segunda-feira, 17 de junho de 2013

ABAJUR PROVENÇAL COM PASSO A PASSO

Oiêê, tudo bom com vocês meninas, espero que estejam todas bem, meninas na semana passada eu fui ao Saara (Rio de Janeiro) para comprar um pé de abajur de madeira torneado para fazer o meu abajur, porque o preço de um abajur Provençal neste tamanho esta em torno de 200 a 250 reais, sai muito mais em conta se eu fizer, então eu comprei o pé do abajur na Casa da Mamãe (Artesanato) na rua Senhor dos Passos, o pé do abajur custou 49.00, e  depois eu fui na loja do abajur na Rua da Conceição 15, e eu comprei a cúpula do abajur por 16.00, meninas esta loja tem todos os modelos de cúpula que você possa imaginar. Agora vou passar pra vocês o meu passo a passo, porque eu achei vários PAP na net que deixavam a desejar por falta de explicação de alguns detalhes.

                                 PASSO A PASSO DA CÚPULA DO ABAJUR
O pé de madeira já vem com a parte elétrica pronta, mas meu marido trocou o bocal porque era muito fraquinho´´vagabundo``.



  Estes foram, o pé e a cúpula que eu comprei, que deu o total de 64.00.

Primeiro eu retirei o plástico que envolve a cúpula.

 No começo eu fiquei sem saber se podia retirar este contorno plástico que envolve a cúpula em cima e em baixo. Agora vou explicar o porque da dúvida, na net todos os PAP que eu encontrei ensinam a fazer forro de cúpula de abajur com cúpula de artesanato e elas são todas forradas de TNT, e na net não tem PAP para o tipo de acabamento da cúpula que eu comprei.

 Levantei o contorno plástico e vi que não era colado, portanto eu podia retira-lo.

E se quiser pode colocar de volta, mas como o meu abajur eu vou fazer Provençal, não pode ficar com um acabamento grosseiro, portanto não coloquei de volta, guardei.



 Agora é só começar a forração.

 Como a minha cúpula eu comprei em formato de cone, eu fiz a medida enrolando o pano na cúpula e fui moldando antes de cortar, se preferir faça um molde em um papel primeiro, o corte do tecido tem que ficar no sentido enviesado (godê) deixando bastante sobra de pano para não dar erro. Este tecido eu já tinha guardado em casa, pois já havia feito algumas peças com ele, e aproveitei para fazer combinando com algumas almofadas que tem o mesmo tecido.  

Usei esta cola branca, Cascorez sem misturar água, usei pura, na net manda misturar água, mas o meu tecido é grosso, se eu misturasse água não ia dar certo.


Aqui eu vou dar uma dica para vocês não cometerem o mesmo erro que eu, na parte plástica que envolve a cúpula tem a emenda onde ela foi colada certo? Quando você for fazer, comece colando o tecido em cima da emenda do plástico, sabe porque? Quando eu acendi o abajur deu pra ver que tem duas emendas, mas vc só vê quando a luz reflete por dentro, tem a emenda da parte plástica e tem a emenda do tecido que eu forrei, entendeu? Ainda bem que ficou uma longe da outra, já imaginou se ficassem lado a lado que feio que ia ficar eu teria sempre que ficar virando as emendas para trás né mesmo, ou arrancar tudo e fazer de novo. Que feio gente, quer ensinar ensina direito, ficar escondendo o pulo do gato não é justo, não acham meninas?

 Olha, eu usei um pincel para passar a cola, fica mais fácil, só passei cola pelas pontas da cúpula, passei uma boa quantidade, mas somente nas beiradas, no meio eu dei leves pinceladas, na net manda passar cola em toda a cúpula, mas eu sei que daqui um tempo se eu quiser, eu posso trocar o tecido, e assim fica mais fácil para retirar, porque para reforma-lo, não pode colar um tecido em cima do outro porque vai dar sombra dos desenhos na hora de acender a luz, certo?


Para encerrar passei cola na ponta do tecido, depois dobrei como se estivesse fazendo uma bainha, e fiquei firmando o tecido um pouquinho com as mãos levemente, e com a outra mão segurando por dentro para não quebrar o plástico, meninas o tecido tem que ficar bem esticado, eu não aconselho a fazer com um tecido muito fino, acho que não ficaria com um acabamento muito bom. 

Esta vendo esta é a emenda que eu falei ficou aparecendo esta aí do tecido e a do plastico de baixo, eu teria que ter feito esta emenda em cima da outra que iria aparecer uma só.

Agora é a hora de cortar as sobras, cortei deixando mais ou menos um dedo, se o seu dedinho é fino deixe dois dedos, é mais garantido, e passei cola nas pontas. ( parte de baixo)





Fui virando e segurando um pouquinho para o tecido agarrar na cola.

 Na parte menor ( de cima)  nas sobras do tecido eu tive que fazer uns picotes para poder colar sem ficar com rugas, cortei as sobras depois de fazer os picotes, eu deixei apenas a largura de um dedo fino, depois de ter picotado e retirado o excesso de tecido, passei cola nas pontas para fazer a dobra como foi feito na parte de baixo.

Depois da cúpula pronta, deixei secar e fiquei vigiando para as pontas não descolarem antes de secar,  as vezes abria em algum lugar e eu passava o pincel com cola novamente, não se preocupe esta cola depois que seca fica transparente.
 Para dar um acabamento mais delicado depois que a cola secou eu fui cortando com um estilete as sobras de tecido da parte de baixo por dentro, mas tem que ter muito cuidado para não cortar o plástico da cúpula, vai com a mão bem leve e corte somente o tecido e deixe com um acabamento com pouca sobra de tecido, se já tiver com pouca sobra e tiver cortado certinho não precisa.

PASSO A PASSO DO PÉ DO ABAJUR

 No pé do abajur eu passei primer, lixei com lixa 220, depois dei três camadas de tinta no mesmo dia, e a tinta ficou muito grossa porque eu não estava com paciência de passar uma camada por dia, porque estava frio e estava demorando para secar, se eu esperasse secar durante um dia, ia levar quantos dias para essa meleca ficar pronta? Depois que eu vi que estava muito grossa e ficando áspero, peguei uma esponja de pia não muito molhada, dessas que tem um lado verde e o outro amarelo e fui passando em todo o pé do abajur para retirar o excesso e lavava a esponja e passava novamente, ficou um desgaste lindo, e eu deixei assim mesmo pois eu adorei, e detalhe, a madeira ficou lisinha de novo, logo depois de seco eu passei cera, ficou uma pátina muito bonita. Vê se vocês concordam comigo? Se não quiser concordar a amizade continua. hehehe






















Veja os outros trabalhos que eu fiz com este mesmo tecido, AQUI.










Pronto meninas, esta bem explicadinho, mas se ficou alguma dúvida, pode perguntar que eu responderei com amor. Deixo um beijo no coração de todas que passarem por aqui, e por favor comentem. BJKS



61 comentários:

  1. Oi Rosaria! ficou lindíssimo o abajur e combinando com as almofadas.
    Eu também fiz uma reforma no meu abajur à algum tempo e fiz tam bém almofadas com tecido restante.Só que eu gostei muito deste tecido floral. Tenho que renovar novamente vou procurar um tecido semelhante.ficou lindo.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Rosaria! Ficou lindo, amei o tecido floral, chic! Sua sala ficou um charme com ele! bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi ,olha eu aqui de novo,adorei ficou lindo o abajur,como tudo que você faz .bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  4. Lindo lindo,e muito bem explicadinho vou fazer um pro quartinho das minhas filhas.
    BEIJOS!!

    ResponderExcluir
  5. Quando quero sonhar um pouquinho venho aqui, e hoje encontrei essa maravilha, amei, parabéns minha linda!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu amei amei amei! adoro td o que é provençal! parabéns ficou lindo... e a luz mais escurinha por conta do tecidinho vai dar um clima aconchegante ao ambiente.
    bjoo

    Ale

    ResponderExcluir
  7. Rosaria meu amor vi que vc ficou tão preocupada em ensinar...q vou falar p vc amiga deu p entender direitinho viu!!??

    Eu amei o seu abajur ficou lindo, lindo e o tecido que vc usou...demais...

    òtimas dicas q vc deu...

    bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  8. Confesso que só li o título do post e fui logo vendo as imagens. Adorei a transformação, o abajur ficou lindo, combinando com o estilo de sua casa.
    Volto depois pra ler tudo com calma, tá?
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei amiga,ficou lindo demais,sua casa tá uma fofura adoro provençal,shabby,qto mais gastinho melhor,ficou uma delicia sua casa,reconfortante,Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosaria!!
    Ficou tudo muito romântico..amei!!
    E que barato essas peças hein?? aqui é bem caro e também difícil de encontrar a cúpula que se deseja e que case com o suporte. Comprei à alguns dias num brechó um abajur maravilhoso,antigo lindo,mas a dificuldade foi em encontrar a cúpula perfeita pra ele..e sabe o que fiz?? encontrei uma cúpula gigante essas de teto(estava no lixo de uma loja chique)rsrs...trouxe desmontei e mandei fazer o arco..agora é que vou forrar...aí mostro é muito lindo!!! Mas o seu cantinho a sua sala ficou um romance só...delícia!!
    Parabéns amiga!! Você arrasou de novo!!
    Bjus com carinho da Coruja!!

    ResponderExcluir
  11. OI Rosana, que linda transformação, o tecido é mto bonito..com as almofads formou um composê floral lindo..adorei! belo trabalho..bj grande claudia sodré

    ResponderExcluir
  12. Mais um excelente trabalho.Ficou lindo como sempre!Sério,tenho muita admiração,pelo seu empreendorismo e paciencia.Pois este tipo de manualidade requer muita calma.Estou tentando me inspirar em vc para recuperar 2 peças em madeira que tenho. Estou absolutamente sem coragem de começar, só pensando na parte chata (poeira,sujeira). Tenho que me fixar na parte boa: o produto acabado!
    Muitos bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá querida,seu blog está lindo e inspirador!!!O abajur ficou maravilhoso combinando com a almofada,amei!!!!!

    Um doce abraço,Marie.

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosaria.
    Você sempre criando coisas lindas. Amei o abajur, ficou lindo.
    E eu como sempre reparo em tudo, amei o regador com as flores.
    Bjs!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Rosaria ficou lindo o resultado e muito bom o passo a passo. Parabéns!!!!

    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Rosaria que linda esa lámpara , ese paso a paso me gusto mucho
    Cariños

    ResponderExcluir
  17. Olá Rosaria,realmente querida dá trabalho,mas é gratificante o resultado,não é mesmo?Eu tinha também esses incômodos com a net, até que trocamos pela Net Virtua,foi a melhor coisa,ficou um "avião"ótimo não cai mais!Valeu a pena!

    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
  18. Muito lindo, ameeei esse abajur!!!!!!

    Bjos

    Eliana

    ResponderExcluir
  19. Ficou lindo parabéns, sua casa é sonho!

    ResponderExcluir
  20. Nem precisa pedir Rosaria, é lógico que vou comentar rsrsrs! E meu primeiro comentário é: LINDOOOOOO! LUXOOOOOO! Amei!! Essa sua sala, e o quarto também, pois lembro de cada detalhe, estão de revista internacional!! Eu diria uma francesa!! E o melhor gastando menos, pois é você quem coloca a mão na massa.

    As vezes não temos paciência pra esperar né!! Mas ficou lindo o abajur mesmo usando a esponja. As vezes o errado acaba ficando melhor que o certo.

    Bjsss

    Kaku

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga,

    ficou lindo de viver o abajur!!! Nossa, amei o tecido! As duas últimas fotos revelam o aconchego que é a sua linda sala! adoro!
    Bjs no coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  22. Oi Rosaria!
    eu já encapei cúpula se abajur assim tbém, dá um trabaião heim? rsss
    Legal vc avisar dessa emenda, porque muitas pessoas não lembram mesmo, eu mesmo acho já cometi esse erro, rrss

    E tá certíssima, se postar no blog tem que matar a cobra e mostrar o pau, pois eu sempre procuro PAP e não acho!

    Eu gostei demais do resultado do seu abajur.

    Adoraria conhecer sua casa toda branquinha... falam que minha casa parece casa de boneca, e a sua deve ser casa de princesa.

    Quanto os banquinhos que comentou no meu blog, eu adorei seu incentivo, hehehehe
    Quando eu renova-los irei lembrar de tu.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. oi Rosaria
    menina que diferença
    uma bela repaginação
    adoro tua sala
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  24. Que coisa mais querida seu abajour!
    O tecido é lindíssimo e ficou um charme na sua sala.
    Gostei muito!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, esse tecido é lindo! Amei a estampa, e de quebra ela ainda ficou linda junto ao seu vasinho de flores, não é? Simplesmente maravilhoso, Rosária! Mais uma vez fiquei encantada com o seu talento!

    ResponderExcluir
  26. Ah sua danada quer matar a gente com essas fofuras ficou lindoooo bjs.

    ResponderExcluir
  27. Amiga tava com saudades!
    minha vida tá passando por uma grande mudança, mas não se preocupe pois é uma mudança muito boa!
    estou sem tempo para o blog, fazendo de tudo para não abandoná-lo. assim que for possível te mando um email, ainda falta responder aquele que vc me mandou né? não esqueci não tá amiga!
    amei seu abajur! i pap está perfeito. Beijos querida.

    ResponderExcluir
  28. Oi entrei através da Claudia e amei, tenho uma estante que quero muito transforma-la em Provençal, vou tirar ótimas ideias do seu blog.
    Esse abajur fico maravilhosa, a sala ficou linda com as almofadas e a vela adorei. Tudo no maior capricho, parabéns!!
    Vou estar aqui com frequência, beijo grande e um belo fim de semana..

    ResponderExcluir
  29. NOSSA FICOU LINDO , O PASSO A PASSO TÃO EXPLICADINHO ,ADOREI O TECIDO ,VOCÈ ARRASA SEMPRE ,A GENTE VAI LENDO A CURIOSIDADE AUMENTANDO NO FINAL UTRAPASSA AS EXPECTATIVAS ,PARABÉNS ADORO SES TRABALHOS E SEU ESTILO BJS UMA ABENÇOADO FIM DE SEMANA

    ResponderExcluir
  30. Adorei o pap do abajur, super explicadinho e ficou maravilhoso! Quero ver se encontro desse pedestal aqui no SAARA, pois gostaria muito de um abajur assim e já ví que o preço é mto alto!
    Obrigada por compartilhar sua idéia. bjosss

    ResponderExcluir
  31. Ficou lindo o abajour, amei o tecido e gostaria de ser tão habilidosa como você...mas não tenho coragem, acho que vou me colar mais do que o tecido! quanto à sua viagem, que delícia! realmente a gente volta cheia de ideia e super relaxada...quanto à respiração, que maravilha! este é meu propósito: lembrar as pessoas que podemos melhorar de qualidade de vida respirando melhor! fique com Deus e vamos nos falando! boa semana para ti!

    ResponderExcluir
  32. OLÁ ROSARIA,PARABÉNS AMIGA,SEU ABAJUR FICOU LINDO,AMEI A ESTAMPA E O LUGAR ESCOLHIDO E O PREÇO ENTÃO??QUERIDA QUANTO AO GESSO,EU ACHO QUE A DIFERENÇA DA RESINA É O PESO,POIS O GESSO É MAIS PESADO,MAS DEPOIS DE APLICADO,ACHO TUDO IGUAL.FAZ UM PARA EXPERIMENTAR,O GESSO É SUPER BARATO,MENOS QUE $3,00 O KG E RENDE MUITO.SE FIZER ME MOSTRA OK?BOA SEMANA.BEIJOS.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  33. Oi meu anjo! Como vc esta?
    Muito obrigada pelos parabens de casamento!
    Adorei o seu abaju. A estampa esta linda!!!
    Beijos grandes

    ResponderExcluir
  34. Olá Rosaria...
    Belíssimo trabalho!Que bom gosto do estampado no abajur!
    Muito lindo o seu ambiente.Parabéns!
    Uma ótima semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. MINHA LINDA COM UM PASSO A PASSO COMO ESSE NAO FICAM DUVIDAS.
    PARABÉNS PELO ÓTIMO RESULTADO, SEU ABAJUR ESTA UMA LINDEZA RS

    BACI

    ResponderExcluir
  36. Oi Rosaria
    Ficou muito bom o pap, bem explicadinho, e o abajur lindíssimo!
    Adorei a sala e esse estilo provençal
    super romântico!
    Uma boa semana
    Zizi

    ResponderExcluir
  37. Ficou ótimo. Já forrei uns abat-jours (cúpulas) e o resultado foi médio. Não me satisfez porque o remate ficou imperfeito. Aprendi muito com este PAP. Muito obrigada.
    Beijo

    ResponderExcluir
  38. Menina que lindo e que menina prendada. Adorei, tu és uma fonte de inspiração. Tentei fazer como tu fui tirar essa parte dourada, quebrei tudo, que raiva me deu. Estou com uns para fazer e ainda não consegui.
    Gostastes do Fabrício, ele é fenomenal, uma criatura empolgante. Tens que ver a palestra, é maravilhosa, ele pinta as unhas, menina uma de cada cor. Também vou ter que arrumar uma manicure, mas a que eu ia falava mais que eu, eu sai de lá bem informada das fofocas. hahahah Comprei o ultimo livro dela, ainda li, meu filho está lendo. Essa palestra é ótima para os maridos assistirem, meu marido não gostou, deve ter se sentido culpado.
    Bjos minha linda e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  39. Oi amiga, amei o seu abajur Provençal, ficou muito lindo na sua sala combinando com as almofadas. Parabéns pelo PAP, bem explicadinho, assim não tem como a gente errar, né?
    Beijinhos e muito sucesso na mais nova decoração!
    Ene ♥

    ResponderExcluir
  40. Oi bom dia. adorei tua ideia teu passo a passo, mas o que mais gostei foi teu cantinho lindo e aconchegante, ficou lindo teu abajur, combinando com todo o ambiente. Obrigada por me responder. adorei tua visita, então ficamos assim vou fazer um passo a passo da flor que tu gostou, vamos ver se tu te habilita, eu também aprendi na marra, hehe MARRA?? o que é marra. tô pegando tua febre. Pois bem estou indo fazer o tal passo a passo. nos moldes do teu passo a passo. bjs amiga.

    ResponderExcluir
  41. Meu Deussss tô infartando aqui!
    E a culpa é da Rosaria!
    Menina que lindoooo que ficou
    Ameiii esse tecido tb!
    Tô babando aqui!

    ResponderExcluir
  42. Rosaria conheci este estilo shabby chic a algum tempo atrás no seu blog. Já tinha algumas peças em casa, mas não sabia que era deste estilo, depois que vi sua saia para cama, improvisei uma grampeando na madeira da cama, ficou legal. Sobre o abajur, eu adorei. O tecido também é lindo, e ficou tudo a ver com o espaço. Beijos Gabriela

    ResponderExcluir
  43. Ficou mesmo muito legal o desgaste do pé do abajur. Adorei tudo!

    ResponderExcluir
  44. Rosaria ficou lindo seu trabalho, por favor me ajude tenho um abajur e aquele plastico duro quebrou todo ficando só a armação como faço para colocar o tecido?
    bjs
    Penha (arteretalhobypenhabarros.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Penha você visitou o meu blog e deixou uma pergunta sobre o seu abajur, eu nunca fiz este tipo de trabalho, mas sei que é feito com folha de acetato, você compra esta folha em papelarias, sei que existem várias espessuras e se você utilizar uma que seja muito grossa vai ficar difícil de segurar ela no aramado, depois você faz um molde da cúpula do tamanho do abajur em um jornal e corta o acetato com a ajuda deste molde, depois você enrola o aramado na parte de cima e na parte de baixo todo com fita gomada (crepe) sem deixar a fita ficar embolada para não fazer volume no aramado, e depois é só colar o acetato no aramado do abajur com a mesma fita gomada, mas tem que ser fita da boa, a marca 3m é boa, pode ser feita também com filme de RX dependendo do tamanho do abajur e do filme, primeiro você tem que lavar o RX e tirar as manchas do exame com água sanitária e irá sair todas as manchas, depois de seco é só começar o trabalho, o mais difícil será você fazer o molde da cúpula, pois isto não tem um padra porque cada abajur tem um modelo de cúpula, se você não se importa com a qualidade de transparência de luz, você pode fazer com papel cartão também, e será feita da mesma forma. Espero ter conseguido te ajudar. Um bj no seu coração.

      Excluir
  45. como nao ser seguidora?? Escreve de um jeito que nos permite entender tudinho, sem deixar dúvidas. Estou pra comprar uma casa e pela primeira vez irei morar sozinha.. sem marido, filhos e pais. Mas em 2015 minha filha ira morar comigo e ela assim como eu e vc... adora o estilo provençal..... aadorei tudo.... e vou copiar algumas dicas suas de decoração... obrigada pela generosidade em compartilhar.. virei fã...bjks...

    ResponderExcluir
  46. Rosaria,

    adorei a indicação das lojas para comprar a base do abajur e a cúpula. Foi uma mão na roda.
    Ótimo post, tudo muito bem explicado!

    Continue assim, o blog está ótimo!

    ResponderExcluir
  47. BOA TARDE , GOSTEI MUITO DESSAS IDEIAS, E ADOREI MAIS AINDA ESSA COISA FOFA MAIS LINDA DO MUNDO "PINGO"

    AMO ANIMAIS
    BJS HELO

    ResponderExcluir
  48. BOM DIA , GOSTARIA MUITO QUE VC COLOCASSE IDEIAS DEDECORAÇÃO NATALINA PARA CASA E MESA,
    DESDE JA AGRADEÇO HELO

    ResponderExcluir
  49. Rosaria, que trabalho gracioso! O resultado ficou divino... adorei!! E o custo é muito mais em conta do q se vc for comprar um similiar, prontinho, igual ficou o seu depois do revestimento e da pátina. Parabéns!!! Ah, obrigada pelo carinho lá no blog. Fiquei feliz com sua visita.

    Beijos e ótima semana,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Gostei mto do seu blog. estou pesquisando mto nele, pois tbm faço os meus móvéis. Eu uso o secador de cabelo p apressar a secagem ajuda bastante.
    Abraço
    Eliane

    ResponderExcluir
  51. Alguns anos atrás, tive uma fábrica de abajures, gostaria de reativá-la com sangue novo. Que tal sermos sócios? Obrigado!

    ResponderExcluir
  52. Moro em Recife- Pernambuco. Aqui eu não tenho acesso a comprar acabamento para as luminárias que faço. Por favor, alguém pode me ajudar me fornecendo o endereço, site, nome ou telefone de algum fornecedor?
    meu contato, lusodrebastos@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  53. Preciso urgente de um fornecedor de perfil de acabamento para abajur, pois onde moro Recife=Pernambuco, não existe nada nem de perto parecido,,, Onde eu comprava na Exulte, não fornece mais, meu contato:
    lusodrebastos@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  54. Oiii Rosa!! Fiquei encantada com seus trabalhos!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  55. Faço todos tipos de armações para cúpulas de abajur e luminárias e outros como lustres de balão infantil 011 47831329 Email nailtonoficinadearmacoes@yahoo.com.br f/c Nailton

    ResponderExcluir
  56. Precisamos de um contato, pois estou precisando de seus serviços.

    ResponderExcluir
  57. Respostas
    1. Olá Aecia, o meu contato de watssap é (21) 97293-3218. Tem também instagram @amorimrosaria

      Excluir
  58. Rosária, ficou lindo e obrigada pela dica. Algumas pessoas não pensa como VC, preocupada em passar com detalhe o passo a passo.

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...