quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PASSO A PASSO DE PLAQUINHA DE JARDIM

Olá meninas, hoje trago para vocês este post do passo a passo da minha primeira plaquinha, e dedico este post a Rose Japan do blog  http://life-vida-rose.blogspot.com.br/ que me incentivou a fazer um PAP, de como fazer a vela de tecido, que farei semana que vem, ta bom pessoal? Visitem o blog da Rose ela é uma ótima pessoa, e o blog dela é super aconchegante.

Primeiro peguei uma madeirinha de um caixote de feira, retirei todos os pregos e lixei com lixa de numero 60 para retirar as farpas e asperezas, depois para dar uma alisada na madeira usei a lixa de numero 180.  
 .

Eu escolhi a pior parte do caixote, com nós na madeira e uma parte estragada, para ficar com aparência de madeira de demolição

Olha a diferença que ficou a madeira, depois eu peguei só um pouco de tinta acrílica na cor verde água, e dilui com umas gotinhas de água para a tinta não ficar muito grossa, e dei umas pinceladas na madeira somente em alguns lugares. Esperei secar, alguns minutos. não deixe a tinta secar de um dia para o outro, pois se secar por muito tempo fica mais difícil de lixar, porque estas madeiras de caixote são muito ressecadas e a tinta fica totalmente grudada. Aí só tira com lixadeira.

A gente olha assim e pensa: ´´Que caca que isso vai virar hem?``
Depois eu usei uma cor só um pouco mais escura a azul piscina, essas cores eu fui colocando de cabeça, não tem regra, só precisa ser cores em tonalidade que lembre cor antiga. Espere secar novamente, alguns minutos.


Depois um pouco de amarelo ouro, somente em alguns lugares.

Eu acelerei a secagem com o secador de cabelos. Estava ansiosa para ver pronto.


Próxima etapa, lixar novamente, usei a lixa 60 e a 180 novamente para desgastar a pintura. Lixando bem onde as tintas se juntam para não ficar a marca da pincelada separando as cores e nas pontas da madeira usei muito a lixa 60 para dar um envelhecimento mais real, depois peguei o stencil de letras, papel, régua,tesoura, lápis e borracha, para escrever o que eu queria colocar na plaquinha.

 Olhe como a madeira ficou depois de  lixada.

Este é o stencil que eu usei.


 Emendei uma folha de papel oficio uma na outra com durex pois a plaquinha era grande, medi o espaço para centralizar as palavras, desenhei as letras depois recortei o papel, isto é só para eu não me perder na distancia das letras, e mesmo assim ainda deu treta.

Aqui no desenho saiu direito, depois eu fiz as medidas das letras na madeira, mas na hora de fazer a letra com a massa acrílica eu fiz no lugar errado, você verá mais a frente.

Não precisa desenhar as letras é só marcar a largura de cada uma e a distancia entre elas.

Nesta etapa eu usei espátula de artesanato e massa acrílica.



Gente eu devia estar é fazendo as unhas, olha quanta cutícula!


Vou mostrar a vocês as possibilidades de matizar as letras, com cores.
Asim que você passar a massa, pegue uma pontinha de tinta acrílica  na cor de sua preferencia e passe por cima da massa.
Olha como fica bonito, mas eu vou tirar porque eu quero a minha letra branca, só fiz para mostrar as possibilidades de mudar.

Pronto fiz o branco, aí foi que eu me perdi nas medidas que eu havia feito, aí bem onde eu coloquei a primeira letra era o lugar da segunda letra, veja as marcas de lápis na foto acima


Depois de cada letra feita você deve lavar o stencil se deixar secar não sai mais. Espere a letra secar ao toque das mãos, para poder fazer a letra seguinte. 



O defeito ficou nas laterais, o lado esquerdo ficou maior que o lado direito, mas vou resolver isto com flores, muitas flores.

Depois das letras prontas peguei um guardanapo de decoupagem e recortei  em torno de cada florzinha, com uma tesourinha pequena. Guardanapo de decoupagem tem três folhas, você só vai separar as folhas depois de recorta-lo com muito cuidado, retirar duas e jogar fora e fica com o desenho, cuidado ele é muito fininho.

E você vai colar com cola para decoupagem, antes de usar a cola você coloca o desenho onde você deseja e depois você coloca o dedo dentro do vidro da cola e você passa com o dedo em cima do desenho, e alisa devagarzinho, pronto ele não sai mais dali, só não pode molhar o desenho, deixar plaquinha com decoupagem na chuva ou passar pano molhado, nem pensar.

Cola gel de decoupagem tem vários fabricantes.

Eu já tinha este aplique de resina é um regador de plantas, para pinta-lo eu peguei um pouco de tinta marrom e passei com o dedo mesmo no aplique, como você vê ele era branco.
Estas fotos amareladas foram feitas á noite.

Deixei ele assim todo sujo  até a tinta estar QUASE seca, depois limpei com um pano um pouco úmido.

Ficou assim
E com a minha cola milagrosa Tytan Fix, colei o regador ao lado das flores.

No dia seguinte já estava tudo bem seco, eu usei a lixa 320 e passei levemente em cima das letras até onde tinha os desenhos por cima das letras para dar um ar envelhecido e a letra ficar lisinha. E nas beiradas da madeira usei novamente a lixa 60 para retirar um pouco as tintas das pontas da madeira e terminei com a lixa 180 mas isto foi só nas beiradas viu?

Agora terminado o trabalho passei cera Poliflor com o dedo.
Esta vendo que tem umas folhinhas em cima da letra, eu dei uma leve lixada em cima para dar um ar envelhecido, você pode também aplicar verniz em spray, somente em spray, porque você não pode passar nada com pincel em cima da decoupagem para não soltar os desenhos, mas a madeira de caixote fica muito ressecada eu preferi a cera.








 Ela vai ficar mesmo é aqui nesta porta { que ia ser quarto de hospedes, mas como pobre não tem hospedes, virou salão de beleza, agora virou quarto da bagunça, ou seria das coisas do salão} que fica no andar de baixo dentro da  varanda ou seria ´garagem` ou seria lá embaixo mesmo, perto do jardim, o jardim, será que é jardim mesmo? 

 Estas fotos são de hoje á tarde. Que linda as florzinhas.

 Esse molhadinho no chão é xixi do Pingo tá? Ele molha as plantas toda hora. Menininho cuidadoso esse Pingo.




VIU AINDA DEIXEI VOCÊS VEREM O MEU JARDINZINHO.


 E AÍ DECOUPAGE OU DECOUPAGEM?

Qual a origem da Decoupage? A palavra original é "Dècopage" e em português pode ser "Decoupage" ou "Decoupagem".

A decoupage é uma das mais antigas artes de decoração e tem as suas origens na Sibéria, Japão, China, Itália, França, Alemanha e Polônia. Estes povos enfeitavam seus móveis e utensílios com folhas, flores, papeis rústicos e papel de arroz.

Foi criado para quem não sabe desenhar ou quer ganhar tempo utilizando desenhos e ornamentos prontos e coloridos.


DEIXE SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO, VOCÊS VIRAM QUE EU COLOQUEI DOIS TAMANHOS DE FOTO, NO COMEÇO COLOQUEI FOTO GRANDE E NO FINAL COLOQUEI FOTO MUITO GRANDE. QUAL FICA MELHOR PARA VOCÊS? EU PRECISO SABER. UM BJ NOS CORAÇÕES.

20 comentários:

  1. Ola Rosaria antes q esqueca o q vc escreveu eu gosto de tdo grde, entao amo fotos grdes tbm a gente enxerga melhor esse negocio do povo colocar foto pequena e clicar p ver grde acaba dando trabalho qd estamos passando em varios blogs, toma mais tempo...mas aqui pequena ou grde paro no tempo...menina n consigo amsi olhar nenhum blog e a senhorita e a culpada!!!! Rs

    Agora morriiiiiiiiiii....Vc eh uma verdadeira artista plastica, vc tem um dom nato em vc., tdo q faz vira ouro...menina faca p vender ai na sua cabeleiraria ...aposto q vai ganhar muito com isso, Rosariaaaaaa, se vc me visse eu te escrevendooooooo...eu ameiiiiii...vc eh demaissss, adoreiiiiiiiiii...sua plaquinha ficou aquelas de profissionallllllll....

    Nossa Rosaria tenho vontade de chorarrrr...menina um dia perdi o tempo tdo atras desses moldes de letras e nao achei, ahhhhh vou levar meu iphad hj nas lojas p mostrar seu blog...com esses materiais q nem sei. Vendem por aqui....

    Rosaria eu ameiii demais a plaquinha menina ficou linda , perfeita demais vc acertou nas cores ficou linda a eu quero tentar pois eh assim q eu queria as minhas...delicadas e rustica ao mesmo tempo, plaquinhas assim de epoca...amei, ameiiiiiii...

    Ficou linda em qq lugar, nas plantas, no banco e na porta...tbm amei o sei jardim q eh lindo de viver!!!! Nossa se deixasse hj ficaria aqui babandooo nessas fotossss..

    Bjsss e hj ja eh sexta!!! Nossa como voou nao eh

    Rose jp

    ResponderExcluir
  2. Rosaria seu trabalho é perfeito, fico aqui de boca aberta, adorei o passo a passo, tenho grande dificuldade em fazer esse relevo com o estêncil, o meu fica muito irregular, seu eu deixo lisinho ele fica muito baixinho e quase nem aparece o relevo : ( ... como vc faz pra ficar com um relevo bom e ainda assim ficar lisinho?
    Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!Esta placa ficou ótima.Vai ficar bem tanto no jardim como na porta

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Nossa! ficou muito legal.Quem diria que uma ripa de madeira se transformaria em uma plaquinha tão linda.
    Obrigada pelo PAP e por compartilhar.
    E seu jardim é lindo.
    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosaria,
    A plaquinha ficou bem charmosa!! Seu jardim é lindo e as plantinhas super bem cuidadas!! Amei conhecer um pouco mais da sua casinha!!
    Obrigada pelo seu carinho comigo lá no blog...Adoro sua visitinha!!
    bjokas e um lindo final de semana!!

    ResponderExcluir
  6. Ai, que luxo!! ficou lindissimo!!! eu vi a plaquinha da nossa amiga Rose, que tbm ficou linda demais... eu adoro essa tecnica que vc usa de deixar as figuras que vc coloca em relevo, nao sabia que era assim antes de ver o PAP que vc compartilhou conosco. AMEI! vc eh muito talentosa, viu? vc tem muito bom gosto, de verdade!


    Vim tbm lhe desejar um otimo final de semana de muita paz e soh coisas boas!

    Fique sempre com Deus!

    Mil beijocas!

    cris.

    ResponderExcluir
  7. Menina que trabalheira hein? achei linda em qualquer lugar, seu jardim é uma graça! ótimo pap, quanto ao tamanho das fotos acho que tanto faz, deu pra ver bem nos dois tamanhos, não foi o seu caso mais vejo em alguns blogs que exageram no tamanho das fotos e a página demora tanto pra carregarem que as vezes desisto de ver, se isso acontecer no meu me avise tá. Não lembro como se chama essa função... a gente clica em cima da foto e elas aparecem em slide e ficam todas no mesmo tamanho, eu gosto de ver assim e no seu blog dar certo, odeio ver aquelas fotos bem pequenas e nem sempre o slide dar certo. bjoss amiga e um abençoado fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais linda cheia de graca é essa plaquinha que vem e que passa....

    ResponderExcluir
  9. Amiga, amei sua plaquinha , apesar de achar que deu o maior trabalhão para fazer, mas o resultado ficou lindo !
    e quando eu vi a foto do jardim , imaginei esse banco em um quantinho com essa plaquinha pendurada próximo a ele , acho que vai ficar um luxo ..
    Ah! e eu aqui ainda sonhando com a minha varanda ! Uma plaquinha dessa ia cair bem lá ...
    Tenha um ótimo final de semana !
    Bjus!

    ResponderExcluir
  10. Rosaria,

    Pelo jeito a cor turquesa te contagiou também, hein?
    Ficou uma graça sua placa! O PAP não deixou dúvida.
    E os seus vasos floridos estão lindos demais!

    Tenha um lindo domingo!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  11. Rosaria, vc é a flor mais delicada desse jardim, que arte linda!!! Amei amei e amei. Beijos querida, estava com saudades =*

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,

    Menina, você é uma verdadeira artista!!! vc arrasa em tudo que faz, parabéns!!! A plaquinha ficou show!
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  13. Gostei da sua placa. Afinal errar o local das letras foi bem proveitoso.Improvisou e ficou melhor ainda!!bjs

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus...caí de costas...eu simplesmente amei, essa plaquinha ficou MARAVILHOSA...as cores se combinaram perfeitamente...Parabéns

    ResponderExcluir
  15. Rosária,
    Amei conhecer o seu Blog. Além de ser uma artista perfeita, tem muito bom gosto e senso de humor! Parabéns garota.

    ResponderExcluir
  16. Você é a melhor artesã que encontrei na rede!!! Parabéns!!

    Vanessa

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...