Olá meninas, aí esta a estante que tanto prometi que ia fazer Pátina Provençal, mas eu acho muito injusto mostrar somente uma foto do antes e uma foto do depois, vocês vão curtir de montão estas imagens que separei só pra vocês não ficarem com água na boca pensando ´´Ah é facilzinho de fazer, não deu trabalho nenhum`` porque a maioria só coloca uma foto do antes e uma foto do depois, somente duas fotos, eu acho tão injusto. hehehehe.
Estante na cor tabaco, em mdf e madeira, forrada com laminado de madeira, estupidamente pesada e os puxadores são fendas embutidas por trás das gavetas e portas, foi comprada na Rio Decor.
Esta estante tem o rack solto com rodinhas nos pés, e a parte grande é presa somente pelo fundo e por duas prateleiras no meio, são duas torres que podem ficar independentes, e é isso que eu quero dela.
Gente, porque tem que ter tanto fio numa casa?
Um pouco de poeira só para vocês não aguar tá? Ta reclamando de que? Eu fiquei nessa poeira um monte de dias.
Gente quando eu vejo a casa assim cheia de poeira da vontade de chorar, e desistir, mas não da pra parar, meu sonho tem que ir até o fim.
Estes brilhinhos no ar é pura poeira que saiu na lente da máquina, da pra imaginar como ficaram as coisas por aqui? Comecei a pintar somente as torres, pois estava esperando meu Divino para desparafusar as prateleiras porque precisava de duas pessoas, uma para tirar o parafuso e outra para segurar as prateleiras.
Olha a sala tadinha, antes estava tão arrumadinha, o chão ficou poeira pura. Observe em cima do sofá as prateleiras já foram retiradas.
O rack.
AGORA O PASSO A PASSO DE PÁTINA PROVENÇAL EM MÓVEL DE LAMINADO.
Comecei lixando toda a estante com lixa 220, pois o laminado de madeira e bem fininho se passar lixa muito grossa você come todo o laminado, depois de bem lixado eu tirei a poeira com um pano levemente umedecido depois passei uma esponja também levemente umedecida e com detergente para retirar qualquer resíduo de gordura de óleo de móvel. Note bem: a esponja não pode conter muita água é LEVEMENTE UMEDECIDA MESMO, pois você não esta trabalhando em um móvel de madeira maciça, depois de seco, bem seco, passei a primeira demão de primer, as outras demão eu passava uma de manha e outra a tardinha pois o tempo úmido e frio estava demorando a secar, eu devo ter passado umas três demãos de primer, e entre uma e outra eu dava uma lixada com lixa 220 passando a lixa de leve, sem apertar a lixa só para alisar, você pode também usar a lixa 300 que é mais fininha, depois de todas essas demão de primer eu iniciei com a tinta, e foram cinco demãos uma por dia, como falei estava muito frio e esta tinta te da a aparência de estar seca quando você toca nela, mas se você passar outra camada de tinta o pincel dissolve a primeira camada de tinta que você colocou, depois de ver que cobriu toda a cor escura da madeira eu deixei secar bem comprei os puxadores, meu marido colocou pra mim, lixei os contornos do móvel, colei os apliques do rack, esperei mais uns dias para passar a cera e fiquei admirando. Passei somente uma camada de cera por estar cansada, mas tem que passar no minimo três camadas de cera, tipo encera e da lustre, encera e da lustre... Pronto, missão´´comprida, comprida mesmo``
Abaixo nome de todo material que usei:
Lixa 220 + ou - 15 folhas
Pincel de seda
Primer: Fundo Branco para Madeira á base de água( ECO) - Sherwin Williams, Coral ou Suvinil
Tinta: Esmalte Sintético Acetinado á base de água(ECO) - Sherwin Williams, Coral ou Suvinil
Cera em pasta Poliflor ou Cera de carnaúba para moveis e artesanato.
Cola: Prego Liquido á base de água (é uma cola em pasta branca, que eu uso para colar apliques, serve para colar várias coisas.
Espero ter ajudado a tirar as dúvidas, mas se eu esqueci de algum detalhe deixem o comentário que eu tiro as suas dúvidas.
AH, esqueci vocês querem ver a estante como ficou? VEJA COMO A ESTANTE FICOU AQUI
BJKS A TODAS.
Olha eu aqui de novo , mais tu ta malvada hoje hein! quer matar a gente de curiosidade? kkkk. Sorte tua que eu sei que vai valer a pena a espera, deve ter ficado divino, dá trabalho mais depois de pronto e lindo tu até vai esquecer o trabalhão.
ResponderExcluirbjs
Marta
Nossa quando vi a estante pronta nem acreditei que se tratava da mesma!!!
ResponderExcluirAdorei,ficou linda e o melhor é que tem passo-a-passo!
Parabéns pelo talento!
Beijos
Parabéns!!!
ResponderExcluirDeu trabalho, a vc kkkk, mas valeu a pena!!!
Bjs
Arrasou, como sempre, maozinha de fada!
ResponderExcluirOs detalhes da estante ficaram otimos!
Beijos amore
oi Rosaria
ResponderExcluireu sei quanto dá trabalho fazer esta restauração
já desmembrei uma estante
mas no final o efeito vale qualquer trabalho
bjs
lu
Oi Rosaria, encontrei seu blog "passeando" pela net... e fiquei feliz em conhecer um pouco de vc!!!!.... seus trabalhos com os móveis são incríveis.... tb amoooo o estilo provençal, shabby e afins, e vc se supera hein !!!!! parabéns!!!!!!!! muito lindo tudo o q vc já fez em sua casa, inclusive o que vcs fizeram pelo Pingo, (tb tenho cachorrinhos e um deles é o Thor, poodle branquinho, não é albino mas parece muito com o Pingo.... chorei muito qdo li suas lindas palavras no post dele....e com certeza ele foi muito amado !!!!! bommm deixemos as tristezas de lado não é ???? ... gostaria de te dizer que me tornei sua fã... e pode ter certeza de que te visitarei mais vezes... bjs e mais uma vez Parabéns !!!!!
ResponderExcluirOi Vivi, também queria te conhecer, você tem blog, se tiver deixe o link para mim pois não achei o nome de seu blog. Muito obrigada por suas palavras e adorei que você gostou do meu blog. bjk
ExcluirRosaria querida sou fã das suas obras de arte e com PAP então ficou demais!! E que trabalheira né?!! Você lixa na mão como eu, então sei a dor que ficamos nos braços depois.
ResponderExcluirQuero ver o resultado, vou correr no novo post!!
Bjs
Kaku
Na patina provençal não se usa vela antes da última lixa?
ResponderExcluirAdorei seu trabalho, estou pensando de fazer em cristaleira e uma estante de TV que tenho.
ResponderExcluirOnde você comprou os puxadores? Quanto custaram?
Abraço, Valéria
Olá Valéria, que bom que você gostou do meu trabalho, os puxadores foram comprados em uma loja de ferragens no centro do Rio de Janeiro se não me engano foi na rua Buenos Aires e custaram 24 reais cada, espero ter lhe ajudado, um bj no seu coração.
ExcluirRosaria sua linda , lembra de mim? faz tempo q nao te escrevo..... Vc ta boa? e a familia ta tudo bem?
ResponderExcluirQue o papai do ceu continue lhe abençoando e que seu 2014 seja lindo.
bjos
tudo lindo e caprichado o que vc faz, vc é uma benção de Jesus
fique na paz queridona
Oi Rosaria,
ResponderExcluiradorei seu blog sobre deco shabby chic. Vc esplica passo-a-passo tudinho, achei ótimo e vou recomendar as amigas.
Eu tb estou redecorando meus móveis nesse estilo que adoro!!!!
Gostaria de saber onde vc compra os ornamentos para colar nos móveis? Eles sao de madeira ou de acrílico?
Ficaria muito grata por uma resposta.
Seria legal se vc colocasse links do face para seus projetos assim daria para a gente ficar antenada cada vez q vc cria algo novo :)
É só uma ideia.
Bjs
Rosane
Oi Roseclar, olha, em primeiro lugar quero agradecer por seu carinho e suas visitas por aqui, e quero te explicar que os apliques do guarda roupas foi comprado na Casa da Fechadura, mas o da estante e do armário da sala de jantar foram comprados no Centro do Rio na rua Senhor dos Passos no Bazar Chou, mas são vendidos também pelo site MN Resinas, e todos são peças de resina e super resistentes, mas sai um pouco mais caro porque tem frete bem carinho, se vc for do Rio é bem mais fácil ir no Saara e comprar na rua Senhor dos Passos, só não me recordo o numero da loja mas se for preciso eu procuro, mas esta loja não é a mesma do site que te passei o MN Resinas. Eu tenho Face e no blog tem um link que direciona para ele, e sempre que tem novidades eu posto no face. Espero ter lhe tirado as duvidas um bj no seu coração.
ExcluirOlá Rosaria! Adorei seus trabalhos, são lindos, Parabéns!!
ResponderExcluirAngela
Ola Rosária, achei lindo o seu trabalho e fico muito feliz pela ajuda em mostrar o passo a passo inclusive das dificuldades e inconvenientes. Valeu !
ResponderExcluirOlá Rosária, muito lindo o teu trabalho, grata por postar todas as etapas com todas as dificuldades. Vou treinar bem antes de me atirar na minha estante.rsrsrs.!Vai valer a pena.!
ResponderExcluirOlá Rosário, descobri seu blog essa semana nas minhas andaças pelos blogs de decoração, sou apaixonada pelo estilo provençal e por restauração, seu trabalho é lindo, sua casa um mimo. Amei tudo que vi por aqui, me animou ainda mais a transformar minha em provençal. Parabéns, tá tudo um encanto de lindo!
ResponderExcluirValdete de Figueiredo
Oi, muito legal seu trabalho. Só não consegui ver a estante pronta. Pena, porque deve ter ficado linda! Houve uma pergunta que faço de novo, você não usa vela na pintura provençal?
ResponderExcluirOi, que pena que vc não conseguiu ver a estante, e eu não entendi o porque que vc não conseguiu, pois eu deixei um link que direciona até o post da estante já pronta.. E eu não usei vela neste trabalho. mas tem alguns que eu uso, depende do trabalho e do resultado que eu desejo. Espero ter lhe ajudado. Um bj no seu coração.
ExcluirOi Rosária! Queria parabeniza-la pelo lindo trabalho, e agradecer pois através das suas dicas, tive motivação para fazer o mesmo nas minhas quatro cadeiras e na base da mesa. Sempre olhei para elas com um certo desgosto, pois achava-as muito escuras, e com isso ficava com a sensação de que o ambiente não estava tão agradável quanto poderia ser! Já estou terminando a segunda cadeira, e acho que isso de certa forma mudou muito minha vida. Nunca pensei que fosse capaz de fazer um trabalho desse, começando do zero, pois nunca fiz nada relacionado com isso (estudei Física por 5 anos). Acho que me encontrei depois desse trabalho.
ResponderExcluirMeu marido está adorando as mudanças. Se você quiser ver o resultado final, me diga como posso enviar as fotos, que assim que terminar, enviarei para você. Como é bom saber que existem pessoas que dividem as coisas que sabem e os bons sentimentos com os outros! Beijos!
Olá Ana Maria Caroline, fiquei muito feliz de saber que fui útil a você! A pintura em moveis tbm me faz muito bem, a minha casa mudou completamente, agora é mais alegre e com luz. Eu quero ver o resultado de seu trabalho sim, pode me enviar fotos por email, te aguardo.Bjk no coração. Me encontre tbm no Instagram por @amorimrosaria
ExcluirEmail rosariaamorim@hotmail.com
Serviços de pintura em móveis, pátina, marmorização, laca etc. Dicas de pintura em nosso blog confira.
ResponderExcluirhttp://tatianaleal.com.br/decoracao/servicos/
Oi Rosaria! Que super dica! Estou tentando comprar um jogo de quarto anos 40 estilo Luis XV e restaurá-lo todo em pátina. Será o meu primeiro trabalho e agora vendo suas dicas e de uma amiga que mora distante fiquei mais animada. Por gentileza, me tire uma dúvida: você faz todo o trabalho somente com pincel de seda? Os rolinhos não são bons? Abraços!
ResponderExcluirOla querida, que lindo deve ser este jogo de quarto estilo LuizXV, eu amo moveis antigos. Olha eu só uso o pincel de seda e da marca Tigre de artesanato, não gosto de rolinho eles deixam bolhinhas de ar na pintura, tem pessoas que usam, mais eu não gosto do resultado, eu sou muito exigente com meu trabalho rsrsrs. Amiga se vc nunca fez este tipo de trabalho eu aconselho vc experimentar em um móvel pequeno e velho para vc pegar o jeito e a pratica primeiro, eu já vi gente se decepcionar com a experiência e estragar móvel grande, portanto pratique primeiro em um móvel pequeno de aglomerado. Este móvel que vc comprou é bem valioso e raro, cuide dele com carinho.Qualquer coisa me adicione no Facebook e nos falaremos melhor e tirarei suas duvidas. Um bj no coração.
ExcluirOlha, o pincel é o tigre 185 de artesanato e tem grosso e fino, no blog tem a foto dele, eu não ganho nada fazendo propaganda de produto tigre, apenas uso e gosto do resultado do trabalho com ele. Um bj no seu coração.
ExcluirMuito legal essa iniciativa Dye,também fiz algo semelhante mais focado em elucidar a origem da Pátina veja http://tatianaleal.com.br/decoracao/patina-2/
ResponderExcluir