terça-feira, 23 de abril de 2013

MESINHA PROVENÇAL

 Olá meninas, tudo bem por aí? Hoje vou mostrar a restauração que fiz em uma linda mesinha, que  comprei no Brechó. A pobrezinha tinha  no tampo dois pisos colados! Isto mesmo, dois pisos daqueles bem velhos. Veja bem, não era antigo, era velho, e na cor, branco com manchas cinza!!! Mas a mesinha tinha potencial, pois a madeira dela é de Jacarandá. Eu e meu marido (DIVINO) chegamos em casa tão eufóricos com a danadinha que ele arrancou o piso e não deu nem tempo de pegar a máquina para tirar uma foto. E para nossa tristeza o piso saiu junto com as folhas de compensado do tampo, porque estava colado com cola de madeira e rejunte. Quanta caca um ser humano pode fazer não é mesmo? Colar piso no tampo de uma mesa de qualidade!!! Mas vou mostrar como ela ficou depois de pronta...


Agora vem comigo que eu vou te mostrar como eu fiz o trabalho.Ela era assim...

E assim ficou o tampo da mesa depois que tiramos os pisos ´´LINDOS``que tinham colado em cima dela. Os pisos acabaram junto com a forração do tampo de madeira. Mas observe que o acabamento nas pontas ficou no lugar.

 Compramos uma folha de compensado e pedimos para cortar no tamanho do tampo.

Comecei a retirar toda tinta com o removedor de tintas Pintoff .

 Primeiro coloquei luvas, depois apliquei  o Pintoff com um pincel. 
Existem outras marcas com preços mais em conta, já usei outras marcas, mas ainda prefiro esta. 


Eram duas cores de tinta. Uma verde e uma creme.

Este removedor você aplica e espera + - uma hora. A tinta começa a amolecer, depois é só raspar com uma espátula. Viu, se você pintar um móvel e se arrepender, é só retirar com este produto.


 Olha como a tinta está  amolecendo. Está na hora de retirá-la com a espátula.


  Depois de tudo raspado olha como ficou bonita. A madeira é Jacarandá.


Usei esta escova de aço para limpar a tinta nos desenhos dos pés da mesa. Olha o chão, está cheio de tinta que se solta mas faz menos sujeira que usar somente a lixa. Mesmo assim tem algum lugar em que passei a lixa, mas não fez poeira, pois a madeira estava úmida de Pintoff. Mas se for móvel laminado é melhor usar a lixa somente, este produto é para retirar tinta e verniz.


  Olha como ficou limpinha! Agora é só usar aguarrás para limpar o resíduo de parafina que fica do Pintoff.






 Colei o tampo com a cola branca CASCOLA para madeira e rejuntei os cantos com MASSA F12 na cor Imbuia, pois esta cor era a cor que eu tinha em mãos. Depois de secar bem, lixei bastante com lixa 220. O compensado fica desfiando, mesmo depois de lixar você sente que esta áspero e só vai parar depois de aplicada a cera e eu passei betume em pasta misturada com cera incolor em pasta, deixei secar, depois apliquei mais duas vezes. Todo trabalho levou vários dias, não foi tão fácil,  pois depois que retirei a tinta velha, no mesmo dia limpei com aguarrás, no outro dia colei o tampo e esperei secar  pressionando com três sargentos (ferramenta de prensa) e um montão de livros para fazer peso durante 24h, depois passei o betume com cera, eu esperei mais 24h  para a madeira secar bem, pois aprendi que em alguns casos a pressa é inimiga da perfeição. Eu tinha que fazer o tampo antes de pintar a madeira para não correr risco de pingar tinta no tampo, se pingar tinta no compensado antes de colocar a cera com betume a tinta não sai nunca mais, nem com pintoff, pois o compensado cru e seco a tinta penetra nos poros e a mancha fica profunda.




A pátina desta mesa eu fiz de um jeito diferente. Eu queria testar e deu certo: a pintura eu fiz com o Primer ou FUNDO BRANCO PARA MADEIRAS somente. Não usei  tinta. Depois de seca, eu lixei para fazer os desgastes, para dar um ar Shabby. Dois dias depois passei cera em pasta incolor. E ficou pronta.

 Estas rosas eu tirei do meu jardim. Elas são aveludadas, plantei no ano passado e a roseira já está quase da altura do muro.














 Olha como o tampo esta brilhando.





Acabamento perfeito.

















 Minhas rosas no vidrinho de azeite, isto é Shabby Chic.



 Colhi mais rosas da roseira! Sabe porque eu adoro rosa?  Rosa é o nome de minha Mãe.

 Este é o lugar onde ela vai morar, embaixo da janela! A foto aqui não fica boa, pois está contra a luz da janela.

 Lá fora a jardineira com os Gerânios estão começando a florir.

Deixo para vocês mais uma rosa do meu jardim... Só tinha esta e eu tirei, a cor é linda não é mesmo?

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. Charles Chaplin

35 comentários:

  1. Rosaria que lindo ficou. Nem parece a mesma peça. Um trabalho enorme que no final é compensado pela beleza de um móvel recuperado. Parabéns!!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou adorando teus trabalhos.Parabéns!

      Excluir
  2. Oi Rosária minha querida!Adorei!!! Uma maravilha!!! Parabéns pelo trabalho tanto seu quanto do seu marido. Uma linda peça. A dica do produto para remover a tinta eu já guardei aqui pois estou com duas janelas para transformar e agora já seu como fazer. A respeito do lugar que fui e mostrei no blog, é praia brava, Ibicuí, em Mangaratiba. Uma praia maravilhosa e pouco movimentada. Beijo flor!!!
    Cantinho da Galega

    ResponderExcluir
  3. Ficou lindo e perfeito! Adorei a arte!
    BJaum

    ResponderExcluir
  4. Amigaaaaaaa!
    Que mesinha linda ! Amei o resultado e ela na cor de madeira ja estava linda também!
    Amei !
    E essas rosas são "divinas"( olha o trocadilho..rsrs!)
    Amei tudo , perfeito !Parabéns pelo belo trabalho!
    bjus!

    ResponderExcluir
  5. Olá ,belo trabalho ficou divino.bjs
    Marta

    ResponderExcluir
  6. OLÁ ROSARIA,TUDO DE BOM SUA TRANSFORMAÇÃO AMIGA,AMEI O TAMPO FICAR NA COR MADEIRA,VOCÊ REALMENTE É UMA SHABBY DA ARTE PROVENÇAL,RSRS.BOA QUARTA.BEIJOS.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei seu trabalho,sua casa está maravilhosa,fiquei inspirada,amei!

    ResponderExcluir
  8. Ficou linda! Agora deu até vontade de sair por aí procurando uma mesinha para transformar.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rosaria, obrigada pela linda rosa! Parabéns pelo trabalho maravilhoso dessa peça, ficou chic e também compartilhar suas experiências na arte de restaurar. Também gosto de usar primer para fazer alguns trabalhos, o resultado é ótimo. B eijos

    ResponderExcluir
  10. OMG nem sei o que dizer, sua mesa ficou perfeita, adoro seus trabalhos, o capricho e o amor que vc coloca em cada peça...sempre me surpreende, beijossss e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Rosaria su mesa quedo todo un lujo, me encanto ese tutoríal muy bien explicado
    Cariños

    ResponderExcluir
  12. Rosaria de Deus, que coisa mais linda sua mesinha, sua casa está a cada dia mais lindaaa!!!! Parabéns!!!Um bjo no coração!!!!

    ResponderExcluir
  13. Sua mesinha está linnnnda, parabéns...inspiração... que o Senhor abençoe mais a cada dia esse dom que Ele te deu, essa criatividade e disposição!!! Bjoks no coração!!!! *-*

    ResponderExcluir
  14. Rosaria,
    Beleza de trabalho...sua casa é linda...parabéns!

    ResponderExcluir
  15. oLÁ rOSARIA!!! Menina eu aceito essa rosa ela é linda obrigada e tbm amei as fotos ficaram lindas,,,

    Ro que linda ficou essa mesa depois de lixada, raspada, arrancadas essas tintas em ela assim já ficou showwwww de bola amiga e adorei mais um vez seu trabalho, ficou demais a pintura...linda, linda

    Parabéns viu amiga...nota 1000 p vc

    bjs rose jp

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rosaria! Show, muito linda ficou a sua mesinha. E parabéns pelo cultivo de rosas, também adoro! Amei o seu blog, o seu trabalho e a maneira como você expõe. Fica o convite para me visitar também e seguir. Beijo, Eunice Maria.
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com.br/
    efacilserfelilz.artesanais@gmail.com
    http://www.elo7.com.br/efacilserfelizartesanais
    Dê um curtir lá na minha página do Face Book:
    https://www.facebook.com/pages/%C3%89f%C3%A1cilserfeliz-Artesanais/120002958100957

    ResponderExcluir
  17. amoooo vir aqui...e fikar admirando seus trabalhos que por sinal são perfeitos e românticos...PARABÉNS mais uma vez vc excede nossas expectativas... fika com DEUS.
    BJOSS DA KRIS.

    ResponderExcluir
  18. amei,vc me deu ideia para eu fazer com uma mesa ,não vou pintar o tampo,perfeito ,ameeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  19. Ficou muito linda a mesinha!
    Eh incrivel o q as pessoas podem fazer mesmo. Minha mae eh restaurado e restaurou a igreja Nossa Senhora Dajuda, de Arraial Dajuda - BA. Sobre a pintura original (que era maravilhosa) haviam 8 camadas diferentes. Foi um trabalho de mais de 6 meses deixa-la como dantes. Mas nos contaram, nao sabemos se eh verdade, q agora o novo padre a pintou todinha de azul e branco... minha mae quase infartou kkkkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Xará, ficou 10! Super trabalho, em equipe o que é melhor e que valeu muito a pena!!! a mesinha ficou uma graça mesmo!
    tb tenho aquela garrafinha...rs adorei qdo vi.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Olá amiga
    Um belo passo a passo e com um resultado magnífico com variadas opções de bom gosto

    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
  22. sou super fa de seus trabalhos amiga, parabenssss é tudo muito encantador neste seu blog...a mesa ficou perfeita como td que vc faz..bjosssss da Ro

    ResponderExcluir
  23. Rosaria sou muito fã do seu trabalho, quanto capricho, uma perfeição. Parabéns mais uma peça linda.

    Já usei removedor pra tirar tinta de peças antigas, parece fácil...mas dá um trabalhão...kkk...sem falar que se encostar na pele o produto ou mesmo a casquinha da tinta que sai, queima a bessa.

    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Rosaria! Obrigada pela visita, e pelo recadinho.
    Que linda a transformação da mesa. Tenho uma bem parecida, que transformei(mandei fazer) em mesa de quatro lugares, e ficou muito boa também.E tem gente que bota fora estas preciosidades.Vê se pode? Bjs

    ResponderExcluir
  25. A mesinha ficou muito linda, parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi amiga! que bom ver você trabalhado com suas restaurações, cada dia admiro mais sua disposição para lidar com esse trabalho tão difícil, imagino o prazer que lhe dar ao vê-lo concluído! parabéns ficou lindo! gostei de saber que sua mãe se chama Rosa pois meu nome é Rosa Núbia mais nunca me acostumei com os dois nomes, acho que é porque ninguém chama assim.
    Um beijo no coração, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  27. Hello Rosaria!
    Thanks for your beautiful photos.
    The table is so wonderful!
    You are very good!
    And I love your roses!
    Happy weekend!
    With love,
    Geli

    ResponderExcluir
  28. Parabens Rosaria, adorei o tampo, ficou liiindo D++++!!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  29. Já usei esse removedor de tintas, funciona super bem!
    Incrível o seu achado e a mesinha realmente tinha muito potencial, mas o seu trabalho ficou fenomenal! Perfeito! Fiquei apaixonada!

    ResponderExcluir
  30. Ficou maravilhosa!
    Achei seu blog pesquisando sobre cadeira medalhão (já li sua aventura com suas poltronas medalhão - ficaram lindas, por sinal).
    Comprei uma cadeira (R$ 15,00 num bazar) e já mandei pintar de branco (não tenho o seu talento, infelizmente!). Mas a parte de estofar eu mesma faço (adoro costurar!).
    E agora já estou na fase de escolher o tecido. Tb adoro reformar coisas! Se puder, dê uma "passeada" pelo meu blog.

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Ainda não tinha visto esta mesa. Ficou muito linda. Parabéns Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  32. Quanta dedicaçao, carinho e simpatia heim!!
    Parabéns pelo belo trabalho
    Rosaria.



    ResponderExcluir
  33. Quanta dedicaçao, carinho e simpatia heim!!
    Parabéns pelo belo trabalho
    Rosaria.



    ResponderExcluir
  34. Quanto carinho,dedicaçao e simpatia heim!
    Parabéns pelo belo trabalho Rosaria

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...