que seja á base de água, pois isto é isopor, mas é muito bem feito, perfeito, depois que secou a pintura foi só meu marido retirar o lustre do lugar e passar cola, aquela que eu uso pra tudo e que vocês já devem conhecer. Depois de colado no lugar, é só passar um paninho umido para limpar o excesso de cola que sair pra fora.

 Meninas eu conheço três tipos dessas colas, tem a Cascola-Monta e Fixa, tem a Tytan Fix, e tem a Prego Liquido ( não fiz foto da cola Prego Liquido) que são colas de resina á base de água, mas em forma de uma pasta branca. Você encosta e ela fica, mas ela te da tempo de descolar se você errar o lugar que esta colando. Estas colas servem para colar, gesso, isopor, madeira, tijolo, pedra, piso, ferro. Eu encontro sempre na Leroy Merlin. Aqui em casa eu não fico sem uma delas, e o preço vai de 11 reais até 15 reais.


Esta de cima é de 40cm, 24 reais.

 Esta de baixo é de 30cm, 18 reais.( Foto ruim, á noite sem flash )
 Esta roseta de cima ficou na sala de jantar, com um lustre antigo. Eu não cortei o centro dela só furei com a chave de fenda quente para o fio passar. Veja na foto abaixo como ficou.


Este é o lustre que meu amor me deu a muitos anos atrás que eu pintei as partes de metal de branco.






E AÍ GOSTOU, NÂO FEZ A SUJEIRA QUE O GESSO FARIA, FOI FÁCIL, JÁ COLOCA NO LUGAR PINTADO,  ADOREI, FICA COM UM ACABAMENTO PERFEITO, E SE VOCÊ QUISER TEM  SANCAS E MOLDURAS TAMBÈM, E SÃO VENDIDAS A METRO. ESPERO TER SIDO ÚTIL PARA ALGUÉM.

 UMA BJK PROCÊS

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ABAJUR PROVENÇAL COM PASSO A PASSO

Oiêê, tudo bom com vocês meninas, espero que estejam todas bem, meninas na semana passada eu fui ao Saara (Rio de Janeiro) para comprar um pé de abajur de madeira torneado para fazer o meu abajur, porque o preço de um abajur Provençal neste tamanho esta em torno de 200 a 250 reais, sai muito mais em conta se eu fizer, então eu comprei o pé do abajur na Casa da Mamãe (Artesanato) na rua Senhor dos Passos, o pé do abajur custou 49.00, e  depois eu fui na loja do abajur na Rua da Conceição 15, e eu comprei a cúpula do abajur por 16.00, meninas esta loja tem todos os modelos de cúpula que você possa imaginar. Agora vou passar pra vocês o meu passo a passo, porque eu achei vários PAP na net que deixavam a desejar por falta de explicação de alguns detalhes.

                                 PASSO A PASSO DA CÚPULA DO ABAJUR
O pé de madeira já vem com a parte elétrica pronta, mas meu marido trocou o bocal porque era muito fraquinho´´vagabundo``.



  Estes foram, o pé e a cúpula que eu comprei, que deu o total de 64.00.

Primeiro eu retirei o plástico que envolve a cúpula.

 No começo eu fiquei sem saber se podia retirar este contorno plástico que envolve a cúpula em cima e em baixo. Agora vou explicar o porque da dúvida, na net todos os PAP que eu encontrei ensinam a fazer forro de cúpula de abajur com cúpula de artesanato e elas são todas forradas de TNT, e na net não tem PAP para o tipo de acabamento da cúpula que eu comprei.

 Levantei o contorno plástico e vi que não era colado, portanto eu podia retira-lo.

E se quiser pode colocar de volta, mas como o meu abajur eu vou fazer Provençal, não pode ficar com um acabamento grosseiro, portanto não coloquei de volta, guardei.



 Agora é só começar a forração.

 Como a minha cúpula eu comprei em formato de cone, eu fiz a medida enrolando o pano na cúpula e fui moldando antes de cortar, se preferir faça um molde em um papel primeiro, o corte do tecido tem que ficar no sentido enviesado (godê) deixando bastante sobra de pano para não dar erro. Este tecido eu já tinha guardado em casa, pois já havia feito algumas peças com ele, e aproveitei para fazer combinando com algumas almofadas que tem o mesmo tecido.  

Usei esta cola branca, Cascorez sem misturar água, usei pura, na net manda misturar água, mas o meu tecido é grosso, se eu misturasse água não ia dar certo.


Aqui eu vou dar uma dica para vocês não cometerem o mesmo erro que eu, na parte plástica que envolve a cúpula tem a emenda onde ela foi colada certo? Quando você for fazer, comece colando o tecido em cima da emenda do plástico, sabe porque? Quando eu acendi o abajur deu pra ver que tem duas emendas, mas vc só vê quando a luz reflete por dentro, tem a emenda da parte plástica e tem a emenda do tecido que eu forrei, entendeu? Ainda bem que ficou uma longe da outra, já imaginou se ficassem lado a lado que feio que ia ficar eu teria sempre que ficar virando as emendas para trás né mesmo, ou arrancar tudo e fazer de novo. Que feio gente, quer ensinar ensina direito, ficar escondendo o pulo do gato não é justo, não acham meninas?

 Olha, eu usei um pincel para passar a cola, fica mais fácil, só passei cola pelas pontas da cúpula, passei uma boa quantidade, mas somente nas beiradas, no meio eu dei leves pinceladas, na net manda passar cola em toda a cúpula, mas eu sei que daqui um tempo se eu quiser, eu posso trocar o tecido, e assim fica mais fácil para retirar, porque para reforma-lo, não pode colar um tecido em cima do outro porque vai dar sombra dos desenhos na hora de acender a luz, certo?


Para encerrar passei cola na ponta do tecido, depois dobrei como se estivesse fazendo uma bainha, e fiquei firmando o tecido um pouquinho com as mãos levemente, e com a outra mão segurando por dentro para não quebrar o plástico, meninas o tecido tem que ficar bem esticado, eu não aconselho a fazer com um tecido muito fino, acho que não ficaria com um acabamento muito bom. 

Esta vendo esta é a emenda que eu falei ficou aparecendo esta aí do tecido e a do plastico de baixo, eu teria que ter feito esta emenda em cima da outra que iria aparecer uma só.

Agora é a hora de cortar as sobras, cortei deixando mais ou menos um dedo, se o seu dedinho é fino deixe dois dedos, é mais garantido, e passei cola nas pontas. ( parte de baixo)





Fui virando e segurando um pouquinho para o tecido agarrar na cola.

 Na parte menor ( de cima)  nas sobras do tecido eu tive que fazer uns picotes para poder colar sem ficar com rugas, cortei as sobras depois de fazer os picotes, eu deixei apenas a largura de um dedo fino, depois de ter picotado e retirado o excesso de tecido, passei cola nas pontas para fazer a dobra como foi feito na parte de baixo.

Depois da cúpula pronta, deixei secar e fiquei vigiando para as pontas não descolarem antes de secar,  as vezes abria em algum lugar e eu passava o pincel com cola novamente, não se preocupe esta cola depois que seca fica transparente.
 Para dar um acabamento mais delicado depois que a cola secou eu fui cortando com um estilete as sobras de tecido da parte de baixo por dentro, mas tem que ter muito cuidado para não cortar o plástico da cúpula, vai com a mão bem leve e corte somente o tecido e deixe com um acabamento com pouca sobra de tecido, se já tiver com pouca sobra e tiver cortado certinho não precisa.

PASSO A PASSO DO PÉ DO ABAJUR

 No pé do abajur eu passei primer, lixei com lixa 220, depois dei três camadas de tinta no mesmo dia, e a tinta ficou muito grossa porque eu não estava com paciência de passar uma camada por dia, porque estava frio e estava demorando para secar, se eu esperasse secar durante um dia, ia levar quantos dias para essa meleca ficar pronta? Depois que eu vi que estava muito grossa e ficando áspero, peguei uma esponja de pia não muito molhada, dessas que tem um lado verde e o outro amarelo e fui passando em todo o pé do abajur para retirar o excesso e lavava a esponja e passava novamente, ficou um desgaste lindo, e eu deixei assim mesmo pois eu adorei, e detalhe, a madeira ficou lisinha de novo, logo depois de seco eu passei cera, ficou uma pátina muito bonita. Vê se vocês concordam comigo? Se não quiser concordar a amizade continua. hehehe






















Veja os outros trabalhos que eu fiz com este mesmo tecido, AQUI.










Pronto meninas, esta bem explicadinho, mas se ficou alguma dúvida, pode perguntar que eu responderei com amor. Deixo um beijo no coração de todas que passarem por aqui, e por favor comentem. BJKS



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...