quarta-feira, 7 de agosto de 2013

RECEITA DE PÃO CASEIRO

Minhas queridas amigas, aqui estou para deixar a receita do Pão caseiro que muitas de vocês me pediram, e vou dizer uma coisa este pão é delicioso e não é difícil de fazer, só tem um problema, demora três horas para ficar pronto, mas o cheirinho de pão fresco dentro de casa é uma delicia meninas e a manteiguinha derretendo no pão é muito bom, chega de falar né? Vou deixar a receita bem explicadinha. 


INGREDIENTES

500 ml de  leite morno ou água morna. (eu faço com leite)
1 k de farinha de trigo
1 ovo inteiro para a massa
1 gema para pincelar
20 gr de fermento biológico em pó
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina de forno e fogão
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colherinha de café de sal

MODO DE FAZER

Coloque o leite morno em uma vasilha, depois coloque a manteiga, misture com um batedor de ovos para dissolver um pouco a manteiga, depois incorpore o açúcar, o ovo inteiro, o fermento e misture bem, por ultimo você coloca o sal e a farinha de trigo, mas a farinha de trigo você vai colocando aos poucos e mexendo com uma colher de pau, vai colocando a farinha ate não dar mais para mexer com a colher, (esta massa fica meio mole e é uma massa fina ao toque das mãos) depois jogue toda a massa para a pia  e agora você vai sovar a massa com as mãos enquanto estiver colando nas mãos é porque ainda precisa de mais farinha de trigo, passe também um pouco de manteiga nas mãos vai amassando ate que você perceba que ficou uma massa bem fina, eu divido a massa em partes para amassar melhor, depois coloque a massa de volta para a vasilha e enrole filme plástico na boca da vasilha,  deixe a massa descansar por uma hora, ela vai dobrar o volume, depois retire o filme plástico, fure com o dedo e o ar vai sair, trabalhe mais um pouco a massa e modele o seu pão,  faça pão grande ou pãezinhos, pode rechear se quiser, use um tabuleiro (ou forma para  pão) untado com manteiga e enfarinhado, bata o excesso de farinha do tabuleiro e acomode o pão no tabuleiro, tampe o tabuleiro com um papel alumínio e coloque uma toalha de mesa dobrada por cima para abafar mais um pouco, aguarde mais uma hora, depois retire o papel alumínio e ele vai ter dobrado o volume novamente, agora pincele com  gema de ovo e coloque em forno pré aquecido a 180 graus ate dourar por cima. Agora me mande um pedaço por sedex.

Obs: A massa de pão cresce de acordo com a temperatura ambiente, eu já fiz a mesma massa no dia frio e rendeu somente um pão grande, e quando faço em dia quente da para fazer dois pães grandes, em dias frios você pode ligar o forno e colocar a massa ´´ao lado do forno, mas ao lado de fora do forno`` por uma hora.

Foto da massa depois de aguardar uma hora em um dia com a temperatura quente.



Massa pincelada com gema. Este aqui foi em um dia frio, não cresceu muito e deu somente um pão.

Este pão é o da foto acima, que não cresceu muito por ser dia frio.Mas o sabor é o mesmo.

Aqui eu tinha modelado dois pães finos e cresceu assim em um dia com a temperatura quente.





Pronto meninas, promessa cumprida, aí esta a receita espero que vocês experimentem fazer este pão porque ele é muito gostoso, e quanto mais a gente faz, mais vai aprendendo os mistérios de fazer um pão.  


´´Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá  fome, e quem crê em mim nunca terá sede.``

(João 6:35).

UM BJ  NOCÊS.

21 comentários:

  1. Este pão deve ser uma delicia ,pelo menos cara bonita ele tem.Adorei a receita vou copiar.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Espero que esteja tudo ok com a tua mãe. Eu cuidei da minha mãe por 6 anos, até o mês passado, quando ela teve o diagnóstico de cura do câncer.
    Imagino a saudade que tens do Pingo, e ter enterrado ele no jardim foi um gesto de gratidão e eterno amor. Mas tens razão a vida segue.

    Já salvei a receita do pão. Nunca fiz pão na minha vida, mas vou tentar rs

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei este pão, ficou lindo! Vou copiar a receita e fazer, adoro!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Hum, delicia!! Adorei a mesa!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  5. Huuuuum q delicia. Vou mostrar meu marido, ele eh o cozinheiro da casa kkkkkkkkkkk
    Beijos e obrigada pela receitinha!

    ResponderExcluir
  6. humm delicia , eu também gosto de fazer pão, verdade que ultimamente não tenho feito mais é muito bom.bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga !!
    Vou anotar a receita e depois com tempo vou fazer essa delicia !!
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  8. Menina eu salivei mesmo com esse pão!! A massa fica enorme e ele douradinho ficou lindo. Imagino o cheirinho na casa e o gostinho!! Hummmmmmm!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  9. Que lindo teus pães, minha fazia assim, cada um tem um jeito especial de fazer pão, e o cheirinho do pão assando é maravilhoso.
    Bjos e tenha um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  10. Passando para te desejar uma linda semana!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosaria.
    agora fiquei até com vergonha.
    menina a primeira vez que acerto um pão fiz um post vai lá ver.
    aí chego aqui e vejo essa maravilha, coisa mais linda, na verdade sou péssima para fazer pão nem na máquina eu acerto, então a minha euforia por acertar um já viu né,
    uma linda semana.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  12. Rosaria na última vez que fiz um pão caseiro ficou com um gosto forte de fermento. Mas me animei em fazer essa sua receita. Depois te conto como ficou. Beijos fique com Deus e tenha uma ótima semana. Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  13. Rosaria querida, obrigada pelas palavras tão carinhosas, estou bem agora, amiga. Amei esse pão, obrigada pela receita e seus segredinhos, quero fazer e que o meu fique igualzinho ao teu, bjos, uma linda semana.

    ResponderExcluir
  14. Olá minha amiga querida...
    Obrigada por me avisar, agora acho que está tudo certo!!
    Creio que tenha dado algum problema no meu PC... pois ontem, não consegui entrar e comentar
    em vários blogs... outros eu comento e não aparece... e o seu foi um deles, pois, olhando agora, não vi nada, do que comentei ontem...
    Saudades... tudo bem por aí???
    Não gostamos muito de falar de tristeza né??Rosaria, mas minha irmã de número1, também apresentou problemas, e agora estamos no aguardo da biopsia... pensa como estou!!!
    Mas, como sempre digo DEUS PROVERÁ... tudo vai dar certo AMÉM!!
    Adorei seu pão, que carinha de delícia... mas não levo jeito não... rsrs!!
    Bjkas meu bem obrigada pelo carinho e tenha um lindo dia!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Encontrei o seu blog por acaso e adorei!
    Adoro pátina provençal e amei as suas dicas de restauração.
    Parabéns!!! Já adicionei nos meus blogs favoritos!
    Faça uma visitinha no meu!!! http://michelifanalli.blogspot.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi minha linda! Este pão parece mesmo uma delícia, eu até já copiei a receita, assim que eu tiver um tempo vou fazê-lo, espero que saia do jeitinho do seu, senão vou ficar só na vontade, rs!
    Beijinhos amiga e um fim de semana maravilhoso!

    ResponderExcluir
  17. Nóooooo, vou copiar a receita desse pão com certeza... cheguei a sentir o cheiro dele... Marido ama pães caseiros e esse seu tá com uma cara ótima.

    ResponderExcluir
  18. Rosária, levei a receita do pão e também me alimentei da palavra, você é um doce.
    Besitos

    ResponderExcluir
  19. kkk, eu procurando cositas de decoração e já me deparo com pães, minha paixão.
    Amei o blog e a receita.
    Gostaria que vc entrasse em contato comigo para trocarmos figuras sobre decoração. Também moro no Rio de Janeiro.
    Peço pfv me contactar via email. Grata e parabéns pelo blog. AMEI !

    ResponderExcluir
  20. Muito lindo e boa a receita.que dilicia de pao.

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...