domingo, 24 de junho de 2012

JANELA VELHA

Oi amiguinhas do blog, hoje eu vim postar p vcs a minha janela, estas janelas eu e meu marido {DIVINO} pegamos em um lixo em São Gonçalo, no dia o pobre do carro veio cheio, e detalhe, tivemos q dar duas viagens. Por que? Ora, quando cheguei em casa fiquei com pena de ter deixado duas pra traz ,tinha até portas mas teria que ter uma kombi né.Tudo bem fico só com quatro. Aí eu resolvi coloca-las no muro.


Olhem o detalhe do marimbondo voando perto da plantinha, a natureza agradece, nesta parede do muro bate muito sol e a parede esquenta muito e toda planta aqui não resiste, aí eu tive que colocar estas suculentas, só elas resistem aqui, porque esta flor vermelha  que esta no vasinho eu já tirei porque ela não estava aguentando o sol.

Mas eu estava decidida a pintá-las de azul, porque na Provence todas as janelas são azuis.Tá bom ! Aqui não é a Provence, mas fazer o que né?



Meu Divino conseguiu uma trepadeira que não suja o quintal e da uma florzinha pequenina, muito delicada , plantamos no chão do jardim ao lado e guiamos para a janela.

Olhe a trepadeira já chegou na janela .

 As suculentas  { Stapelia Hirsuta }

Eu passei uma guia de arame em torno da janela para a trepadeira, e ainda fiz este coração, quando ela chegar aí, eu guio ela até o coração, vai ficar linda se ela aguentar o verão,tomara que sim.

Detalhe o meio da janela eu deixei como estava, é Shabby.


Ipomoea Quamoclit -Trepadeira Esqueleto.

A florzinha é minuscula,e as folhinhas, não sujam nada.


  • Nome Científico: Ipomoea quamoclit
  • Sinonímia: Quamoclit pennata, Quamoclit quamoclit, Quamoclit vulgaris, Ipomoea cyamoclita
  • Nome Popular: Esqueleto, corriola, campainha, boa-tarde, campainha-vermelha, cardeal, cipó-esqueleto, corda-de-viola, flor-de-cardeal, primavera, primavera-grande, prímula
  • Família: Convolvulaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América Central e América do Sul
  • Ciclo de Vida: Anual
O esqueleto é uma trepadeira delicada e anual, que chama a atenção pelo vivo vermelho de suas flores. Suas folhas são bem diferentes de outras ipoméias. Elas apresentam a forma de pena, são verde-claras e profundamente lobadas com segmentos afilados. O caule é herbáceo, volúvel, ascendente e ramificado. As flores são pequenas, tubulares, com abertura em forma de estrela de cinco pontas e coloração vermelho escarlate, com anteras brancas. A floração ocorre no verão e outono. Ocorrem ainda variedades de flores róseas (pink) e brancas, raras em cultivo. Os frutos são cápsulas glabras, com grandes sementes marrom-avermelhadas.
Esta bela trepadeira é ótima para estruturas leves, como treliças, grades, arcos e pode ter usos provisórios já que é anual. Seu porte é pequeno, e durante seu ciclo ela pode atingir até 6 metros de comprimento. É uma espécie muito rústica e fácil de cultivar, apropriada para jardineiros iniciantes. Suas flores ainda atraem muitas borboletas e beija-flores. Devido a sua facilidade de propagação, a trepadeira esqueleto é considerada planta daninha em alguma situações.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima subtropical, florescendo mais abundantemente. Não tolerante a geadas. Tolera a estiagem, desde que não seja muito prolongada. Multiplica-se facilmente por sementes plantadas no início da primavera. As sementes germinam em cerca de 4 dias.
Autor: Raquel Patro
Conteúdo sob Licença Creative Commons
Restrições de Uso do texto e imagens

{texto extraido Aqui

O canto do jardim.
Esta é a suculenta { Stapelia Hirsuta }com flor, esta é a mãe de todas, está plantada no vaso maior que fica no chão.
Esta mancha que está aparecendo na flor é a luz do sol que atravessa a flor.

Nome Científico: Stapelia hirsuta
Nome Popular: Flor-estrela, estapélia
Família: Asclepiadaceae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Apesar do aspecto, a flor-estrela não é uma cactácea. Seus ramos são projeções verdes e suculentas, como dedos, que apresentam quatro faces e uma linha serrilhada nos ângulos formados por estas faces. Os botões florais são de coloração verde-clara e apresentam a forma piramidal.
Quando abertos revelam flores magníficas, grandes, vermelhas e em forma de estrela, com o centro e os bordos muito peludos.
No entanto estas flores exalam odor desagradável que atrai as moscas, seus polinizadores, e os besouros.
A floração se estende do final do verão ao outono.
A flor-estrela é uma planta ideal para jardins-de-pedra, combinada com outras suculentas e cactos. Pode ser plantada em vasos e jardineiras também.
Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, leve, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera a sombra parcial e o frio subtropical. Em países de clima temperado necessita passar o inverno rigoroso em casas de vegetação.
O replantio bianual dá novo vigor à planta.
Multiplica-se por sementes, divisão da touceira e por estaquia das hastes suculentas.
Autor: Raquel Patro
Texto extraído Aqui


Agora fiquem com esta bela imagem deste azul infinito. Fiquem com Deus.
DEIXE UM COMENTÀRIO, QUERO SABER SE VOCÊ GOSTOU,BJK

18 comentários:

  1. Gostei muito do resultado!
    Lixo de uns, tesouro de outros (e ás vezes, vergonha de alguns). Eu também não tenho vergonha de trazer coisas interessantes do lixo :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosária,
    Agradecendo a sua visitinha no Blog,já estou te seguindo!
    Olha adorei passear por aqui,aqui conheci o Jardim de Lavandas em Gramado<acredita que não conheço,nem nunca ouvi falar dele?
    Passei minha lua de mel em Gramado(2004),e agora fui em dez 2011,fomos ao Natal Luz com as meninas, é MARAVILHOSO!!!!
    Não conheci o Jardim das Lavandas,mas na Pousada onde fiquei havia muiiiitas,lá elas ficam no meio do mato também!!!
    Rosaria,se pode ver em meu blog,moro em Rio das Ostras,mas sou de São Gonçalo,sempre estou aí...meus pais moram no Paraíso!
    Bjs e boa semana!
    Leska

    ResponderExcluir
  3. Rosaria que lindo ficou a janela e os vasinhos, muito delicado e aconchegante.
    Não existe lixo, tudo nesta vida se transforma e vc realizou um belo trabalho no seu jardim. Parabéns pelo lindo trabalho e pelo marido:)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Que jardim fofinho !!Amo suculentas , mas não tenho nenhuma dessas que você postou , as minhas são daquelas mais comuns , qualquer dia faço um post delas..Mas tem uma que está quase morrendo , não sei por que ..
    Penso em fazer um jardim em minha varanda para colocá-las lá , mas tbm pega sol o dia todo , tenho medo de não resistir, pois o sol daqui é de rachar ...
    Bjim!

    ResponderExcluir
  5. SEU JARDIM É LINDO! FIZ UM DE INVERNO, SÓ QUÊ AQUI NO RN, CHAMA-SE "ÁREA-DE-SOL" PORQUE "INVERNO" É DIFÍCIO POR AQUI.FIZ O MEU COBERTO COM TELHA TRANSPARENTE COM UMA ABERTURA PRA ENTRAR VENTILAÇÃO O CALOR É DE MATAR, AINDA NÃO COLOQUEI PLANTAS POIS FALTA TERMINAR OS ACABAMENTOS, NEM SEI AINDA QUE PLANTAS COLOCAR, "NÃO ENTENDO NADA SOBRE PLANTAS" TODAS QUE JÁ TIVE MORRERAM, DEPOIS LHE PEÇO ALGUMAS DICAS OK? BEIJOS E BOA NOITE.

    ResponderExcluir
  6. Menina, vc é uma artista, como uma pessoa pega uma janela velha e faz coisas tão lindas? Tb adoro o estilo shabby chiq, moro na Inglaterra e fale-se muito sobre isso por aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Rosa! Fiquei muito feliz por você ter gostado do meu blog e me seguido. Adorei o seu também, pois és muito criativa e gostei muito da customização da janela antiga, adoooro reformar objetos que geralmente as pessoas jogam fora.
    As suas fotos da Casa Cláudia estão lindas, também amo o estilo provençal. Parabéns amiga!

    ResponderExcluir
  8. Rosaria,lindo seu jardim, adorei as janelas no muro.
    Parabéns pelo blog.
    Besitos

    ResponderExcluir
  9. Rosa fiquei encantada com suas janelas....
    tb amo tudo isso.... tenho algumas janelas
    e estou pensando em renova-las


    bjs com carinho Edna

    ResponderExcluir
  10. Menina! Coisa mais linda! Adorei tuas janelas! Ficaram charmosas demais! Tão bom sentar num cantinho que tem a nossa cara, né? Saudades de ti! Beijinho, e uma semana bem abençoada!

    ResponderExcluir
  11. Rosária fiquei tão feliz de conhecer teu blog, obrigada pela participação no meu, ameiiiii demais teu jardim, as janelas, os vasinhos, a trepadeira, fiquei maravilhada com o capricho e parceria do DIVINO, é tudo de bom parabéns, seja bem vinda no meu cantinho. bjos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Rosária tudo bem? Parabéns pelo blog, um cantinho bem gostoso de visitar, muito alegre adorei! Obrigada pelos comentários lá no blog, fico muito feliz que tenha gostado das dicas, qualquer sugestão é só dar um tok, seja bem vinda sempre e sucesso pra ti! Bjão

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus mais que janelada é essa??? Eu simplesmente babei tudo aqui...temos o gosto muito parecido Rosaria, ainda não consegui achar janelas assim por aqui, mas suculentas tenho várias. Beijo grande menina!
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Rosária, li sobre seu blog na revista casa claudia. Estou achando ele muito interessante, com ótimas ideias.Suas janelas estão lindas.Tenho uma a anos mas fiz dela um espelho. Vou continuar apassear pelo seu blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. A ideia das suculentas na janela antiga foi muito legal, vou copiar!

    ResponderExcluir
  16. É pra humilhar, é??? Ficou só com 4 e eu aqui sem nenhuma, rs. Ficaram simplesmente lindas, a cor escolhida pra pintura, os detalhes, o desgastadinho shabby, as suculentas.. perfeito, adorei, bjs.

    ResponderExcluir
  17. Mas que jardim é esse??? Que coisa mais linda!!!
    Quanto capricho, quanto bom gosto! Adoro seu estilo!
    Envelhecido, coisa e tal...
    Tô encantada!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  18. Amei!!! e acho que vou copiar um pouco da sua janela antiga amiga, estava mesmo procurando uma ideia nova minha cabeça hoje esta meio cansadinha rsrs, linda a flor... bjs.

    ResponderExcluir

OI , O QUE VOCÊ ACHOU? ME DEIXE UM COMENTÁRIO. SE FOR UMA PERGUNTA RESPONDEREI NO SEU BLOG OU EMAIL, SE VOCÊ ESTIVER COMO ANONIMO RESPONDO AQUI NO POST OK?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...