segunda-feira, 29 de julho de 2013

BICO DE JACA, BIQUINHO, PONTA DE DIAMANTE.


Meninas, hoje eu quero falar das jarras, taças, copos, saladeiras, bomboniere, licoreiras e todas as outras peças de vidro ou cristal no formato conhecidíssimo como bico de jaca, antiquíssimas e que antes quem tinha em casa não usava, andavam escondidas nos armários, agora que estes modelos voltaram com toda força, possuem formas diferenciadas e ao mesmo tempo retrô. São peças de um valor estético muito alto e garantem muita beleza e luxo para a sua mesa. Mas alguém sabe onde nasceu e até hoje é vendido os queridinhos e desejados bico de jaca?

                               ALGUÉM AÍ JÁ OUVIU FALAR NO DEPOSITO MARINHA GRANDE? 

Meninas, a minha amiga e blogueira Valéria, que mora em Lisboa-Portugal deixou um comentário no meu blog que fez despertar a minha curiosidade, ela falou que lá em Portugal o fabricante desses copos era o Deposito Marinha Grande eu resolvi fazer uma pesquisa através da dica que ela me deixou no blog, e eu descobri um fato que eu desconhecia sobre os famosos bico de jaca.


Foi só no século XVIII que se estabeleceu em Portugal a indústria vidreira.

 ´´A origem do design desses copos e taças, veio de Portugal. A muito e muitos anos atrás em 1901 foi quando entraram no comércio através de catalogo da Fabrica de Vidros da Marinha Grande (Portugal), esta foi a primeira referencia conhecida a estes modelos de copos que na época eram conhecidos por´´biquinhos``.
Este tipo de vidro, inserido no universo de produção “ponta de diamante” terá sido produzido ainda no século XIX (19), através de técnicas de lapidação manual. Posteriormente o serviço passou a ser produzido pela prensa, método que dura até hoje. Curioso é saber que na primeira década do século XX (20) foi considerado antiquado. O inglês Guilherme Stephens foi o grande impulsionador da indústria do vidro no Deposito Marinha Grande, produção que trouxe à região não só um enorme desenvolvimento industrial e populacional, como um enorme prestígio artístico.``

Depósito Marinha Grande-  www.dmg.com.pt
Rua de São Bento, 418/42O
( texto acima extraído do blog: http://upmagazine-tap.com/pt_artigos/copos-e-jarro-marinha-grande)


 E hoje o famoso bico de jaca está em alta, virou febre, com vários fabricantes que trazem para nossa mesa o estilo retrô, todos querem ter o famoso bico de jaca em suas mesas, o grande problema é escolher as cores, escolher uma ou várias, e os preços estão uma loucura, tem copos chegando no valor de 40 reais, os preços dependem da cor escolhida, quanto mais moderna a cor, mais alto é o preço. E conversa vai, conversa vem, a minha amiga Valéria que mora em Portugal se prontificou de ir até a loja do Deposito Marinha Grande e fotografou para mim, a fachada e o interior da loja. Portanto, este post queridas, tem uma grande colaboração dela, por isso eu coloquei o nome do seu blog nas fotos, e quem ainda não conhece o blog da Val de um pulinho lá e conheça, é rapidinho, é logo ali em Portugal.

                                   Blog da Valéria: http://lavionrosedeco.blogspot.com.br/ 

Fachada da loja Deposito Marinha Grande

















Interior da loja






 Antigamente as cores da moda eram mais fortes, mas hoje temos todas as cores desde as mais fortes até as mais delicadas, e  hoje é possível  decorar as mesas a ponto  de encantar os olhos de qualquer pessoa.

Estas peças bico de jaca abaixo são da minha casa.


Essas taças bico de jaca foram compradas na Cristaleria São lourenço em São lourenço-Minas Gerais









A bomboniere eu já tinha a algum tempo.


Essa taça de água bico de jaca foi a minha ultima aquisição. A questão de comprar taças e copos muito coloridos é a composição na hora de arrumar a mesa você fica preso a cor, e comprar incolor você pode variar nas cores dos guardanapos, jogo americano, sousplat, toalhas floridas e coloridas, que são objetos que não ocupam tanto espaço na hora de guardar, e se você enjoar da cor troca somente estes acessórios. Porque aja armário para guardar tanta louça não é mesmo?

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
 (Carlos Drummond de Andrade)

Um grande beijo a todas as amigas que dedicam algumas horas de seu dia lendo o meu blog.

24 comentários:

  1. Oi Rosaria, que legal saber a história de um objeto que gosto tanto.
    Eu optei pelo rosa e turquesa (minhas cores preferidas) mas acho certo você usar o transparente, como você disse vai bem em qualquer mesa e pode abusar dos acessórios.
    Adorei a mesa arrumada com eles, ficou um charme!

    beijos e boa semana,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Amiga, amei o post de hoje !
    Fiquei encantada com as suas taças mais antigas, são lindas!
    Minha mãe tem uma bandeja igual a sua..
    Realmente as taças coloridas prendem muito, mas é bom a gente ter pelo menos um jogo colorido!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Oi anjo!
    Que interessante! Muito obrigada pela informacao.
    Os objetos das fotos sao lindos! Mas fiquei louca quando vi a baleira de vidro... sao tao raras hoje em dia, neh? Beijos e uma otima semana.

    ResponderExcluir
  4. Querida Ro, que delícia de postagem!
    Adorei conhecer a histórias dessas peças que me encantam, e que embelezam nossas mesas...
    As fotos ficaram maravilhosas, direto da fonte ein!
    Amei amei amei
    Beijinhos da Ale =D*

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosaria!!! Que linda a loja...e as tacas...eu tenho parecido nas cores verdes e vermelhos que comprei p usar no natal...realmente são lindas...

    tô sumida...corridinho por aqui mas sempre que der apareço

    bjaooo rose jp

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosaria!
    Gostei muito da reportagem.Grande poder de síntese pois bem mais haveria a dizer!Um bem haja por me ter citado e marcado as fotos. mas não era preciso,as fotos eram (são) presente meu para vc. Você merece!

    Realmente esse copo grande tranparente está desde sempre na mesa do meu pai, na da minha sogra e pessoas mais antigas.Tornou-se banal,até a Marinha Grande relançar com novas cores...Eu mesma,que adoro os 1001 modelos de copos deles,depois do seu post comecei a olhar os Bico de Jaca com outros olhos,e no dia que fui lá bater as fotos....comprei uns liláses lá para casa.

    Concordo com você que os neutros são mais fáceis de combinar na hora de arrumar a mesa,mas tenho alma colorida,difícil de controlar!

    Só mais uma curiosidade sobre a loja: eles alugam louça para festas. Sem limite para cima ou para baixo,ou seja tanto alugam em quantidade para um evento grande (casamento,por exemplo) como para um jantar de 6 pessoas em casa. Alugam os pratos,os marcadores,os copos. Se quebrar,paga a peça. Achei interessante,fiquei sabendo no dia que fui lá,tinha uma noiva alugando.
    Imagina quanta mesa diferente se pode fazer assim?
    Bjs Rosaria,e conte sempre com esta sua correspondente internacional!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosaria.
    Adorei o post, muito bom aprender coisas novas.
    Aqui em casa minha mãe tem uma compoteira, uma de colocar bombons e uma de colocar azeite.
    Acho lindo.
    Beijos!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga!
    Nossa quanta cultura, aprendi muito viu. Acho lindos os bico de jaca, quando tiver um armário maior vou ver se compro uns. Bjoss.

    ResponderExcluir
  9. Rosaria
    lindo seu post explicando sobre a origem dessa cristaleria tão fina
    que ficou ainda mais bonito com as fotos de sua amiga portuguesa
    As peças são muito bonitas com seu intenso colorido
    e a suas também são lindas. Gostei de ver as taças sobre a bandeja
    Estou aprendendo muio aqui no seu blog!
    eu tenho uma jarra somente. De bico de jaca.
    Os copos já foram, na época eu não valorizava. Um dia
    minha vizinha gostou e eu disse, leva.
    Eram quatro copos.
    A Jarra ficou.
    tenha um lindo final de tarde
    Zizi

    ResponderExcluir
  10. Rosaria to aqui de boca aberta!! Lindo o seu post!! Primeiro porque não fazia a menor idéia do nome das tais louças e segundo porque adoro o conhecimento e seu post está super instrutivo e recheado de fotos. A loja achei um encanto por fora e muito mais por dentro. Lindas todas as fotos da Val.
    Quanto a sua coleção está linda!! Combinam muito bem com sua casa que é um charme. Devia sair em revista de decoração!!

    Bjssss

    Kaku

    ResponderExcluir
  11. Olá Rosaria!
    Adorei a postagem...amo estes copos e não conhecia a origem...simplesmente demais! minha última aquisição foram os de cor preta, junto com a jarra! não resisti! e o engraçado, que quando sirvo algo na jarra, todo mundo fica meio desconfiado, por não saber o que tem dentro! bom demais instigar a curiosidade! beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Rosaria, você tá a cara da riqueza com esses bicos de jacas.
    Muito bom o post, "brog é curtura", eu não tinha nem idéia da origem.
    As cadeiras estão indo, até que enfim, já tava com vergonha de você e do Divino, que fizeram as suas bem mais rápido que nós aqui...rsrs...
    E prá que você me mostrou aquele blog?...kkkk
    Pirei, quero pintar até o carro e fazer stencil, amei tudo lá.
    Besitos e uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  13. Tb não conhecia o nome da famosa jarra que invadiu os programas e ta toda, toda na moda.

    bjs
    Edi

    meuladorteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu tenho algumas peças desse tipo e nem sabia que era bico de jaca, valeu pelo esclarecimento.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  15. Que post maravilhoso, adorei conhecer a origem, quem sabe um dia vamos a essa loja comprar as novidades.
    Adoro esses copos coloridos, me despertasse a ideia te-los. Que bom que estas aprendendo a fazer crochê sou viciada, e gosto de comprar tecido e fazer pontilha fica umas toalhas lindas de mesa.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  16. Olá Rosaria!!
    Minha amiga querida... acabei de chegar em casa das correrias, fiz café e aí... fiquei pensando em você... (meu Deus não visitei a Rosaria??) então abro e vejo seu recadinho... que gostoso isso...
    Meu bem o problema da minha irmã é super delicado, pois ela precisava fortalecer o pulmão (que tbem tem problemas), pra poder fazer essa cirurgia... mas estamos confiante que tudo vai dar certo... pois temos um DEUS misericordioso e fiel e é NELE que depositamos toda nossa confiança. Sempre digo à ela que o coração dela é tão bondoso tão puro que DEUS só vai dar uma "arrumadinha" e é assim que estamos... com muita fé pois DEUS proverá e tudo vai dar certo!!
    E sua mãe como está??
    Rosaria, minha filha está aí no Rio, vai ficar essa semana toda, eu tinha até me programado pra te mandar um "mimo" mas eu queria fazer entendes? e aí devido essa mudança de planos, ficou difícil!!
    Obrigada minha linda pelo seu carinho... agora estou voltando devagar... mas tô! rsrs!!
    Amei, paxonei com essa postagem rica de informações e de imagens belíssima!!
    Amo essas louças a Ana e a Alexandra tem nos tons rosinha ... sou encantada!!
    As suas também são lindas e ficaram um show na sua casa que tbem claro é puro charme!!
    Bjus com carinho e saudades!!!
    e até mais...

    ResponderExcluir
  17. Oi Ro, adorei saber a origem do bico de jaca, só você mesmo para nos trazer culturas tão valiosas do além mar, tu és danadinha, hein! A loja é muito bonita, as louças são lindíssimas, também gostei das suas taças que são neutras e combinam com tudo, como você mesma mencionou. Como sempre está tudo lindo em seu lar amiga!
    Beijos e um fim de semana abençoado querida!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  18. Olá Rosaria...
    Eu e minha mãe estamos babandoooooooooooooooooo!!!Tudo lindíssimo com belas origens.Você está
    regatando,o que amamos.Parabéns!A minha mãe herdou da minha vó,lindas peças de cristal,mas na divisão,
    Você sabe,a outra irmã ficou com um jogo parecido com a sua bico de jaca,você sabe onde eu encontro na
    minha cidade?Agradeço antecipadamente.Suas coisas são lindas e não canso de olhar.Um ótimo final de
    semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. oi Ro
    menina
    eu enlouqueceria nesta loja
    além de agradável aos olhos
    a variedade é de enlouquecer
    eu ficaria que nem criança
    e o baleiro de vidro
    minha paíxão
    os copos um mais lindo que o outro
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  20. Oi Rosaria querida!!! Que belo post! A loja é deslumbrante...que estraga eu faria lá hehehe deixaria muito dinheirinho com certeza. As suas peças são lindas e eu concordo com vc. Gosto de louças brancas. Tenho coloridas tb masas brancas dão mais liberdade pra decorar. Tenho peças coloridas que gosto muito e me chamam a atenção mas sem dúvidas requerem mais cuidado na hora de compar a mesa. Beijo grande!!! e bom domingo pra vc
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo blog, esta é a primeira vez que realmente tenho vontade de elogiar. Seu trabalho é muito bem feito e com muita dedicação. Aproveitei varias dicas.
    Parabéns!!!! Felicidades!

    ResponderExcluir
  22. oi onde eu encontro essas coisas lindas para comprar.
    meu nome é carmem e meu email carmemsouzac@hotmail.com
    obrigada;

    ResponderExcluir
  23. Adoro bico de jaca, nao importa onde rs. tanto que comprei uns copos bem simples que tinham o desenho bico de jaca, são esses os copos que eu uso no dia a dia, acho que dá um charme extra na casa :)

    ResponderExcluir
  24. Lindo post Rosaria.
    desde que vi a mesa da Val com a toalha
    patchwork e os lindos copos rosa vivo dela a imagem não me sai da cabeça.
    Fui atras esta semana e onde vi uns azuis estavam muito caros, corri vários locais e não
    achei,. Hoje voltei lá e os azuis tinham acabado. Queria para o meu aniversario e agora vou
    deixar pra mais trade . Mas quer comprar umas bem bonitonas. Não compro mais nada a não
    ser que eu goste muito, não adianta ter os armários lotados e não estar satisfeita.

    bjus, parabéns pela correspondente e pelo blog q está lindo.

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...