sábado, 30 de março de 2013

A PÁSCOA


Mesmo sendo uma data muito popular, a Páscoa ainda deixa muitas pessoas em dúvida. Muitos ainda não compreendem de onde ela surgiu e o seu real significado. Com a forte apelação do comércio as pessoas confundem-se mais ainda. Não é raro vermos pessoas respondendo que Páscoa são ovos de chocolate ou um feriado católico.

A Páscoa tem o seu início no Antigo Testamento. O povo de Israel vivia como escravo do povo egípcio já há 400 anos. A Bíblia diz que Deus ouviu a oração daquele povo que vivia oprimido: “… os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.” (Ex 2. 23-24)

Deus resolveu libertá-los e para isso convocou Moisés para liderar esse movimento. O Faraó, líder máximo do Egito, não quis deixar o povo de Israel sair em liberdade, por isso, Deus enviou inicialmente nove pragas. Mesmo sendo castigado por essas pragas o faraó se recusou deixar o povo israelita ir embora rumo à liberdade. Foi então que Deus preparou a décima praga. Essa praga era a morte dos primogênitos (filho mais velho). Só não morreriam aqueles que cumprissem algumas ordens dadas por Deus.

Dentre as várias exigências de Deus, a principal era separar um cordeiro ou um cabrito de um ano e sem defeito (Êxodo 12. 3, 5). Esse animal deveria ser morto num dia determinado e o seu sangue passado nos batentes das portas (Êxodo 12. 3, 5). Quando Deus viesse para matar os primogênitos, vendo o sangue nos batentes, não mataria ninguém daquela casa. Onde não tivesse o sangue do animal, o primogênito morreria. Aquele sangue (e a obediência à voz de Deus, é claro) era a garantia de vida e libertação daquelas pessoas.

A décima praga acontece e todos os primogênitos do Egito morrem inclusive o filho do faraó. Ele, então, deixa o povo ir embora. É aqui que começa a Páscoa. O povo foi liberto da escravidão pela mão poderosa de Deus! O ritual realizado na primeira Páscoa, que é descrito em Êxodo 12.1-20, deveria, então, a partir daquele momento, ser observado todos os anos pelas próximas gerações. E foi assim que aconteceu.

Em Êxodo 12. 27 está a explicação que deveria ser dada quando os filhos daquelas pessoas perguntassem o que eram aqueles rituais simbólicos feitos na Páscoa. Veja: “Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas.” (Ex 12. 27)

Essa comemoração seguiu até os tempos de Jesus Cristo, que deu a ela um significado ainda mais marcante e profundo.

Após Jesus, a Páscoa mudou sua forma, mas não seu significado. Jesus, através de Seu sangue, nos libertou da escravidão do pecado. E esse sangue foi derramado na Sua morte lá na cruz em sacrifício. Jesus é como aquele cordeiro que ofereceu o seu sangue para que aquele povo, que vivia como escravo vivesse e fosse totalmente livre. Pelo sangue de Jesus vivemos a liberdade. Ele foi o sacrifício que nos trouxe vida e libertação da condenação e da escravidão do pecado.

A Páscoa cristã comemora, então, o sacrifício e a ressurreição de Jesus Cristo. Jesus é o nosso Cordeiro pascal (1 Co 5. 7). Ele nos propiciou a liberdade através de Seu sangue e da Sua vitória na cruz. Essa é uma comemoração a ser lembrada todos os dias e não somente na Páscoa!

Chocolate, festa, feriado, tudo isso têm o seu lugar, mas esse lugar não deve tomar o lugar do verdadeiro propósito da nossa comemoração! Celebre Jesus! Celebre a sua liberdade! Celebra a Páscoa!

Este artigo pertence a:

André Sanchez


 A PAIXÂO DE CRISTO

UM BEIJO MENINAS, EU DESEJO  UMA FELIZ PÁSCOA A TODAS VOCÊS,  E DEIXO ESTE FILME COMO UM PRESENTE PARA VOCÊS.

8 comentários:

  1. FELIZ PÁSCOA ROSARIA,QUE DEUS ABENÇOE TODOS OS SEUS.FIQUEM NA PAZ.BEIJOS.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosaria!ótimo texto! Os ovinhos ,coelhinhos e chocolates são muito bom ,mas não poderia ser esquecido o que Jesus fez por nós.Te desejo e a família uma páscoa feliz e abençoada.Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola Rosaria!!!! Esse eh o verdadeiro significado da pascoa!!! Por isso aqui n eh comemorado o pais n eh cristao, e sim xintoista e nao sabe o significado da pascoa, entao tbm n temos ovos e eh um dia normal como qq outro..

    Feliz Pascoa minha amiga...

    Grde bj

    Rose jp

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa passagem da biblia e sempre faço uma reflexao sobre esse acontecimento . A nossa verdadeira Pascoa e Cristo , que morreu para nos salvar e nos dae vida nova !
    Tenha uma excelente pascoa , com muita alegria e coisinhas gostosas!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Olá..
    Lindo lindo!! Perfeito!!
    Bjus amiga... Feliz Dia e uma..
    Linda Páscoa...bem docinha e repleta de AMOR!!
    Com carinho da Coruja!!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo texto amiga!
    Uma feliz e abençoada páscoa para você. Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Rosaria, que linda e sábia mensagem.
    Que tenha uma Feliz e abençada Páscoa.
    Besitos

    ResponderExcluir
  8. querida rosaria en estos tiempos es tan poca las personas que le dan el verdadero significado a la semana "santa". lindo post
    que tenga una linda semana
    cariños

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...