quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PASSO A PASSO DE PLAQUINHA DE JARDIM

Olá meninas, hoje trago para vocês este post do passo a passo da minha primeira plaquinha, e dedico este post a Rose Japan do blog  http://life-vida-rose.blogspot.com.br/ que me incentivou a fazer um PAP, de como fazer a vela de tecido, que farei semana que vem, ta bom pessoal? Visitem o blog da Rose ela é uma ótima pessoa, e o blog dela é super aconchegante.

Primeiro peguei uma madeirinha de um caixote de feira, retirei todos os pregos e lixei com lixa de numero 60 para retirar as farpas e asperezas, depois para dar uma alisada na madeira usei a lixa de numero 180.  
 .

Eu escolhi a pior parte do caixote, com nós na madeira e uma parte estragada, para ficar com aparência de madeira de demolição

Olha a diferença que ficou a madeira, depois eu peguei só um pouco de tinta acrílica na cor verde água, e dilui com umas gotinhas de água para a tinta não ficar muito grossa, e dei umas pinceladas na madeira somente em alguns lugares. Esperei secar, alguns minutos. não deixe a tinta secar de um dia para o outro, pois se secar por muito tempo fica mais difícil de lixar, porque estas madeiras de caixote são muito ressecadas e a tinta fica totalmente grudada. Aí só tira com lixadeira.

A gente olha assim e pensa: ´´Que caca que isso vai virar hem?``
Depois eu usei uma cor só um pouco mais escura a azul piscina, essas cores eu fui colocando de cabeça, não tem regra, só precisa ser cores em tonalidade que lembre cor antiga. Espere secar novamente, alguns minutos.


Depois um pouco de amarelo ouro, somente em alguns lugares.

Eu acelerei a secagem com o secador de cabelos. Estava ansiosa para ver pronto.


Próxima etapa, lixar novamente, usei a lixa 60 e a 180 novamente para desgastar a pintura. Lixando bem onde as tintas se juntam para não ficar a marca da pincelada separando as cores e nas pontas da madeira usei muito a lixa 60 para dar um envelhecimento mais real, depois peguei o stencil de letras, papel, régua,tesoura, lápis e borracha, para escrever o que eu queria colocar na plaquinha.

 Olhe como a madeira ficou depois de  lixada.

Este é o stencil que eu usei.


 Emendei uma folha de papel oficio uma na outra com durex pois a plaquinha era grande, medi o espaço para centralizar as palavras, desenhei as letras depois recortei o papel, isto é só para eu não me perder na distancia das letras, e mesmo assim ainda deu treta.

Aqui no desenho saiu direito, depois eu fiz as medidas das letras na madeira, mas na hora de fazer a letra com a massa acrílica eu fiz no lugar errado, você verá mais a frente.

Não precisa desenhar as letras é só marcar a largura de cada uma e a distancia entre elas.

Nesta etapa eu usei espátula de artesanato e massa acrílica.



Gente eu devia estar é fazendo as unhas, olha quanta cutícula!


Vou mostrar a vocês as possibilidades de matizar as letras, com cores.
Asim que você passar a massa, pegue uma pontinha de tinta acrílica  na cor de sua preferencia e passe por cima da massa.
Olha como fica bonito, mas eu vou tirar porque eu quero a minha letra branca, só fiz para mostrar as possibilidades de mudar.

Pronto fiz o branco, aí foi que eu me perdi nas medidas que eu havia feito, aí bem onde eu coloquei a primeira letra era o lugar da segunda letra, veja as marcas de lápis na foto acima


Depois de cada letra feita você deve lavar o stencil se deixar secar não sai mais. Espere a letra secar ao toque das mãos, para poder fazer a letra seguinte. 



O defeito ficou nas laterais, o lado esquerdo ficou maior que o lado direito, mas vou resolver isto com flores, muitas flores.

Depois das letras prontas peguei um guardanapo de decoupagem e recortei  em torno de cada florzinha, com uma tesourinha pequena. Guardanapo de decoupagem tem três folhas, você só vai separar as folhas depois de recorta-lo com muito cuidado, retirar duas e jogar fora e fica com o desenho, cuidado ele é muito fininho.

E você vai colar com cola para decoupagem, antes de usar a cola você coloca o desenho onde você deseja e depois você coloca o dedo dentro do vidro da cola e você passa com o dedo em cima do desenho, e alisa devagarzinho, pronto ele não sai mais dali, só não pode molhar o desenho, deixar plaquinha com decoupagem na chuva ou passar pano molhado, nem pensar.

Cola gel de decoupagem tem vários fabricantes.

Eu já tinha este aplique de resina é um regador de plantas, para pinta-lo eu peguei um pouco de tinta marrom e passei com o dedo mesmo no aplique, como você vê ele era branco.
Estas fotos amareladas foram feitas á noite.

Deixei ele assim todo sujo  até a tinta estar QUASE seca, depois limpei com um pano um pouco úmido.

Ficou assim
E com a minha cola milagrosa Tytan Fix, colei o regador ao lado das flores.

No dia seguinte já estava tudo bem seco, eu usei a lixa 320 e passei levemente em cima das letras até onde tinha os desenhos por cima das letras para dar um ar envelhecido e a letra ficar lisinha. E nas beiradas da madeira usei novamente a lixa 60 para retirar um pouco as tintas das pontas da madeira e terminei com a lixa 180 mas isto foi só nas beiradas viu?

Agora terminado o trabalho passei cera Poliflor com o dedo.
Esta vendo que tem umas folhinhas em cima da letra, eu dei uma leve lixada em cima para dar um ar envelhecido, você pode também aplicar verniz em spray, somente em spray, porque você não pode passar nada com pincel em cima da decoupagem para não soltar os desenhos, mas a madeira de caixote fica muito ressecada eu preferi a cera.








 Ela vai ficar mesmo é aqui nesta porta { que ia ser quarto de hospedes, mas como pobre não tem hospedes, virou salão de beleza, agora virou quarto da bagunça, ou seria das coisas do salão} que fica no andar de baixo dentro da  varanda ou seria ´garagem` ou seria lá embaixo mesmo, perto do jardim, o jardim, será que é jardim mesmo? 

 Estas fotos são de hoje á tarde. Que linda as florzinhas.

 Esse molhadinho no chão é xixi do Pingo tá? Ele molha as plantas toda hora. Menininho cuidadoso esse Pingo.




VIU AINDA DEIXEI VOCÊS VEREM O MEU JARDINZINHO.


 E AÍ DECOUPAGE OU DECOUPAGEM?

Qual a origem da Decoupage? A palavra original é "Dècopage" e em português pode ser "Decoupage" ou "Decoupagem".

A decoupage é uma das mais antigas artes de decoração e tem as suas origens na Sibéria, Japão, China, Itália, França, Alemanha e Polônia. Estes povos enfeitavam seus móveis e utensílios com folhas, flores, papeis rústicos e papel de arroz.

Foi criado para quem não sabe desenhar ou quer ganhar tempo utilizando desenhos e ornamentos prontos e coloridos.


DEIXE SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO, VOCÊS VIRAM QUE EU COLOQUEI DOIS TAMANHOS DE FOTO, NO COMEÇO COLOQUEI FOTO GRANDE E NO FINAL COLOQUEI FOTO MUITO GRANDE. QUAL FICA MELHOR PARA VOCÊS? EU PRECISO SABER. UM BJ NOS CORAÇÕES.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

XICARA SHABBY CHIC OU PROVENÇAL?

Oi, Meninas, to aqui de novo, eu ia deixar para outro dia para publicar este post, mas estou anciosa para mostrar a vocês a transformação da minha Xicara Jumbo, ou Xicara Cachepô, sei lá o nome certo. Meu amor me deu esta Xicara na semana do meu aniversário, eu amei, mas não gostei da cor da lindinha,  mas pensei: Deixa ela comigo...



      Eu vi desta Xicara em Gramado e fotografei, e vou mostrar a vocês o precinho que custa por lá.  

 Isto mesmo 192.00, e só tinha uns adesivos colados, não me recordo direito, mas acho que o preço incluía as flores, má péra lá né?


A minha foi comprada na loja C & C  e custou horrores de dinheiro 25 Reais. hehehehe

 Eu amei a xicara, só que eu achei estas bolas horriveis, e este tom de azul EKA. Mas eu pensei ´´DUVIDO QUE EU VOU OLHAR ESSAS BOLAS POR MUITO TEMPO`` 


Comecei lixando ela de leve pois ela é feita de ceramica branca, facil de lixar e de quebrar também, é muito fina, depois apliquei o Fundo para Madeira aplicado com pincel de seda, depois de seco apliquei a tinta Esmalte Sintetico a base de agua até sumir toda cor azul que ela tinha. Mas eu não queria um acabamento liso somente com decoupagem como a xicara de Gramado, queria dar um efeito com relevo, pois o relevo produz luz e sombra, e deixa a peça com efeito dimensional.



Como eu tenho vários Stencil, eu escolhi, um para colocar na borda da xicara, e um de rosas para o meio, mas foi dificil de fazer por causa das curvas da xicara, mas meu marido segurava para mim e quando ele não estava em casa eu colocava fita crepe para segurar. Depois sobre o stencil apliquei massa acrilica com espatula pequena e de plastico, tem que fazer aos poucos, faz uma parte e espera secar para fazer a outra parte, eu fiz em varias etapas, pois eu contornei a xicara toda com o Stencil. Depois de secar por uns dias, eu fiz um efeito envelhecido com tinta azul, eu passei a tinta e limpei com um pano um pouco umido, só que depois que secou eu nem dormi direito pensando naquele azul HORRIVEL, depois de seco ficou muito escuro, aquele dia eu só deixei como estava para não me estressar mais.


No dia seguinte, eu peguei a minha belezinha outra vez e fiz o mesmo processo, como se fosse o envelhecimento, só que dessa vez com tinta branca. Esperei secar e passei Cera Poliflor. Esta pronta.


Viu, pra que desesperar? Tudo tem jeito, agora ela ficou Shabbynha [Shabby Chic], do jeito que eu gosto, o tom de azul ficou bem sombreado, com cara de pintura velha. E o relevo dos desenhos deu efeito dimensional. Trás a lembrança, as louças Provençais.



A foto abaixo é o lado direito da xicara.

A foto abaixo é o lado esquerdo da xicara


A foto abaixo é o meio da xicara

 Enfeitei com colar de perolas. [falsa é logico]
Viu como os relevos produz efeito de sombra e luz?


Acho que  este colar envelhecido e com cristal fica mais Shabby .
















AGORA EU QUERO A SUA OPINIÃO, SEM CONSIDERAR O PREÇO, QUAL XICARA VOCÊ COMPRARIA, A DE GRAMADO, A AZUL DA C&C, OU A QUE EU PINTEI? E COMO VOCÊ PREFERE ELA, COM O COLAR DE PEROLAS OU O DE CRISTAL? DÊ A SUA OPINIÃO VAI?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...