terça-feira, 15 de outubro de 2013

PÃO CASEIRO

 Meninas de Deus, olha ontem eu fiz outro pão, mas resolvi dar uma mexida na receita que eu já havia postado AQUI, eu fiz pequenas mudanças e olha eu aconselho a vocês irem correndo pra cozinha fazer este pão, pois ficou muito melhor que a outra receita, que já era gostoso, agora ficou muito, mais muito gostoso.


PÃO CASEIRO

INGREDIENTES

500 ml de  leite morno
1 k de farinha de trigo
2 ovos inteiros para a massa
1 gema para pincelar
20 gr de fermento biológico em pó
2 e 1/2 colheres bem cheia (sopa) de manteiga ou margarina de forno e fogão
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colherinha de café de sal

MODO DE FAZER

Coloque o leite morno ( note bem, o leite não pode ficar muito quente, é morno mesmo )em uma vasilha, depois coloque a manteiga, misture com um batedor de ovos para dissolver um pouco a manteiga, depois incorpore o açúcar, os ovos inteiro, o fermento e misture bem, por ultimo você coloca o sal e a farinha de trigo, mas a farinha de trigo você vai colocando aos poucos e mexendo com uma colher de pau, vai colocando a farinha até não dar mais para mexer com a colher, depois jogue toda a massa para a pia  e agora você vai sovar a massa com as mãos por uns 10 minutos, obedeça o tempo de sovar a massa, isso fará com que o pão fique mais macio,  enquanto estiver colando nas mãos é porque ainda precisa de mais farinha de trigo, passe também um pouco de manteiga nas mãos vai amassando até que você perceba que ficou uma massa bem fina, (esta massa fica  uma massa fina ( macia) ao toque das mãos)  se preferir divida a massa em partes para sovar melhor, depois coloque a massa de volta para a vasilha e enrole filme plástico na boca da vasilha,  deixe a massa descansar por uma hora, ela vai dobrar o volume, depois retire o filme plástico, fure a massa com o dedo e o ar vai sair, trabalhe mais um pouco a massa e modele o seu pão, faça pão grande, trança ou pãezinhos, pode rechear se quiser, use um tabuleiro (ou forma para  pão) untado com manteiga e enfarinhado, bata o excesso de farinha do tabuleiro e acomode o pão no tabuleiro, tampe o tabuleiro com um papel alumínio ou uma toalha de mesa dobrada por cima para abafar mais um pouco, aguarde mais uma hora, depois retire o papel alumínio e ele vai ter dobrado o volume novamente, agora pincele com  gema de ovo e coloque em forno pré aquecido a 180 graus até dourar por cima. Agora me mande um pedaço por sedex.



Obs: A massa de pão cresce de acordo com a temperatura ambiente, eu já fiz a mesma massa no dia frio e rendeu somente um pão grande, e quando faço em dia quente da para fazer dois pães grandes, em dias frios você pode ligar o forno e colocar a massa ´´ao lado do forno, mas ao lado de fora do forno`` por uma hora.



 Para ficar assim como uma flor, depois de descansar a massa por uma hora, faça varias bolas com a massa do tamanho de uma mão fechada e arrume  no tabuleiro sem encostar um no outro e sem encostar na lateral do tabuleiro, deixe um espaço de três dedos de um para o outro e no meio faça uma bola maior sem encostar nos outros pãezinhos, pois eles irão crescer novamente, agora deixe descansar mais uma hora, depois de descansar mais uma hora eles estarão todos colados um no outro, então pincele todos eles com a gema de ovo e coloque no forno pré  aquecido  em torno de 180 graus e deixe até ficar bem dourado em cima. 

Resista se puder.


´´A persistência  e a prática aperfeiçoa o homem``
Rosaria Amorim.


A escola forma o aluno; o profissional só o tempo...
Ouvi por aí

Beijos nos corações.


18 comentários:

  1. Rosaria, querida, estou comendo com os olhos....hummmmm que delicia..ADORO UM PÃO CASEIRO!. quase toda semana faço um e esse então está espetacular, só faltou a foto dele partido com uma manteiguinha por cima, aff aí eu me acabo.kkkkkkkk
    bjos e tenha uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosaria
    Que lindo seu pão...e deve estar uma delicia !!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  3. Fala sério que este pão tá com a cara otima! Hummm, ja guardei a receita e se fizer eu te conto! Bjaum

    ResponderExcluir
  4. Uau!!Ficou muito lindo...parabéns!!!
    Amo pão caseiro, mas só sei fazer um tipo, que é o Pão de Petrópolis que tb é uma maravilha de receita...tem receitinha e fotos no meu blog!!!Vou me arriscar nessa receita tb...mais uma pra acrescentar ao meu caderninho!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Está de dar água na boca. E estava me perguntando como ficou com essa forma tão bonita, quando veio a explicação. Juro, gostaria de ter um pouco mais de gosto com a cozinha. Aprecio tanto quem sabe fazer alguma coisa! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosaria ! Vim agradecer os comentário no meu blog.As rosas não sabia que eram de madeira,senão ,não teria postado ,pois acho que os professores merecem belas rosas naturais.O teu pão tem uma aparência deliciosa,vou fazer ,Pode ser batido na máquina de fazer pão?tenha linda semana.Bjs

    ResponderExcluir
  7. Hummmmmm, ficou lindo esse pão ,arrasando na culinária também ,eita mulher talentosa essa.bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  8. Hummmmmmm... está cheirando aqui, amiga!
    Amo pães e tenho colecionado receitas maravilhosas. A sua é mais uma para a minha coleção - obrigada por compartilhar!!!
    Bjs e feliz semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, mas esse bolo ficou com uma cara muito boa viu ...rsr!
    a postagem "MESA POSTA" eu exclui, pois tentei colocar um link para direcionar a um concurso que tava participando e nao consegui, por isso exclui..rsr!
    Mas daqui uns dias vou fazer uma mesa bem linda e fotografar..rsr!
    Bjkas!!

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga... que saudades!!
    Só vc mesmo né??? Que pão lindo!! E que carinha de delícia!!
    Será que consigo??? uma hora vou fazer, mas duvido que fique assim lindo e uniforme.. rsrs!
    Só sei fazer bolo de chocolate ufa!! rsrs!!
    Bjus meu bem e feliz dia!!
    Sem tempo sem tempo... pra variar!! E por aí tudo bem???

    ResponderExcluir
  11. Amiga, amei a receita. Já anotei e vou tentar fazê-la no final de semana!
    Amei o aniversário do Divino também. Simplicidade recheada de amor! Precisa de mais alguma coisa?
    Abraços e uma ótima quarta-feira!

    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olhando assim dá vontade de fazer logo, pois bem acabei de colocar o meu no forno rsrsr... Agora é só esperar pra ver o resultado assim que sair e se realmente estiver aprovado venho aqui novamente te falar rsrs, bjus...

    ResponderExcluir
  13. Vim espiar e ja to ficando.... e a receita já esta anotada! Gostei muito do seu blog. E será que seu cachorro é pior do que a minha???? rsrsrs Um bj no coração!

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosária, amiga.

    A TOK STOK é tudo de bom, né, tem coisinhas muito caras, mas tem muita coisa legal e diferente! adoro a loja! Eu coloquei pratos na parede da minha sala, no apê eu já tinha 2, agora comprei mais 3., talvez poste essa semana ainda. Quanto a esse pão, parece que fica divino! só que, já fiz muito pão sovando a massa, ultimamente só quero saber de praticidade, rsrs, quero uma máquina de pão, ou receitinhas que não precise sovar. rsrs. Mas como esse seu pão me deixou com água na boca, pois ele fica lindo! quem sabe, essa sua amiga, toma coragem. kkkkk
    Bjs no coração e linda semana

    ResponderExcluir
  15. Ai amiga todas as vezes que você coloca a foto de seu pão me dá uma fominha e uma vontade de fazer esta receita, mas me falta tempo, mas um dia eu faço e te conto, rs!
    Espero que seu sogro esteja melhor, estou torcendo pela sua reabilitação!
    Beijos e um fim de semana muito lindo!
    Ene :-)

    ResponderExcluir
  16. Como prometido voltei pra mostrar que fiz e gostei muito da receita, todo mundo aqui em casa amooooo.. Minha irmã mesmo, veio provar e aprovar chegou com um patê de atum e colocamos dentro ficou divino... Mais só tenho uma ressalva a fazer manda outra receita tão boa quanto essa, por favor!!! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  17. Nossa que pão lindo, eu amo pães e massas, ficou parecendo de padaria.

    bjs


    Gélia

    ResponderExcluir
  18. Já vou salvar no Pinterest! Parece uma delíciaaaaaaaa!!!! Bjssssssss

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...