quinta-feira, 7 de novembro de 2013

AINDA NA CASA DE MINHA MÃE...

 Óia eu aqui travês, rsrsrs, quero mostrar a vocês mais um pouquinho da casa de minha mãe, e mostrar alguns trabalhinhos meus que foram encantar a casa dela, e algumas peças diferentes que ela tem em casa. A casa de minha mãe parece um sitio, é uma casa de três quartos, dois banheiros, é uma casa enorme, tem um quintal grande com muitas plantas, com tartarugas, vários gansos, papagaio...

Mesa feita por mim, Pátina Francesa.

Isso é para vocês verem que eu não faço somente Pátina branca.


Esta mesa eu fiz a Pátina em estilo de casa de campo. Eu amo esta Pátina.

PASSO A PASSO
Comecei esta mesa e as cadeiras lixando com lixa de numero 100 ( meu Divino que lixou), depois limpei para tirar a poeira, e pintei com a Tinta Acrílica de Artesanato, um pote grande na cor Verde Oliva da marca Acrilex, ate cobrir toda a madeira, esta tinta as vezes vem um pouco grossa e tem que diluir com um pouquinho de água, deixei secar bastante por uns três dias (a cor que fica em baixo tem que deixar secar bastante, para a hora que lixar a cor de cima, a de baixo não sair junto), depois passei a cera em pasta Poliflor de chão com a ponta dos dedos, (também pode ser cera de artesanato ou vela) somente nos cantos onde eu queria desgastar, deixei secar a cera de um dia para o outro, e no dia seguinte passei a Tinta Acrílica da Coral na cor Marfim (se a tinta estiver muito grossa, diluir com dez por cento de água) até sumir a cor verde com secagem entre as demãos, no dia seguinte passei uma lixa 220 em todos os cantos onde havia passado a cera e onde eu queria ver o desgaste, mas tem que passar a lixa levemente para aparecer a cor que esta em baixo, assim que chegar na cor verde pare de lixar, depois é só passar cera em toda a mesa e dar brilho, e está pronta uma Pátina Francesa.
Eu já vi uma mesa em uma loja em Penedo- RJ com este mesmo tom de verde em baixo e com vermelho em cima e ficou linda também.
 Quando se faz esta pintura com cera em pasta ou com vela não pode acelerar a secagem com secador viu?












Nas cadeiras eu fiz o estofado com um tecido de nome Tafetá, na cor verde, grampeei o tecido e coloquei por cima um plástico grosso e grampeei novamente.










 Esta mesa antes da Pátina era escura (mogno) e o tecido do acento das cadeiras era na cor creme. Desculpem por eu não ter as fotos do antes, pois este foi o primeiro móvel que fiz durante o meu curso de pintura em madeira, e eu nem imaginava que um dia eu teria um blog.


Este espelho fica no hall de entrada da sala de minha mãe, e era  parte de uma janela que eu achei no lixo.



Pingente que a mesma amiga que deu a colcha, deu para ela.




Panela de ferro antiga, olha esta tampa que linda!



Réplica de ferro antigo.


Que orquídea linda, e é verdadeira viu?











 Quadrinho de Arte Francesa que eu fiz, fica no banheiro da minha mãe.



Eu fiz estas prateleiras, pintei a mão francesa com tinta preta e fiz a Pátina com purpurina dourada e mandei cortar dois vidro de 6mm na vidraçaria.




Este Leme minha mãe ganhou de um médico amigo dela a muitos anos atrás, eu era criança ainda, eu nem sei quanto tempo tem isso...mas isto pesa como um chumbo, toma quase toda a parede da sala de jantar, e é o xodó de minha mãe.
 Bem meninas por hoje é só, outra hora eu passo por aqui com mais novidades.
 Um beijo no coração docês



27 comentários:

  1. Oi Rosaria!! Que bela mesa e o PAP está bem explicadinho e fácil de entender como sempre. Adorei a decoração da casa da sua mãe. A panela antiga um luxo. Minha mãe tem um ferro antigo. Lindinho!! Namoro muito ele rsrsrsrs.
    A estante em formato de leme muito bonita e entendo o apego da sua mãe com ela.

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosaria, Gostei de conhecer a casa da sua mãe, de ver como o gosto da filha, a dedicação e o carinho estão lá presentes em tantos cantinhos.
    Pelo que entendi a patina francesa, é uma cor em baixo, mas em cima é branco ou creme?
    Gostei demais dessa janela com os cabides,estou com uma janela velha, querendo fazer isso, mas sem coragem, porque o clima aqui está fresco e leva tudo muito tempo para secar.
    O leme é uma peça extremamente kitch. daquelas que já teve o seu tempo. Mas imagino o valor sentimental que não tem para sua mãe! ela nunca irá se desfazer.
    ~Essas mãos francesas (aqui chamamos de poleias) de ferro são lindas. Tive um trabalho grande para arranjar umas para as prateleiras nessa reforma que estou fazendo na minha cozinha. Simplesmente já não há fábrica aqui que faça esse tipo de suporte trabalhado. Mas arranjei e vou pintá-las este final de semana.
    Muitos beijos e obrigada pelas suas constantes visitas e carinho lá no blog. Val

    ResponderExcluir
  3. Um charme a casa da sua mamy, ficou um luxo a mesa de jantar e amei o leme.
    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosaria,
    que linda decoração da casa da tua mãe!
    Amei o leme e amei a colcha da postagem anterior, é lindíssima!!!
    Minha mãe também se chama Rosa.
    Amiga, obrigada pela visitinha e os comentários carinhosos
    Beijão, fica na paz
    Sarinha

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, imagino a alegria da tua mãe com tanto carinho e capricho! tudo muito lindo e especial! beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que belo trabalho vc fez!
    Eu gosto de móveis rústicos e patinados. Estou restaurando uma cômoda/escrivaninha antiga pra colocá-la no meu quarto. Adorei o trabalho que fez.
    Também gostei da janela e da panela de ferro. Minha avó tinha aquele ferrinho que postou - época boa.

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  7. Menina a casa de sua mãe é linda, me conta como faz para orquídea ficar linda assim. Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Rosaria, voltei para te dizer que também fico constrangida em tirar foto em loja. Por vezes tiro escondido mesmo, mas de outras vezes peço, e o máximo que acontece é não deixarem, como no caso da Naf Naf em que a moça educadamente me explicou que a superiora dela não estava e ela não podia autorizar...Se perguntam para que é, digo que é para mim mesmo, nem falo em blog! bjs, temos que ser mais "corajosas"!!!

    ResponderExcluir
  9. Tudo gracinha na casa da sua mãe ! Adorei especialmente essa mesa que vc repaginou , a tampa da panela com esses arabescos e as prateleiras. Tudo lindo ! Eu tb adoro decorar a casa da minha mãe ! Bj e bom fds !

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga! Fico muito feliz quando tenho perguntinhas no meu cantinho então pode ficar a vontade pra perguntar. ^^ Só me desculpe ter demorado pra vir responder, mas não entrei no blog ontem, foi dia de faxina aqui rsrsrss.

    Você me perguntou o nome do trabalho, é scrap no caso da carroça cigana.

    O detalhe em U, se eu entendi a pergunta é a parte da frente e detrás da carroça, eu fiz com papel paraná e cortei com estilete ou na tesoura mesmo, aquelas grandes, pois o papel é bem grosso. Para fazer a curva nesse papel a tesoura é melhor, mas dói o dedo rsrs

    Sobre a renda: a renda é de verdade mesmo, não é papel. E eu já comprei ela marrom.
    Agora as laterais do papel eu envelheci com carimbo próprio para scrap.

    Quanto a boneco de neve que mostrei na segunda natalina, são a bateria e vendem na 25 de março. Chamam-se velas de LED. Esse ano fui procurar e não achei nessa cor de tom amarelo. Só vi vermelho e azul.

    Bjs querida, e qualquer dúvida só perguntar, não se acanhe.

    Lindo sábado pra vcs!! Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosaria.
    Gostei muito da casa de sua mãe.
    Adorei o leme na parede, muito criativo e original.
    Beijos e um ótimo final de semana!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Rosária, casa de mãe é tudo de bom, né não? A mesa e as cadeiras ficaram maravilhosas. Amo peças de ferro e me apaixonei nessa panela! O leme, fantástico! Beijos p/vc e pra mama.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela resposta querida, uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  14. Tão lindo cada detalhe, eu fico encantada amooo ver tudo isso, minha tia tem um jogo de mesa com cadeira dessa e disse que vai dá por que não aguenta mais olhar aquela cor vou sugerir pintar pra ver se ela aceita, acho que vai ficar lindo!!! Há lá no blog você me perguntou como eu tinha feito a mensagem na minha cabeceira de cama, foi um adesivo que tinha comprado e aei a mensagem, e logo tratei de coloar ali, também gostei muito minha cabeceira, um lindo inicio de semana pra você, bjus...

    ResponderExcluir
  15. a filha tem bem a quem puxar....linda!
    beijocas,fique em paz.
    tenha semana abençoada.

    ResponderExcluir
  16. Por hoje é só? Ah, meu Deus!......
    Menina, a casa da sua mãe deve ser um sonho! Com todas estas coisas lindas que você fez..
    Obrigada por compartilhar conosco como se faz a pátina. Sempre tive curiosidade de saber, mas nunca achei algo tão bem explicado assim!
    Amei tuuuuuuuuuudo, de paixão!
    Uma ótima semana para você!
    Abraços.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Rosaria,

    Que panela de ferro linda!
    Amei! A tampa com esses detalhes...
    E a decoração? Tudo ajeitadinho, sua mãe é muita caprichosa, viu?
    Que Deus abençoe sempre!

    Lindo dia!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  18. Oi Rosaria nossa me apaixonei pela casa da sua mãe é linda!!Tão aconchegante!!!Deve ser uma delicia!!
    Beijo
    decorehouse

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    menina que linda a casa de sua mãe, adorei essa patina, mas essa panela de ferro é uma relíquia, que coisa mais linda e essa tampa toda trabalhada. Uma casa cheia de aconchego e beleza, parabéns as duas.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  20. Rosaria querida, amei conhecer a casa de sua mãe, muito linda.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  21. Oi Ro, muito bom o seu primeiro trabalho, nem parece que você estava começando na arte da pintura. Adorei o leme, o ferro e a panela, também vivo pensando no passado, rs!
    Beijinhos no c♥ração miga!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  22. Amiga!
    Que mesa mais linda, eu amo qualquer tipo de patina , acho lindo!
    Amei conhecer a casa de sua mae, tao linda quanto a sua 1
    Bjus!

    ResponderExcluir
  23. oi adorei a mesa com a patina , realmente ficou linda, mas posso te dar um pitaco? tira o plastico das cadeiras , nao se ve o tecido que deve ser lindo , e pra que proteger ? se sujar troca é tao pouco tec ido que nem sai caro , e nao tira o brilho da mesa e cadeira qu eficaram belissimos , hem que tal ?

    ResponderExcluir
  24. Que prendada você!
    Adorei sua arte, os detalhes da casa de sua mãe fazem toda diferença!
    Linda panela e lindo caminho de mesa!
    Um bejim e boa semana!

    ResponderExcluir
  25. Oi amiga vim te desejar um feliz e doce começo de semana.
    Que Deus te abençoe
    Beijo
    decorehouse

    ResponderExcluir
  26. Olá Rosaria,
    Pesquisando sobre pátina provençal, achei seu trabalho (na estante da sua sala) e gostei muito. Depois, olhando seu blog, vi a mesa da sua mãe e gostaria de saber pqq vc usou lixas e principalmente, tinta diferente. Tenho uma mesa quase igual e quero fazer a pátina igual a da estante. Posso usar o mesmo material usado para fazer a estante? Desde já, agradeço sua atenção. Celinha Menezes (Face)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celinha! Que bom. Mais uma guerreira, rsrsrs. Olha, tanto a mesa, quanto a estante foram lixadas igualmente. Com uma diferença: A estante eu queria Pátina Provençal, que é um estilo romântico, então eu passei o Fundo branco Preparador para Madeiras antes de passar a tinta branca. A mesa, eu fiz diferente pois eu queria uma mesa com cara de móvel de fazenda, por isso eu fiz a Pátina Francesa, usando primeiro a tinta verde oliva, depois de secar bem passei vela (parafina) nos cantos, apliquei a tinta na cor marfim. São trabalhos diferentes para resultados diferentes, eu já vi uma mesa com o fundo verde oliva e por cima a cor vermelha e ficou muito linda, mas estas Pátinas coloridas é questão de gosto e estilo de decoração. Ficam ótimas em estilo Mineiro, casas de sitio, fazendas, remetem um estilo rural. Mas se vc quer igual a estante, olhe o post da mesa de jantar, que eu fiz com a mesma técnica da estante. Espero ter lhe ajudado. Se ficou alguma dúvida se comunique novamente que tentarei explicar melhor. Um bj no seu coração.

      Excluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...