quarta-feira, 9 de outubro de 2013

IPÊ ROSA, SIMPLESMENTE DIVINO

Olá meninas, eu não sei se já comentei por aqui que o meu marido DIVINO é síndico do condomínio onde moramos, e quando nos mudamos para cá não havia nenhuma arvore, nenhuma planta, era terra seca, e hoje em dia o nosso condomínio da gosto de ver, e eu estou aqui hoje para mostrar para vocês o efeito da Primavera, vou mostrar a vocês a linda arvore que o meu marido plantou quando era uma pequena muda, e como ela ficou este ano na sua primeira florada, é um Ipê cor de rosa com cinco anos.





   A floração do Ipê rosa se da entre maio á setembro, deixando a copa da árvore totalmente colorida pelas flores. Demora de 1 a 2 anos para florescer e floresce quando a árvore perde todas as suas folhas.  


 DIVINO



Todas estas arvores foi o meu marido que plantou, tem muito mais por todo o condomínio, temos muitas arvores frutíferas, o condomínio esta cheio de pássaros. 



 Grandes cachos de flor em formato de bola.











´´Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo.``


Outros nomespau-d'arco, ipê e ipê-roxo.

Madeira: Considerada como “madeira de lei”, é conhecida por ser uma das melhores e mais resistentes madeiras da nossa flora, além de ser de acabamento fino e muito bonito. É uma madeira muito pesada e dura, bastante utilizada na construção civil e de embarcações. Também pode ser utilizada para fazer artigos esportivos como a bola de boliche. Por ser uma das espécies mais exploradas em nosso país não é mais tão comum nas florestas.
 

Uso medicinal:  A casca do ipê rosa é considerada um remédio poderoso, principalmente como cicatrizante e contra inflamações, tumores, alergias e sarna. Também pode ser utilizada contra diabetes e malária. O chá feito da casca, ao contrário de outros remédios, é muito gostoso. Estudiosos atualmente tentam provar a eficácia desse chá contra alguns tipos de câncer.
Outros usos: As flores, por serem numerosas e muito bonitas são utilizadas em arranjos florais e o plantio da árvore com fins ornamentais é bastante comum.

Floração: Entre maio e setembro, deixando a copa da árvore totalmente colorida pelas flores. Demora de 1 a 2 anos para florescer e floresce quando a árvore perde todas as suas folhas. A polinização é feita principalmente por abelhas mamangava (Bombus sp.). 

Frutificação: Entre julho e novembro, a partir dos 5 anos de idade. 



Por hoje é só meninas, muito obrigada a vocês que passarem por aqui, se eu conseguir tempo, ainda esta semana farei outro post, aguardem... 

BJKS  NOS CORAÇÕES.

9 comentários:

  1. Lindíssimo, amo ipês, aqui na minha cidade tem muitos!
    Amo quando estão floridos!
    Desejo um lindo dia! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida!!!! Que maravilha de trabalho seu marido fez! Parabéns! Adoro verde e o condomínio tá lindo! Adorei a dica das informações. Beijos e um lindo dia pra vc
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  3. Hola Rosaria no conocia ese árbol, pero es una maravilla!! claro que con el clima que tienen ustedes ,, todo se da

    ResponderExcluir
  4. OLá Rosaria,
    Conhecia a madeira, que acho linda, mas nunca tinha visto a árvore.Que maravilha, não só ela própria, como a cor. Enche o espaço. E como tem a mão verde o seu marido. Sempre achei que pessoas que mexem com flores e plantas e tudo floresce com elas, são pessoas especiais! Bjs, gostei da "reportagem", foi tudo novidade para mim.

    ResponderExcluir
  5. realmente DIVINO Rosa querida, só mesmo DEUS pra nos dá tamanho presente!....adorei o poster, tenha um ótimo final de semana....bjos

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus que lindooooo. Formou varios buques de flor. Maravilhoso. Bjus das meninas.

    ResponderExcluir
  7. Que linda essa árvore e as folhas caídas ao chão formando um tapete é encantador né eu amo o verde mas essa árvore que cai todas as folhas e ficam só as flores é realmente lindíssima parabéns pela ideia de plantá-la. beijus

    ResponderExcluir
  8. Rosaria, lindo é pouco, que maravilha de Deus.
    Olha quanto a cozinha, eu penso sim em abrir a parede que separa a cozinha e também a do corredor, onde estão as prateleiras.
    O que me desanima aqui é a tal licença de obra, a taxa é de 8 euros, mas demora 2 anos prá sair.
    Se começar fazer uma obra, e alguém cismar com barulho, poeira, vem pedir a tal licença e se não tiver 6000 de multa.
    E aqui por conta da siesta também das 2 as 5 da tarde niguém trabalha ou faz barulho, se fizer vem a polícia e tudo.
    Então , enquanto isso, fico com a geladeira na copa. Viu que projeto mais sem cabimento? Máquina na cozinha e geladeira sobra...rsrs...

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...